Os conteúdos de ensino são o conjunto de conhecimentos, habilidades, hábitos, modos valorativos e atitudinais de atuação social, organizados pedagógica e didaticamente, tendo em vista a assimilação ativa e a aplicação pelos alunos na sua prática de vida. Dessa forma, quando se refere a conteúdos, está-se englobando conceitos, ideias, fatos, processos, princípios, leis científicas, regras, habilidades cognitivas, modos de atividade, métodos de compreensão e aplicação, hábitos de estudos, de trabalho, de lazer e de convivência social, valores, convicções e atitudes. Assim, a dimensão procedimental de conteúdo pode ser exemplificada no
- A conhecer as transformações pelas quais passou a sociedade em relação aos hábitos de vida e relacioná-las às necessidades atuais de atividade física.
- B vivenciar e adquirir alguns fundamentos básicos dos esportes, danças, ginásticas, lutas, capoeira; por exemplo, praticar a ginga e a roda da capoeira.
- C conhecer os modos corretos da execução de vários exercícios e práticas corporais cotidianas, tais como levantar um objeto do chão, sentar-se à frente do computador etc.
- D reconhecer e valorizar atitudes não preconceituosas quanto aos níveis de habilidade, sexo, religião e outras.
- E respeitar os adversários, os amigos, os colegas e resolver os problemas com atitudes de diálogo e não violência.