Estudos apontam que a evasão e o abandono escolar no ensino fundamental e médio são multifatoriais, influenciados por aspectos econômicos, sociais e pedagógicos. Dados do Censo Escolar, INEP 2023, indicam que o Brasil ainda enfrenta dificuldades para garantir a universalização do ensino básico e a aprendizagem adequada de todos os estudantes. Nesse contexto, o principal fator que compromete a permanência dos alunos no ensino fundamental e médio no Brasil está relacionado a:
- A Organização curricular, que, ao priorizar uma formação generalista, impede que os estudantes desenvolvam competências específicas ao mercado de trabalho, aumentando as taxas de abandono.
- B Desigualdade no financiamento da educação básica entre estados e municípios, que limita a implementação de políticas eficazes de permanência especialmente nas regiões mais vulneráveis.
- C Flexibilização do currículo escolar, que reduz a carga horária das disciplinas tradicionais prejudicando a formação acadêmica, dificultando a progressão dos alunos na educação básica.
- D Priorização da formação por competências no ensino médio, que reduz o foco em disciplinas teóricas tradicionais, enfraquecendo a base acadêmica dos estudantes aumentando o desinteresse e a evasão escolar.