Questões de Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica (Pedagogia)

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De acordo com a Resolução nº 5, de 17 de dezembro de 2009, que fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, marque a opção CORRETA sobre CURRÍCULO para a primeira etapa da educação básica.

  • A O currículo da Educação Infantil é concebido de poucas práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico, de modo a promover o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 8 anos de idade.
  • B O currículo da Educação Infantil é concebido como um conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico, de modo a promover o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 5 anos de idade.
  • C O currículo da Educação Infantil é concebido como um conjunto de conteúdos que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico, de modo a promover o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 6 anos de idade.
  • D O currículo da Educação Infantil é concebido como um conjunto de algumas práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico, de modo a promover o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 7 anos de idade.

De acordo com a Resolução nº 5, de 17 de dezembro de 2009, que fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, as propostas pedagógicas da Educação Infantil deverão considerar:

  • A a criança como centro do planejamento escolar.
  • B as datas comemorativas como centro do planejamento escolar.
  • C um amontoado de atividades como centro do planejamento escolar.
  • D os interesses das professoras como centro do planejamento escolar.

Marque o item CORRETO quanto aos dois eixos norteadores das práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da Educação Infantil.

  • A Ludicidade e brincadeira.
  • B Interações e brincadeira.
  • C Segurança e autonomia.
  • D Interações e conteúdos.

De acordo com a Resolução nº 5, de 17 de dezembro de 2009, que fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, a proposta pedagógica das instituições de Educação Infantil deve ter como objetivo (Artigo 8º):

  • A em alguns momentos da rotina, possibilitar à criança acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens, assim como o direito à proteção, à saúde, à liberdade, à confiança, ao respeito, à dignidade, à brincadeira, à convivência e à interação com outras crianças.
  • B duas vezes por semana, garantir à criança acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens, assim como o direito à proteção, à saúde, à liberdade, à confiança, ao respeito, à dignidade, à brincadeira, à convivência e à interação com outras crianças.
  • C garantir à criança acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens, assim como o direito à proteção, à saúde, à liberdade, à confiança, ao respeito, à dignidade, à brincadeira, à convivência e à interação com outras crianças.
  • D garantir à criança acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens, sem levar em consideração o direito à proteção, à saúde, à liberdade, à confiança, ao respeito, à dignidade, à brincadeira, à convivência e à interação com outras crianças.

Em relação à proposta curricular da instituição de Educação Infantil, podemos afirmar que:

  • A as crianças devem vivenciar experiências coletivas e individuais. Além disso, é importante que as experiências propiciem o envolvimento das crianças com o meio ambiente.
  • B as experiências vivenciadas pelas crianças devem ser rígidas. Ou seja, não podem ser flexíveis às situações que surgem ao longo do percurso.
  • C as diferentes linguagens e formas de expressão não devem caracterizar as vivências e experiências das crianças na Educação Infantil.
  • D as brincadeiras não devem compor o cotidiano das crianças. Assim, é importante que elas possam apenas desenvolver atividades para aprender a ler e escrever.