Questões de Ginástica (Educação Física)

Limpar Busca

A Ginástica Artística (GA) é uma prática tradicional, um esporte olímpico. Segundo Nunomura et al. (2016), há distinções entre as provas masculinas e femininas da GA. Existem aparelhos que ambos os sexos utilizam, mas existem aparelhos, na competição de alto rendimento, específicos ao sexo. Sobre a GA masculina, é correto afirmar:

  • A É praticada em quatro aparelhos: mesa de salto, barras paralelas assimétricas, trave de equilíbrio e solo (com acompanhamento musical).
  • B É praticada em seis aparelhos: solo (sem acompanhamento musical), cavalo com arções, argolas, mesa de salto, barras paralelas simétricas e barra fixa.
  • C É praticada em quatro aparelhos: mesa de salto, barras paralelas assimétricas, argolas e solo (com acompanhamento musical).
  • D É praticada em seis aparelhos: solo (com acompanhamento musical), cavalo com arções, argolas, mesa de salto, barras paralelas assimétricas e barra fixa.
  • E É praticada em quatro aparelhos: mesa de salto, barras paralelas simétricas, barra fixa e solo (sem acompanhamento musical).

Nunomura (2016) apresenta os fundamentos da ginástica artística, e revela que há na literatura material satisfatório sobre esse tema. A autora destaca que a sua referência para as atividades de ensino serão os fundamentos propostos por Russel e Kinsman (1986), da Confederação Canadense de Ginástica. No texto, é apresentada uma síntese dos fundamentos, propostos por tais autores. São seis fundamentos que apresentam seus tipos e princípios mecânicos. Quais são os seis fundamentos?

  • A Aterrissagens, equilíbrios, posições estáticas, rotações, saltos e balanços.
  • B Aterrissagens, deslocamentos, posições estáticas, rotações, saltos e equilíbrios.
  • C Aterrissagens, deslocamentos, posições estáticas, rotações, saltos e balanços.
  • D Aterrissagens, apoios, posições estáticas, rotações, saltos e balanços.
  • E Aterrissagens, deslocamentos, posições dinâmicas, rotações, saltos e balanços.

O ensino da ginástica rítmica na escola pode conciliar elementos artísticos e a base técnica. Assinale a opção CORRETA.

  • A A ginástica rítmica não admite variações pedagógicas, adotando apenas séries oficiais de alta complexidade.
  • B Explorar manuseio lúdico dos aparelhos (arco, bola, fita) em progressão e associar expressividade corporal e criatividade.
  • C Iniciar diretamente com séries competitivas, ignorando fundamentos de coordenação ou ritmo.
  • D O treinamento deve ser focado unicamente na estética, prescindindo de princípios educativos.

Os conteúdos de ensino são o conjunto de conhecimentos, habilidades, hábitos, modos valorativos e atitudinais de atuação social, organizados pedagógica e didaticamente, tendo em vista a assimilação ativa e a aplicação pelos alunos na sua prática de vida. Dessa forma, quando se refere a conteúdos, está-se englobando conceitos, ideias, fatos, processos, princípios, leis científicas, regras, habilidades cognitivas, modos de atividade, métodos de compreensão e aplicação, hábitos de estudos, de trabalho, de lazer e de convivência social, valores, convicções e atitudes. Assim, a dimensão procedimental de conteúdo pode ser exemplificada no

  • A conhecer as transformações pelas quais passou a sociedade em relação aos hábitos de vida e relacioná-las às necessidades atuais de atividade física.
  • B vivenciar e adquirir alguns fundamentos básicos dos esportes, danças, ginásticas, lutas, capoeira; por exemplo, praticar a ginga e a roda da capoeira.
  • C conhecer os modos corretos da execução de vários exercícios e práticas corporais cotidianas, tais como levantar um objeto do chão, sentar-se à frente do computador etc.
  • D reconhecer e valorizar atitudes não preconceituosas quanto aos níveis de habilidade, sexo, religião e outras.
  • E respeitar os adversários, os amigos, os colegas e resolver os problemas com atitudes de diálogo e não violência.

Os conteúdos de ensino são o conjunto de conhecimentos, habilidades, hábitos, modos valorativos e atitudinais de atuação social, organizados pedagógica e didaticamente, tendo em vista a assimilação ativa e a aplicação pelos alunos na sua prática de vida. Dessa forma, quando se refere a conteúdos, está-se englobando conceitos, ideias, fatos, processos, princípios, leis científicas, regras, habilidades cognitivas, modos de atividade, métodos de compreensão e aplicação, hábitos de estudos, de trabalho, de lazer e de convivência social, valores, convicções e atitudes. Assim, a dimensão procedimental de conteúdo pode ser exemplificada no

  • A conhecer as transformações pelas quais passou a sociedade em relação aos hábitos de vida e relacioná-las às necessidades atuais de atividade física.
  • B vivenciar e adquirir alguns fundamentos básicos dos esportes, danças, ginásticas, lutas, capoeira; por exemplo, praticar a ginga e a roda da capoeira.
  • C conhecer os modos corretos da execução de vários exercícios e práticas corporais cotidianas, tais como levantar um objeto do chão, sentar-se à frente do computador etc.
  • D reconhecer e valorizar atitudes não preconceituosas quanto aos níveis de habilidade, sexo, religião e outras.
  • E respeitar os adversários, os amigos, os colegas e resolver os problemas com atitudes de diálogo e não violência.