Questões de Freud (Psicologia)

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Leia o excerto abaixo.

“Ao investigar conflitos intrapsíquicos e vínculos afetivos primordiais, enfatiza-se a interpretação de conteúdos inconscientes e a análise de traços emocionais cristalizados desde fases precoces do desenvolvimento, promovendo reorganizações profundas no psiquismo.”

Nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta a teoria e a abordagem que se pautam nesse método interpretativo para compreender e intervir na formação da personalidade.

  • A Uma concepção centrada unicamente em contingências comportamentais, interessada no controle de estímulos externos sem explorar aspectos intrapsíquicos.
  • B Uma perspectiva cognitiva estrita, que delimita as causas dos problemas a padrões de pensamento distorcidos no presente, prescindindo de fatores afetivos inconscientes.
  • C Um modelo existencial, orientado pela liberdade individual e pela experiência imediata, sem dar relevo aos processos inconscientes ou às marcas da história relacional inicial.
  • D Um arcabouço psicodinâmico, que considera a influência dos vínculos primitivos e a elaboração de fantasias inconscientes, buscando transformações estruturais da personalidade.

Relacione as condições clínicas com suas características.

1ª Coluna:

1. Neurose.
2. Psicose.
3. Perversão.

2ª Coluna:

( ) Reflete um padrão de satisfação baseado em fantasias divergentes das normas sociais, porém sem ruptura global do contato com a realidade, embora apresente distorções defensivas e vínculos afetivos peculiares.
( ) Contém defesas intrapsíquicas complexas que mitigam a ansiedade, mantendo um nível de adaptação à realidade, ainda que persistam conflitos inconscientes expressos em sintomas.
( ) Caracteriza-se por comprometimento severo do juízo de realidade com possíveis delírios ou alucinações que afetam a capacidade de estabelecer vínculos consensuais e geram dificuldades para interpretar o próprio pensamento.
( ) Envolve conflitos psíquicos conscientes e inconscientes, com mecanismos de defesa sofisticados que permitem a conservação básica da realidade, embora produzam sintomas que expressam sofrimento interno.

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

  • A 1 - 3 - 2 - 1.
  • B 3 - 1 - 2 - 1.
  • C 2 - 1 - 3 - 1.
  • D 3 - 2 - 1 - 3.

As classificações de neurose, psicose e perversão contêm especificidades quanto ao tipo de organização psíquica, formas de sintoma e mecanismos de defesa. Qual a opção que se relaciona a essa distinção?

  • A Observação dos elementos estruturais e das modalidades de relação com a realidade, possibilitando discriminar cada organização psíquica.
  • B Emprego de terminologias arbitrárias, sem vinculação a conjuntos clínicos particulares.
  • C Interpretação dos quadros como equivalentes, não havendo diferença entre a dinâmica neurótica e a psicótica.
  • D Aplicação idêntica de técnicas terapêuticas, desconsiderando especificidades sintomáticas ou de vínculo com a realidade.

O princípio do(a) ______________ alude essencialmente ao significado de que a catéxis pulsional demanda uma gratificação imediata, sem minimamente levar em conta a realidade exterior. O melhor exemplo disso é a formulação de Freud sobre a “satisfação alucinatória dos desejos”, pela qual o bebê substitui o seio faltante pela sucção do seu próprio polegar.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

  • A nirvana
  • B constância
  • C prazer
  • D compulsão à repetição
  • E determinismo do sistema do aparelho psíquico

Sigmund Freud (1856-1936), desenvolveu uma prática profissional de investigação sistemática de problemas psíquicos focando na interioridade do indivíduo. Sobre esse método investigativo da psicanálise consideramos:

  • A Uma análise da relação entre a ação do sujeito e as consequências com o meio, e o que o meio produz no sujeito;
  • B Um método interpretativo que busca o significado oculto daquilo que é manifesto, seja em ações, palavras, sonhos ou fantasias;
  • C A totalidade dos fatos que determina o comportamento do indivíduo num certo momento;
  • D Enfatiza os desenvolvimentos das capacidades e potencialidades humanas.