Prova do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região - Rio de Janeiro - Técnico Administrativo - AOCP (2018) - Questões Comentadas

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Em relação ao texto I, é correto afirmar que
  • A a autora defende que não deve haver adaptações cinematográficas de livros, uma vez que elas fazem com que o espectador sinta que "algo está fora do lugar".
  • B ao ressaltar a potência das palavras impressas na página, a autora considera que livros digitais não colocam em movimento o “mecanismo livre da nossa imaginação".
  • C a literatura oferece dados e interpretações verdadeiros sobre o mundo.
  • D a literatura não proporciona prazer intelectual, apenas o que a autora chama de "presença".
  • E o espaço ficcional dos textos literários é construído a partir da "presença" do leitor.
Referente à estruturação do texto I, é correto afirmar que
  • A o primeiro parágrafo apresenta uma sequência descritiva.
  • B o tópico central do segundo parágrafo é a simplicidade e o poder da ideia sugerida pelo teórico Wolfgang Iser.
  • C para responder a pergunta efetuada no primeiro parágrafo, a autora utiliza ideias propostas por dois teóricos, Wolfgang Iser e Hans Ulrich Gumbrecht, além de suas próprias ideias.
  • D o quinto parágrafo do texto apresenta uma listagem de diversas práticas eminentemente intelectuais que, assim como a experiência literária, produzem “presença”.
  • E o último parágrafo associa-se ao anterior por meio de uma relação de causa e consequência, uma vez que aquele apresenta os efeitos decorrentes da não construção do espaço ficcional.
Em relação ao excerto “Estamos saindo do cinema, depois de termos visto uma adaptação de um livro do qual gostamos muito. Na verdade, até que gostamos do filme também: o sentido foi mantido, a escolha do elenco foi adequada, e a trilha sonora reforçou a camada afetiva da narrativa.”, assinale a alternativa correta.
  • A Em “Estamos saindo do cinema, depois de termos visto uma adaptação de um livro do qual gostamos muito.”, as preposições em destaque são exigidas pelo verbo ao qual se referem.
  • B Em “[...] o sentido foi mantido, a escolha do elenco foi adequada, e a trilha sonora reforçou a camada afetiva da narrativa.”, todas as orações estão flexionadas na voz passiva, o que possibilita que o agente verbal seja omitido.
  • C Em “Estamos saindo do cinema, depois de termos visto uma adaptação de um livro do qual gostamos muito.”, o uso da vírgula é obrigatório.
  • D Os dois-pontos utilizados no excerto introduzem uma sequência que funciona como explicação da oração “Na verdade, até que gostamos do filme também [...]”.
  • E Em “[...] até que gostamos do filme também [...]”, a palavra em destaque denota realce, pois enfatiza o gosto pelo filme.
Em relação ao excerto “Somos bombardeados todo dia, o dia inteiro, por informações. Estamos saturados de dados e de interpretações. A literatura – para além do prazer intelectual, inegável – oferece algo diferente.”, assinale a alternativa correta.
  • A O trecho “[...] todo dia, o dia inteiro [...]” poderia ser reescrito da seguinte forma: “todo dia, o dia todo”. Nesse último caso, a palavra “todo” funcionaria como adjetivo nas duas ocorrências, indicando totalidade.
  • B Em “Somos bombardeados todo dia [...]”, é utilizada a figura de linguagem que leva o nome de anáfora, uma vez que é atribuída a um ser inanimado (informações) a característica de um ser animado (a capacidade de bombardear).
  • C O excerto é constituído por períodos simples, típicos de textos argumentativos. Esse tipo de construção proporciona o desenvolvimento detalhado de ideias, com adição de circunstâncias e de caracterizações mais apuradas dos eventos.
  • D O verbo “somos”, flexionado no presente do indicativo, denota uma ação que ocorre concomitantemente ao momento da fala.
  • E É possível substituir a palavra “saturados” por “fartos”, sem com isso causar prejuízo sintático ou semântico.
Sobre o uso dos mecanismos de coesão textual e as relações sintático-semânticas estabelecidas no Texto I, assinale a alternativa correta.
  • A Em “Essa potência vem, entre outros aspectos, do tanto que a literatura exige de nós, leitores.”, que consta no terceiro parágrafo, o termo em destaque poderia ser substituído por “esta”, sem prejuízo sintático ou semântico.
  • B Em “Não falo do esforço de compreender um texto, nem da atenção que as histórias e poemas exigem de nós [...]. Penso no tanto que precisamos investir de nós [...]”, o segundo período estabelece com o primeiro uma relação de contraste.
  • C Em “A leitura de textos literários [...] exige que nosso corpo esteja ele próprio presente no espaço ficcional com que nos deparamos, sob pena de não existir espaço ficcional algum.”, a expressão em destaque introduz um segmento que estabelece relação de condição com a porção de texto anterior, podendo ser substituída por “sob piedade de”.
  • D Considere o excerto: “Muitos eventos produzem presença, é claro.”. Tal período pode ser reescrito, pelo menos, de duas maneiras: “É claro que muitos eventos produzem presença.” e “Muito eventos produzem presença, isso é claro.”. É possível afirmar que ambas as reescritas apresentam o mesmo significado e a mesma estrutura sintática.
  • E Em “E a imaginação é o palco em que a vivência dessas possibilidades é encenada, por meio do jogo entre identificações e rejeições.”, o trecho em destaque indica a causa de a imaginação ser considerada um palco, sendo, portanto, um adjunto adverbial de causa.