Questões de Organização de Arquivos / Métodos de Arquivamento (Arquivologia)

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Considere o seguinte extrato de um exemplo de classificação:


3 – Diretoria Administrativa e Financeira

3.3 – Gerência Administrativa e de Recursos Humanos

3.3.1 – Departamento de Pessoal


O referido exemplo foi elaborado com base no método:

  • A assunto;
  • B funcional;
  • C ideográfico;
  • D estrutural;
  • E alfabético.

De acordo com Paes (2008), o método numérico dígito-terminal surgiu em decorrência da necessidade de serem reduzidos os erros de arquivamento de grandes volumes de documentos, cujo elemento principal de identificação fosse o número. É indicado, portanto, para números muito grandes e difíceis de lidar, como no caso dos arquivos do INSS, hospitais e bancos. Com base no método de arquivamento numérico dígito-terminal, assinale a alternativa correta acerca do arquivamento, em termos de formatação e sequência, dos seguintes documentos, cujas numerações originais são: 156212; 186212 e 194111.

  • A 15.62.12; 18.62.12; 19.41.11
  • B 18.62.12; 19.41.12; 18.62.12
  • C 19.41.11; 15.62.12; 18.62.12
  • D 11.41.19; 12.62.15; 12.62.18
  • E 11.41.19; 12.62.18; 12.62.15

No registro e controle de documentos físicos, é importante seguir regras para garantir a organização e o correto encaminhamento das informações. Assinale a alternativa correta:

  • A Ao receber um documento, deve-se verificar se ele é destinado ao órgão. Se houver comprovante de recebimento, deve ser assinado, datado e devolvido. Caso não seja do órgão, deve ser devolvido ao remetente.
  • B Todos os documentos recebidos devem ser arquivados imediatamente, sem necessidade de conferência do destinatário.
  • C Só é necessário devolver documentos recebidos por engano se o remetente solicitar formalmente.
  • D O comprovante de recebimento não é obrigatório, pois basta registrar internamente que o documento foi recebido.
  • E Ao receber um documento, basta verificar o nome do destinatário e arquivá-lo. Se houver comprovante de recebimento, ele deve ser assinado, mas a devolução de documentos errados não é obrigatória.

Sobre os métodos de arquivamento de documentos, é correto afirmar que:

  • A Os títulos são considerados na alfabetação e ficam localizados antes do nome completo do documento.
  • B Os títulos não são considerados na alfabetação, sendo colocados após o nome completo, entre parênteses.
  • C Os títulos devem ser sempre colocados após o nome completo, mas não entre parênteses.
  • D Os títulos são considerados na alfabetação, mas devem ser colocados após o nome completo, entre parênteses.
  • E Os títulos devem ser removidos do documento para que a alfabetação seja feita corretamente, independentemente do nome.

O método de arquivamento utilizado quando o elemento principal a ser considerado é o nome, pode ser chamado de sistema direto, tendo em vista que a pesquisa é feita diretamente no arquivo por ordem:

  • A Cronológica.
  • B Numérica.
  • C Alfabética.
  • D Geográfica.
  • E Dígito-terminal.