Questões de Psicologia da Prefeitura Municipal de Dona Inês

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Na atividade profissional do psicólogo, o sigilo é fundamental e a garantia de confidencialidade está prevista e assegurada no código de ética da profissão. Imagine que uma determinada empresa encerrou suas atividades e dentre os profissionais contratados havia um psicólogo. Todos os arquivos com os dados das pessoas atendidas e anotações pessoais do profissional precisam ter um direcionamento. Neste caso, o procedimento CORRETO a ser adotado está indicado em apenas uma das alternativas a seguir:

  • A O psicólogo responsável deverá lacrar todos os arquivos e registrar externamente que trata-se de material confidencial e legalmente protegido.
  • B O psicólogo responsável deverá incinerar todos os arquivos impressos e garantir que os arquivos digitais sejam devidamente deletados.
  • C O psicólogo responsável cuidará pessoalmente dos arquivos e os manterá sob sua guarda por um prazo mínimo de 5 (cinco) anos.
  • D O psicólogo responsável destruirá todos os arquivos, na presença de testemunhas, e registrando tal procedimento em termo circunstanciado.
  • E O psicólogo responsável informará, ao Conselho Regional de Psicologia, que providenciará a destinação dos arquivos confidenciais.

Sua teoria da personalidade enfatiza, com destaque, a importância das seguintes questões ou conjunto de determinantes: propósito, determinantes inconscientes, hereditariedade, desenvolvimento inicial, ambiente psicológico, autoconceito, ancoramento na biologia, personalidade ideal e comportamento anormal.

Tais características, acima elencadas, referem-se à teoria da personalidade construída por:

  • A Freud.
  • B Jung.
  • C Rogers.
  • D Skinner.
  • E Murray e Allport.

De acordo com a Resolução CFP 06/2019, uma das modalidades de “documento psicológico” deve ser o resultado de um processo de avaliação psicológica, com finalidade de subsidiar decisões relacionadas ao contexto em que surgiu a demanda. Apresenta informações técnicas e científicas dos fenômenos psicológicos, considerando os condicionantes históricos e sociais da pessoa, grupo ou instituição atendida.

Dentre as alternativas a seguir, marque aquela que corresponde a esta caracterização:

  • A Relatório Psicológico.
  • B Laudo Psicológico.
  • C Atestado Psicológico.
  • D Declaração.
  • E Parecer Psicológico.

Sobre as diversas propostas de psicoterapias: Trata-se de uma abordagem que preconiza a participação ativa do paciente. Deste modo, um pré-requisito essencial é que ele possua alta motivação, boa capacidade de tolerância à ansiedade e consiga estabelecer boa aliança terapêutica. Por outro lado, a mesma terapia não é recomendada para pacientes com um alto nível de ansiedade, dificuldade de vínculo, ausência de motivação, psicose aguda e deficiência mental grave.

Pergunta-se: as assertivas indicadas tratam especificamente da:

  • A Terapia cognitivo-comportamental.
  • B Terapia psicanalítica.
  • C Terapia centrada na pessoa.
  • D Psicoterapia psicodinâmica.
  • E Psicoterapia de grupo.

Os princípios do envelhecimento intelectual, apoiados no paradigma de desenvolvimento ao longo de toda a vida (lifespan), têm suas características e delineamentos teóricos estabelecidos principalmente pela contribuição de Paul B. Baltes. Conforme o paradigma Lifespan, uma das alternativas a seguir se coaduna perfeitamente com esta teoria:

  • A O envelhecimento intelectual é uma experiência que ocorre de modo diferente para indivíduos e coortes que vivem em contextos históricos e sociais distintos. Essa diferenciação independe da influência de circunstâncias histórico-culturais, de fatores intelectuais e de personalidade e da incidência de patologias durante o envelhecimento normal.
  • B As mudanças intelectuais de base ontogenética significam descontinuidade da capacidade adaptativa e competência cognitiva generalizada: as reservas de experiência podem ser ativas e otimizadas pelos mais velhos, de modo a compensar o declínio nas capacidades de processamento da informação, resultantes do processo de envelhecimento.
  • C O envelhecimento é um processo que acarreta mudanças de natureza ontogenética, traduzidas no declínio das capacidades intelectuais dependentes do funcionamento neurológico, sensorial e psicomotor. Essas mudanças refletem na diminuição da plasticidade comportamental.
  • D Há padrões similares de envelhecimento intelectual, do patológico ao ótimo, passando pelo normativo, compartilhado pela maioria das pessoas. Não existe relação direta com mudanças biológicas que ocorrem depois que os indivíduos atingem a capacidade de reproduzir a espécie e, entre a quarta e a quinta década de vida, converge para o aparecimento de alterações anatômicas e funcionais que definem o envelhecimento.
  • E O envelhecimento intelectual não é um processo multidimensional e multidirecional: diferentes capacidades começam a mudar em diferentes momentos, com diferentes resultados sobre diferentes indivíduos, submetidos a idênticas experiências biológicas, educacionais, históricas e de personalidade.