Questões de Concursos da Universidade Federal do Pará (UFPA)

Limpar Busca

Está na ordem inversa o enunciado

  • A O assunto pode ser interpretado como uma boa briga ou um debate saudável (linha 9).
  • B “A maioria dos estudantes dessas universidades vem de escolas particulares, poderiam pagar a mensalidade” (linhas 16 e 17).
  • C O estudante paga o curso após a formatura (linhas 20 e 21).
  • D E destaca a importância das universidades para a produção de pesquisa (linha 34).
  • E Difícil e delicada é a discussão (linha 37).

Em reunião interna entre os membros da área estratégica de uma Universidade, o gerente da área de compras apresentou um programa de compras sustentáveis para a instituição, atendendo ao disposto no Decreto nº 7.746 /2012. Para viabilizar a implantação do referido programa, criou um grupo de trabalho para discutir as diretrizes de sustentabilidade, previstas no Art. 4º do dispositivo legal e definir procedimentos para a implantação de uma política de contratações sustentáveis. A partir da implantação do programa, a Universidade estabeleceu critérios, seguindo algumas diretrizes de sustentabilidade.

Com base na situação apresentada, analise as seguintes diretrizes.

I Baixo impacto sobre recursos naturais como flora, fauna, ar, solo e água.

II Preferência para materiais, tecnologias e matérias-primas de origem local.

III Maior geração de empregos, preferencialmente com mão de obra local.

IV Origem sustentável dos recursos naturais utilizados nos bens e nas obras.


São diretrizes corretas a serem seguidas pela universidade as apresentadas em

  • A I e IV, apenas.
  • B II e IV, apenas.
  • C III e IV, apenas.
  • D II, III e IV, apenas.
  • E I, II e III, apenas.

Cada vez mais as organizações concorrem e buscam ser competitivas com base no talento e nas competências e habilidades de seus colaboradores. Esta realidade tem priorizado o recrutamento e a seleção na agenda dos gestores.

Você é gestor da área de Gestão de Pessoas na Universidade em que trabalha e é o responsável pela seleção de dez estagiários. Para tomar essa decisão, você opta pela técnica de entrevista estruturada. A maior vantagem desse tipo de entrevista é

  • A dar oportunidade de discernir melhor as diferenças entre os candidatos.
  • B melhorar a confiabilidade do processo de entrevista.
  • C permitir que se criem perguntas à medida que a entrevista prossegue, gerando uma conversação amistosa.
  • D permitir a identificação da capacidade de o candidato resolver problemas.
  • E permitir que se verifique como o candidato reagirá sob pressão.

O termo grifado acrescenta ao enunciado a ideia de inclusão em

  • A O governo federal deixou bem claro que a prioridade da educação será o ensino básico (linha 1).
  • B Também há decisões do Supremo Tribunal Federal que impediram cobrança até de taxas de matrícula em instituições públicas (linhas 7 e 8).
  • C “A cobrança de mensalidade não é ruim, mas não é suficiente para a manutenção da universidade, mesmo em países como Inglaterra, onde o governo investe nas instituições de ensino e pesquisa” (linhas 24 a 26).
  • D Knobel também destaca “que em nenhum lugar do mundo a cobrança de mensalidade permite financiar a universidade, mesmo no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), nos Estados Unidos, 10% da receita vêm das mensalidades” (linhas 30 a 32).
  • E Mas é um tema que terá de ser enfrentado pelo novo ministro Abraham Weintraub, senão agora, em breve (linhas 37 a 38).

O Decreto nº 5.707/2006, que institui a Política e as Diretrizes para o Desenvolvimento de Pessoal da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, regulamenta dispositivos da Lei nº 8.112/1990.

Considerando que você seja o gestor de pessoas de um órgão federal e esteja negociando com as autoridades competentes os critérios de atribuições de cargos, deverá ter conhecimento, para essa negociação, do que está contido no Art. 5º do referido Decreto, que diz respeito aos Instrumentos da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal, que são

  • A a política de benefícios, o sistema de gestão de habilidades básicas e o programa de capacitação interna no local de trabalho.
  • B o sistema de gestão do conhecimento, o programa de requalificação dos servidores distribuídos e o sistema de habilidades técnicas.
  • C o plano anual de capacitação, a política de benefícios e o sistema de gestão de desempenho.
  • D o relatório de execução do plano anual de capacitação, o conjunto de diretrizes para os funcionários redistribuídos e o sistema de gestão por competência.
  • E o plano anual de capacitação, o relatório de execução do plano anual de capacitação e o sistema de gestão por competência.