Questões de Educação Física

Limpar Busca

Uma equipe de handebol pode adotar dois tipos de marcação durante o jogo. Assim, assinale a alternativa que apresenta corretamente quais são os tipos de marcação no handebol.

  • A Por zona e Individual.
  • B Por zona e Ofensiva.
  • C Defensiva e Ofensiva.
  • D Por zona e Coletiva.
  • E Defensiva e Individual.

Esportes Coletivos são jogos institucionalizados, sua prática requer esforço físico vigoroso e uso de habilidades motoras complexas. Essas modalidades são caracterizadas pelo confronto entre duas equipes, onde alternam entre si momentos de ataque e defesa, tendo como finalidade o gol, a cesta ou o ponto. Segundo Santini e Voser (2008), o professor/treinador deve conhecer todas as formas em que se desenvolvem os processos de aprendizagem, pois para esse profissional obter sucesso na sua carreira, necessita conhecer todos os métodos de ensino e saber qual atende melhor seus atletas, equipes e ambiente em que desenvolve sua prática. Assim, a respeito de metodologias ativas de ensino dos esportes analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.



I. No ensino dos esportes a metodologia ativa trabalha a imaginação, criatividade, iniciativa e a reflexão.


II. No ensino dos esportes a metodologia ativa prepara os indivíduos para situações imprevisíveis que surgem nos esportes coletivos.


III. No ensino dos esportes a metodologia ativa o aluno/atleta aprende levando em consideração seus interesses, experiências anteriores, sua inteligência e sua criatividade.


IV. No método situacional os gestos técnicos são sistematicamente repetidos até que o aluno/atleta tenha o pleno domínio da ação para que possa de forma inteligente inserir esta técnica adquirida no jogo.

  • A Apenas I e II estão corretas.
  • B Apenas II e III estão corretas.
  • C Apenas I, II e III estão corretas.
  • D Apenas I e II e IV estão corretas.
  • E Todas estão corretas.

A Síndrome Metabólica é um transtorno complexo representado por um conjunto de fatores de risco cardiovascular. Ela ganha a dimensão como um dos principais desafios da prática clínica. Afinal, sua concomitância com afecções cardiovasculares aumenta a mortalidade geral em cerca de 1,5 vezes e a cardiovascular em aproximadamente 2,5 vezes. A síndrome metabólica é um problema sério. Nos Estados Unidos, mais de 40% das pessoas acima de 50 anos de idade podem ter a síndrome metabólica. Até crianças e adolescentes podem ter a síndrome metabólica, mas o número exato de pessoas afetadas é desconhecido. Assim, a respeito da síndrome metabólica analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.

I. O excesso de gordura abdominal aumenta o risco de apresentar hipertensão arterial, doença arterial coronariana e diabetes tipo 2, por isso a circunferência abdominal é um fator relevante no diagnóstico de síndrome metabólica.
II. A pressão arterial elevada pode ser um evento danoso à saúde, ela é um fator importante no diagnóstico de síndrome metabólica.
III. Níveis elevados de glicose no sangue em jejum podem indicar um risco a saúde, este é um fator importante no diagnóstico de síndrome metabólica.
IV. Níveis elevados de lipídeos, gorduras no sangue em jejum podem indicar um risco a saúde, apesar disso este não é um fator importante no diagnóstico de síndrome metabólica.

  • A Apenas I e II estão corretas.
  • B Apenas II e III estão corretas.
  • C Apenas I, II e III estão corretas.
  • D Apenas I e II e IV estão corretas.
  • E Todas estão corretas.

A palavra Metodologia deriva-se de “método”. Método é um meio para se atingir um determinado fim, ou desenvolver alguma ideia. No âmbito dos esportes, método é uma ação pedagógica, planejada sistematicamente para estimular o desenvolvimento dos aspectos táticos e técnicos do indivíduo atleta em determinada modalidade esportiva. O método situacional como metodologia de ensino dos esportes tem sido eficaz para o desenvolvimento da capacidade tática e técnica dos atletas, estimulando processos cognitivos como: percepção, tomada de decisão e aprendizagem. Este método é um modo eficaz para o desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem e treinamento. Assim, analise as afirmativas a respeito do método situacional de ensino dos esportes e assinale a alternativa correta.

I. Ele possibilita que indivíduos atletas utilizem de forma engenhosa às técnicas necessárias às diversas situações do jogo, o que preza desenvolver a capacidade tática desse indivíduo, utilizando recortes reais das fases do jogo na relação ataque defesa, aumentando o grau de dificuldade das atividades, juntamente com o amadurecimento dos atletas.

II. Como o método situacional apresenta íntima relação com a realidade do esporte, este meio pedagógico também enfatiza processos cognitivos (percepção, tomada de decisão, memória) e eventos ligados ao sistema nervoso central, dando um suporte maior a manipulação do ambiente de treino, de maneira que a aprendizagem das ações técnicas e táticas em situações ocorram diante da realidade do jogo.

III. O ensino dos esportes na metodologia situacional visa à repetição e memorização dos movimentos, para que assim, o professor molde o indivíduo atleta ao modelo correto de sua execução.

IV. O ensino dos esportes na metodologia situacional não estimula a criatividade dos atletas e nem cria sua própria identidade, porém, o professor tem um maior controle sobre as suas atividades da aula e do treino.

  • A Apenas I e II estão corretas.
  • B Apenas II e III estão corretas.
  • C Apenas I, II e III estão corretas.
  • D Apenas I e II e IV estão corretas.
  • E Todas estão corretas.

Segundo a Organização Mundial da Saúde atividade física regular pode prevenir e ajudar a controlar doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e câncer, que causam quase três quartos das mortes em todo o mundo. A atividade física também pode reduzir os sintomas de depressão e ansiedade e melhorar o pensamento, a aprendizagem e o bem-estar geral. Assim, analise as afirmativas a respeito das diretrizes da Organização Mundial da Saúde para atividade física e comportamento sedentário e assinale a alternativa correta.

I. Para saúde e bem-estar, a Organização Mundial da Saúde recomenda pelo menos 150 a 300 minutos de atividade física de moderada intensidade por semana.
II. Para saúde e bem-estar, a Organização Mundial da Saúde recomenda uma média de 60 minutos de atividade física aeróbica moderada por dia para crianças e adolescentes.
III. Segundo a Organização Mundial da Saúde a atividade física para prevenção da saúde não pode ser contabilizada o que se realiza como parte do trabalho, nas atividades esportivas e lazer ou no transporte, bem como as tarefas diárias e domésticas não contabilizam.
IV. Segundo a Organização Mundial da Saúde Idosos (com 65 anos ou mais) devem adicionar atividades físicas que enfatizem o equilíbrio e a coordenação, bem como o fortalecimento muscular, para ajudar a prevenir quedas e melhorar a saúde.

  • A Apenas I e II estão corretas.
  • B Apenas II e III estão corretas.
  • C Apenas I, II e III estão corretas.
  • D Apenas I e II e IV estão corretas.
  • E Todas estão corretas.