Questões de Evasão Escolar: causas e conseqüências (Pedagogia)

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A educação especial, enquanto modalidade de ensino, tem por objetivo o desenvolvimento de práticas e estratégias pedagógicas voltadas para os alunos com:
I. Necessidades educacionais especiais.
II. Dificuldades de aprendizagem.
III. Problemas de evasão escolar.
Quais estão INCORRETAS?

  • A Apenas I.
  • B Apenas I e II.
  • C Apenas I e III.
  • D Apenas II e III.
  • E I, II e III.

A análise de dados é uma prática necessária para subsidiar a tomada de decisões pedagógicas nas escolas. O BI Aprendizagem, ferramenta disponibilizada pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED-PR), permite às equipes escolares acompanhar em indicadores de rendimento escolar, como desempenho acadêmico, frequência, taxas de aprovação, reprovação e abandono. A partir dessa análise, cabe à gestão e aos professores realizarem um replanejamento que promove a melhoria da aprendizagem e o combate à evasão. Considere a tabela a seguir, gerado pelo BI Aprendizagem:

Tabela hipotética: distribuição do rendimento escolar por série (9º ano do Ensino Fundamental)


Com base nos dados apresentados e, ainda, considerando os objetivos do replanejamento pedagógico apoiado pelo BI Aprendizagem, analise as afirmativas a seguir.

I. O aumento no percentual de aprovados de 2022 para 2023 demonstra que as estratégias pedagógicas foram eficazes e que não há necessidade de novas intervenções, apesar do aumento do abandono escolar.
II. A redução nas taxas de reprovação sugere avanços no acompanhamento pedagógico, mas o aumento no abandono escolar aponta para a necessidade de ações complementares voltadas ao engajamento e à permanência dos estudantes.
III. O abandono escolar em 2023 evidencia que o principal fator de dificuldade no rendimento é a falta de replanejamento focado em recuperação paralela e reforço escolar.
IV. Apesar do aumento na taxa de aprovação, a elevação do abandono escolar indica um desafio em garantir não apenas a permanência dos alunos, mas também estratégias de recuperação e acolhimento para evitar que dificuldades de aprendizagem resultem em evasão.
V. O BI Aprendizagem deve ser utilizado prioritariamente para reavaliar os critérios de avaliação e reprovação, pois as altas taxas de reprovação são o principal motivo do abandono escolar.

Está correto o que se afirma em

  • A I, II, III, IV e V.
  • B II e IV, apenas.
  • C III e V, apenas.
  • D I, II, III, apenas.

As relações interpessoais na escola são fundamentais para o desenvolvimento de um ambiente de aprendizagem saudável. O contato frequente entre o corpo técnico, administrativo e docente contribui para a melhoria do ambiente escolar e o sucesso dos alunos. Acerca do assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.



(__) O contato entre os diferentes membros da escola deve ser limitado e restrito a situações formais, sem promover interação constante.


(__) A colaboração entre professores, funcionários administrativos e técnicos favorece a criação de um ambiente colaborativo e integrado.


(__) O trabalho em equipe entre o corpo docente e administrativo é essencial para o sucesso das estratégias pedagógicas e gestão escolar.



A sequência está correta em:

  • A V, V, V.
  • B F, V, V.
  • C V, F, F.
  • D F, F, V.

O acompanhamento pedagógico compreende o monitoramento realizado de forma diária, mensal e trimestral da evolução da frequência escolar e da aprendizagem, com a finalidade de apoiar, orientar e intervir nas práticas pedagógicas das instituições de ensino, redimensionando as ações em tempo hábil, para que todos os estudantes permaneçam na escola e desenvolvam suas aprendizagens cotidianas.
(SEED/Paraná, 2024.)

Sobre o acompanhamento pedagógico no Programa Parceiro da Escola, que busca o avanço da frequência escolar, assim como diminuir o abandono escolar e a evolução da aprendizagem escolar, assinale a afirmativa correta quanto às ações previstas.

  • A Intervenção na família pela rede de proteção à infância e à adolescência, pois as causas do abandono escolar são unicamente os problemas familiares.
  • B As aulas ministradas deverão ser planejadas antecipadamente e mediadas com o pedagogo utilizando metodologias que levam à memorização dos conteúdos.
  • C O acompanhamento da aprendizagem ocorrerá também por meio do planejamento das aulas, da observação de sala de aula e da análise dos instrumentos avaliativos.
  • D Deverá ser realizada a busca ativa mensal dos estudantes logo após a evidência de quatro faltas consecutivas, a fim de garantir acesso e permanência dos estudantes na instituição de ensino.

O abandono escolar se constitui em uma grave forma de violência contra a criança e o adolescente, cuja prevenção e combate compete aos mais diversos órgãos da Administração Pública e segmentos da sociedade, que, a partir da apuração de suas causas, deverão estabelecer estratégias de ação conjunta e coordenada, evitando a infrequência escolar e efetivando o direito ao acesso e permanência à educação em condições igualitárias. Para tanto, faz-se necessário ficar compreensível a todos os envolvidos nesse processo o significado das expressões “abandono” e “evasão” escolar, entendendo que cada uma delas implica em situações diferenciadas, que demandam ações estratégicas específicas. Sobre tais conceitos, considerando os encaminhamentos do MEC, acatados pelo estado do Paraná, os quais fundamentam o Programa de Combate ao Abandono Escolar, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Segundo o INEP, o conceito técnico de “abandono” refere-se à situação em que o estudante deixa a escola em um semestre, mas retorna dentro do mesmo ano letivo. Já a “evasão” é situação em que o estudante sai da escola e não volta mais para o sistema.
( ) Segundo o INEP, o conceito técnico de “abandono” refere-se à situação em que o estudante deixa a escola num ano, mas retorna no ano seguinte. Já a “evasão” é situação em que o estudante sai da escola e não volta mais para a mesma escola.
( ) A Secretaria de Estado da Educação do Paraná, além de assumir a concepção descrita pelo INEP, entende como abandono escolar a situação em que o estudante apresenta infrequência alternada, ou seja, abandona o processo escolar durante o ano letivo, com excessivo número de faltas, o que pode resultar em reprovação por frequência.
( ) A Secretaria de Estado da Educação do Paraná, além de assumir a concepção descrita pelo INEP, compreende como evasão a situação em que o estudante (ou seu responsável), não realizando a rematrícula para o ano seguinte, fica fora do sistema.

A sequência está correta em

  • A F, F, V, V.
  • B V, V, F, F.
  • C F, V, V, F.
  • D V, F, F, V.