Questões de Atividade Física, Recreação e Lazer (Educação Física)

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Um experiente professor de Educação Física foi designado para organizar um evento esportivo e recreativo em uma comunidade local. O evento deve ser inclusivo, promovendo a participação de pessoas de todas as idades e habilidades. Qual das seguintes opções representa a melhor abordagem para planejar e organizar este evento?  
  • A Incluir uma variedade de atividades, como esportes adaptados, jogos recreativos e oficinas culturais, para garantir a inclusividade.
  • B Focar exclusivamente em esportes competitivos para atrair um público amplo e patrocinadores.
  • C Priorizar atividades de alto impacto e de aventura para estimular o desafio e a excitação entre os participantes.
  • D Limitar o evento a atividades indoor, como jogos de tabuleiro e e-sports, para garantir a segurança dos participantes.
  • E Organizar o evento em torno de um único esporte, como futebol, para simplificar a logística e o planejamento.
Considere os benefícios das práticas de ginástica, caminhada e yoga para adultos e idosos e avalie o seguinte cenário: Você está planejando um programa de atividades físicas para um grupo de idosos com idades variando entre 65 e 75 anos. O objetivo é promover a saúde cardiovascular, a flexibilidade, o equilíbrio e a força muscular. Qual das seguintes combinações de atividades é a mais apropriada para atingir esses objetivos? 
  • A Ginástica aeróbica de alta intensidade, caminhada rápida e yoga Ashtanga.
  • B Ginástica de baixo impacto, caminhada em terreno plano e yoga Hatha.
  • C Ginástica com uso de pesos, caminhada em terreno acidentado e yoga Vinyasa.
  • D Ginástica calistênica, caminhada em esteira e yoga Kundalini.
  • E Ginástica rítmica, caminhada nórdica e yoga Iyengar.
Em um curso de Educação Física, um professor planeja introduzir uma unidade sobre o ensino de lutas. O objetivo é promover não só o desenvolvimento de habilidades físicas, mas também valores como respeito, disciplina e autocontrole. Considerando as diversas abordagens no ensino de lutas, qual das seguintes estratégias seria mais apropriada para atingir estes objetivos em uma turma com diversidade de habilidades e interesses? 
  • A Introdução de uma variedade de práticas de luta, incluindo capoeira e taekwondo, para abordar tanto aspectos culturais quanto técnicos.
  • B Implementação de um programa baseado em lutas de contato completo, como boxe e kickboxing, para desenvolver intensamente as habilidades físicas.
  • C Foco exclusivo em artes marciais orientais, como judô e karatê, devido à sua ênfase tradicional em disciplina e respeito.
  • D Uso de simulações de combate e competições internas para incentivar a competitividade e o aprimoramento técnico.
  • E Aplicação de técnicas de luta sem contato, focando em movimentos coreografados e exercícios de simulação para garantir a segurança dos alunos.

Leia o texto a seguir.

Um jogo de duas equipes, por exemplo "queimada", envolve a situação imaginária de uma guerra onde uma equipe "extermina" a outra com "tiros" de bola. O imaginário da "guerra" vai sendo escondido pelas regras, cada vez mais complexas, às quais os jogadores devem prestar o máximo de atenção. Por esse motivo, é conveniente promover, junto aos alunos, discussões sobre as situações de violência que o jogo cria e as consequentes regras para seu controle. Dessa forma, os alunos poderão perceber, por exemplo, que um jogo como a "queimada" é discriminatório, uma vez que os mais fracos são eliminados (queimados) mais rapidamente, perdendo a chance de jogar. Isso não significa não jogar "queimada", senão mudar suas regras para impedir a sobrepujança da competição sobre o lúdico. Quanto mais rígidas são as regras dos jogos, maior é a exigência de atenção da criança e de regulação da sua própria atividade, tomando o jogo tenso. Todavia, é fundamental o desenvolvimento das regras na escola, porque isso permite à criança a percepção da passagem do jogo para o trabalho.

SOARES, C. L. et al. Metodologia do Ensino da Educação Física. Ed. Cortez, São Paulo, 1992, p. 45. 


Ao elaborar um programa de ensino de jogos, Soares et. al. (1992), definem que os conteúdos sejam selecionados considerando

  • A a memória lúdica da comunidade em que o aluno vive e conhecimento dos jogos de diversas regiões do Brasil e de outros países.
  • B as possibilidades de progressão do jogo para o esporte, numa organização curricular de ciclos, do mais simples ao mais complexo. 
  • C o compêndio historiográfico e catalográfico do mapa dos jogos brasileiros presente nas diretrizes e na BNCC como normatização.
  • D as escolhas e opções dos estudantes, a síntese e passagem do aluno concreto ao aluno abstrato, e a definição de tempo e espaço.
Escolha a combinação correta para preencher as lacunas:

Na área de Lazer e Recreação, é fundamental entender que o lazer não é apenas um tempo ________ (1), mas também um espaço para o desenvolvimento ________ (2). Esta perspectiva ampla do lazer envolve tanto atividades estruturadas quanto não estruturadas, e deve ser considerada na criação de programas recreativos: 
  • A (1) livre – (2) físico.
  • B (1) ocioso – (2) social.
  • C (1) produtivo – (2) intelectual. 
  • D (1) limitado – (2) emocional.
  • E (1) espontâneo – (2) pessoal.