Questões de Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica (Pedagogia)

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As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de nove anos estabelecem princípios que visam garantir o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano. Em relação aos princípios orientadores que fundamentam a prática pedagógica no Ensino Fundamental, marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas.

(_)Valorização das diferenças culturais, étnico-raciais, religiosas, linguísticas, de gênero, de orientação sexual e de condições físicas ou cognitivas, garantindo igualdade de oportunidades.
(_)Organização do ensino de modo a priorizar o rendimento individual do estudante, baseando-se na mensuração objetiva de resultados acadêmicos.
(_)Promoção de experiências de aprendizagem significativas, articuladas ao cotidiano dos estudantes, favorecendo a reflexão crítica e a construção compartilhada do conhecimento.
(_)Padronização de estratégias metodológicas em todas as disciplinas contribuindo para assegurar a isonomia no processo de ensino-aprendizagem.
(_)Integração, em seus conteúdos, de temas contemporâneos relevantes que impactam a vida humana em níveis global, regional, local e individual.

A sequência CORRETA de cima para baixo é:

  • A F – V – V – V – V.
  • B V – F – V – F – V.
  • C V – V – V – F – F.
  • D V – V – F – V – V.

De quem é a responsabilidade pela formulação das Diretrizes Curriculares da Educação Básica?

  • A Conselho Nacional de Educação
  • B Secretaria Municipal de Educação
  • C Secretaria Estadual de Educação
  • D Fóruns Educacionais
  • E Conselho Local de Educação

De acordo com o artigo 22 da LDB, “a educação básica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores”. Nesse sentido, como são consideradas a alfabetização plena e a formação de leitores?

  • A Objetivos secundários da educação básica
  • B Objetivos precípuos da educação básica
  • C Objetivos informais da educação básica
  • D Objetivos dispensáveis da educação básica
  • E Objetivos inferiores da educação básica

Uma professora da Educação Infantil percebe que algumas crianças apresentam dificuldades em interagir socialmente e expressar seus sentimentos. Para compreender melhor esse desenvolvimento, ela decide acompanhar a evolução dos alunos ao longo do ano. De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, a avaliação deve:

  • A Aplicar provas escritas e atribuir notas aos alunos para verificar seu desempenho individual.
  • B Ter um caráter seletivo, determinando quais crianças podem avançar para a etapa seguinte.
  • C Utilizar critérios rígidos para classificar os alunos conforme seu nível de aprendizagem.
  • D Ser contínua e baseada na observação do desenvolvimento integral da criança, sem caráter classificatório.

A Educação Infantil é uma etapa fundamental no desenvolvimento das crianças, e suas diretrizes são essenciais para garantir uma formação de qualidade.
Com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil, analise as alternativas a seguir e assinale a que apresenta corretamente os princípios éticos que devem ser valorizados neste nível de ensino.

  • A Valorização da competitividade, do individualismo, do consumismo e do sucesso pessoal.
  • B Valorização da obediência, da conformidade, da tradição e da homogeneidade cultural.
  • C Valorização da performance acadêmica, do desenvolvimento de habilidades específicas e da instrução formal precoce
  • D Valorização da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades.