Questões de Classificação de Documentos (Arquivologia)

Limpar Busca

São exemplos de espécies de documentos de arquivo:

  • A Sonoro e escrito.
  • B Contrato e ofício.
  • C Ostensivo e sigiloso.
  • D Escrito e rascunho.
  • E Original e cópia.

Nascida assim, muito imbricada à Paleografia e ao Direito Eclesiástico, a Diplomática tem evoluído em direção ao Direito, à Heurística e à Arquivística.


(Bellotto, Heloísa Liberalli. Como fazer análise diplomática e análise tipológica de documento de arquivo. Heloísa Liberalli Bellotto. São Paulo: arquivo do estado, imprensa oficial, 2002. P/16.)


Referente à Diplomática, analise as afirmativas a seguir.


I. A estrutura formal do documento é o objeto da Diplomática.


II. Os elementos intrínsecos do documento têm a ver com o seu conteúdo.


III. Os elementos extrínsecos do documento têm a ver com a sua estrutura física e forma de apresentação.


IV. O documento diplomático é o registro legitimado do ato administrativo, consequência de um fato administrativo ou jurídico.


A quantidade de afirmativas corretas é 

  • A 1.
  • B 2.
  • C 3.
  • D 4.

Sobre os elementos característicos dos documentos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) Forma: é o estágio de preparação e de transmissão de documentos. Exemplos: original, cópia, minuta e rascunho.


( ) Tipo: é a configuração que assume uma espécie documental, de acordo com a atividade que a gerou. Exemplos: boletim, certidão, declaração e relatório.


( ) Gênero: é a configuração que assume um documento de acordo com o sistema de signos utilizado na comunicação de seu conteúdo. Exemplos: documentação audiovisual e documentação fonográfica.


( ) Espécie: é a configuração que assume um documento de acordo com a disposição e a natureza das informações nele contidas. Exemplos: boletim de ocorrência, certidão de nascimento e declaração de bens.


A sequência está correta em 

  • A F, V, F, V.
  • B V, V, F, F.
  • C F, F, V, V.
  • D V, F, V, F.

Assinale a afirmativa correta sobre a gestão de documentos arquivísticos e suas fases.

  • A As atividades de protocolo e as técnicas específicas de classificação ocorrem na segunda fase da gestão de documentos.
  • B Na fase de produção, os documentos devem percorrer um fluxo para o cumprimento das funções que deram origem à sua criação.
  • C A gestão de documentos assegura de maneira eficiente a eliminação de arquivos de valor secundário que não são mais de interesse do órgão produtor e/ou acumulador.
  • D A fase de destinação ocorre com a transferência dos documentos para o arquivo permanente ou com a eliminação prevista em tabela de temporalidade e destinação documental.

O Plano de Classificação e a Tabela de Temporalidade de Documentos são instrumentos básicos da gestão científica de documentos de arquivos.


(Manual de Gestão Documental do Poder Judiciário. Conselho Nacional de Justiça. Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (Proname) – Brasília: CNJ, 2021. P/45.)


A respeito da classificação de documentos, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A Define a organização lógica e física dos documentos.
  • B Constitui em referencial básico para recuperação dos documentos.
  • C Reúne os documentos em grupos representativos do específico para o geral.
  • D Representa de forma numérica as funções, subfunção e atividade e um órgão de maneira reduzida.