Questões de Atividade Física, Recreação e Lazer (Educação Física)

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O processo de iniciação esportiva é o período em que a criança inicia a prática regular e orientada de uma ou mais modalidades, cujo objetivo é o desenvolvimento integral da criança. A literatura aponta que é desejável que sejam ofertadas práticas esportivas na infância de modo diversificado e de longo prazo (Vieira et al, 2023). Os autores apresentam três possíveis carreiras esportivas, a saber:

  • A 1- práticas variadas na iniciação e continuidade em participações recreativas ao longo da vida (participação esportiva como conteúdo de lazer); 2- práticas variadas com processo de especialização esportiva após a puberdade, visando à participação no alto rendimento ou lazer; 3- especialização esportiva precoce
  • B 1- práticas variadas na iniciação e continuidade em participações recreativas ao longo da vida (participação esportiva como conteúdo de lazer); 2- ensino das modalidades coletivas visando processo de especialização esportiva após a puberdade, foco na participação no alto rendimento; 3- especialização esportiva precoce.
  • C 1- práticas variadas na iniciação e seleção dos talentos esportivos para participações competitivas (participação esportiva como conteúdo competitivo); 2- práticas variadas com processo de especialização esportiva após a puberdade, visando à participação no alto rendimento ou lazer; 3- especialização esportiva precoce.
  • D 1- práticas variadas na iniciação e continuidade em participações recreativas ao longo da vida (participação esportiva como conteúdo de lazer); 2- práticas variadas com processo de especialização esportiva após a puberdade, visando à participação no alto rendimento ou lazer; 3- especialização esportiva após os 16 anos.
  • E 1- práticas variadas na iniciação e continuidade em participações recreativas ao longo da vida (participação esportiva como conteúdo de lazer); 2- práticas variadas com foco no atletismo para especialização esportiva após a puberdade, visando à participação no alto rendimento; 3- especialização esportiva precoce.

O lazer desempenha um papel importante no bem-estar humano, contribuindo para a qualidade de vida e para o desenvolvimento social. Diferente do ócio, ele envolve ações que estimulam o indivíduo tanto biologicamente quanto psicologicamente. As atividades de lazer podem incluir práticas esportivas, jogos, leitura, contemplação da natureza e outras formas de entretenimento. Além disso, o lazer está relacionado a momentos não remunerados e ao tempo livre do trabalho, promovendo satisfação e realização pessoal.
Com base nessas informações, assinale a alternativa correta:

  • A O lazer é caracterizado pela inatividade e pela ausência de qualquer estímulo físico ou mental.
  • B Apenas atividades esportivas e jogos podem ser consideradas lazer.
  • C O lazer sempre envolve uma forma de remuneração para ser considerado válido.
  • D As atividades de lazer podem incluir tanto práticas esportivas quanto ações culturais e recreativas.
  • E O lazer e o ócio são sinônimos e representam a mesma ideia de tempo livre.

A implementação de projetos de recreação e lazer na Educação Física pode ir além de atividades pontuais. Qual opção expressa tal perspectiva?

  • A Integrar dinâmicas lúdicas contínuas, onde a criatividade e o protagonismo do aluno fomentem sociabilidade e espírito cooperativo.
  • B Reservar a recreação apenas para fins de semestre, sem metas pedagógicas.
  • C Focar somente em práticas de jogos virtuais, deixando de lado a interação presencial.
  • D Exigir padrão competitivo em qualquer jogo recreativo, transformando lazer em disputa de alto rendimento.

Práticas corporais de caráter físico-esportivo costumam fazer parte das vivências de lazer das pessoas. Em relação a essas práticas, Marcellino (2013) se apoia em Betti, o qual afirma que

  • A o lazer educa as pessoas que praticam ativamente o esporte, mas não as que assistem a ele.
  • B o valor pedagógico existe tanto em assistir ao esporte como em praticá-lo como lazer.
  • C o sujeito não usufrui do valor pedagógico do esporte, mesmo que a escola o forme enquanto espectador crítico.
  • D os alunos deveriam ser desencorajados a ser espectadores do esporte nas horas de lazer.
  • E as práticas de atividade física têm valor educativo, mas não as esportivas, devido à competição.

A Educação Física, enquanto área do conhecimento e prática pedagógica, dialoga intrinsicamente com o lazer, compartilhando objetivos e valores. Considerando as dimensões filosóficas, antropológicas e sociais que permeiam essa relação, assinale a alternativa correta.

  • A A Educação Física, ao promover a saúde e o bem-estar, distancia-se do lazer, que se concentra na busca por prazer e diversão, sem objetivos pedagógicos específicos.
  • B A dimensão antropológica do lazer nos permite compreender como as práticas corporais são influenciadas por fatores culturais e históricos, moldando as experiências de lazer em diferentes sociedades.
  • C O lazer, por ser uma atividade individual e desestruturada, não se relaciona com a Educação Física, que se concentra no desenvolvimento de habilidades motoras e esportivas.
  • D A Educação Física e o lazer, apesar de possuírem interfaces, são campos distintos, com a Educação Física focada no desenvolvimento de habilidades motoras e o lazer na liberdade de escolha e na busca por prazer.
  • E A dimensão filosófica do lazer nos convida a refletir sobre o papel do corpo e do movimento na construção da identidade individual e social, desconsiderando a importância da ética e da justiça social no acesso ao lazer.