Questões de Classificação de Documentos (Arquivologia)

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Em um diagnóstico sobre a condição dos arquivos correntes, o secretário escolar percebe diferentes formatos documentais e inúmeras duplicações. O procedimento adequado para organização e preservação, considerando o ciclo de vida dos documentos, é:

  • A Interromper a tramitação dos documentos recebidos, registrando somente aqueles que o gestor determina relevantes.
  • B Promover classificação minuciosa por tipo documental e estabelecer procedimentos para migração segura do suporte físico ao digital, considerando prazos de guarda.
  • C Vincular todo o acervo a um único índice alfabético, alocando fichas e registros independentemente da distinção de procedência.
  • D Vincular todo o acervo a um único índice alfabético, alocando fichas e registros independentemente da distinção de procedência.

O Secretário Escolar realiza um diagnóstico do arquivo corrente e identifica grande volume de correspondências oficiais e formulários de rematrícula que se misturam às circulares pedagógicas. Para separar os documentos de forma a refletir a origem, a funcionalidade e a temporalidade de cada tipo, é preciso:

  • A Estabelecer séries distintas para ofícios e avisos, matrículas e comunicados internos, vinculando cada grupo a códigos hierárquicos e datas de produção.
  • B Unificar todos os documentos em uma série geral, rotulando as pastas pelo mês de criação, sem delimitação de categorias ou tipos.
  • C Direcionar os formulários e as circulares a um único grupo, mantendo códigos idênticos para documentos internos ou externos, e separar apenas as correspondências por tempo de guarda.
  • D Classificar as circulares pedagógicas junto às correspondências, adotando subpastas em intervalos anuais e realocando os formulários de matrícula em arquivos intermediários, sem registro de procedência ou função.

Em uma fábrica têxtil, o setor de arquivos implementou boas práticas para a gestão de documentos correntes e intermediários, garantindo eficiência no acesso e no armazenamento. Algumas atividades e princípios arquivísticos aplicados incluem:

• Classificação de documentos com base no plano de classificação;
• Avaliação dos prazos de guarda utilizando a tabela de temporalidade;
• Centralização de arquivos intermediários;
• Conservação de documentos de valor permanente no arquivo corrente.

Nesse contexto, é uma prática INADEQUADA:

  • A Manter os arquivos intermediários centralizados para otimizar a gestão e a economia.
  • B Preservar os documentos de valor permanente no arquivo corrente para facilitar o acesso frequente.
  • C Utilizar a tabela de temporalidade para determinar o prazo de guarda e destinação dos documentos.
  • D Classificar os documentos no momento de sua produção ou recebimento, com base no plano de classificação.
  • E Implementar práticas de avaliação e destinação de documentos na fase intermediária para assegurar conformidade legal.

Os documentos podem ter diversos tipos de valor. O valor secundário se refere à importância de um documento para outras pessoas ou instituições. Diante disso, assinalar a alternativa que indica um documento que NÃO possui valor secundário:

  • A Atos normativos.
  • B Acordos.
  • C Exposição de motivos.
  • D Indicadores econômicos.

“No arquivo de um hospital universitário, a gestão de documentos segue procedimentos definidos para garantir eficiência e economia. Essa gestão envolve três fases básicas, que são: (1) _____________, onde são gerados os documentos em decorrência das atividades do hospital; (2) _____________, que inclui atividades de protocolo, organização e arquivamento; e (3) _____________, na qual são analisados os documentos acumulados para determinar sua destinação, seja para guarda permanente ou eliminação. Para a execução dessas fases, é essencial utilizar instrumentos como _____________ e _____________.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

  • A utilização / avaliação / produção / guia de arquivos / inventário
  • B produção / arquivamento / destinação / plano de acesso / catálogo
  • C produção / utilização / avaliação / tabela de temporalidade / repertório
  • D produção / avaliação / utilização / plano de classificação / tabela de temporalidade
  • E produção / utilização / avaliação / plano de classificação / tabela de temporalidade