Questões comentadas de Concursos da Prefeitura de Viçosa

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O cajueiro


    O cajueiro já devia ser velho quando nasci. Ele vive nas ____________ antigas recordações de minha infância: belo, imenso, no alto do morro _____________ da casa. Agora vem uma carta dizendo que ele caiu.

Eu me lembro do outro cajueiro que era menor e morreu _____________ muito tempo. Eu me lembro dos pés de pinha, do cajá-manga, da grande touceira de espadas-de-são-jorge (que nós chamávamos simplesmente “tala”) e da alta saboneteira que era nossa alegria e a cobiça de toda a meninada do bairro _____________ fornecia centenas de bolas pretas para o jogo de gude. Lembro-me da tamareira, e de tantos arbustos e folhagens coloridas, lembro-me da parreira que cobria o caramanchão, e dos canteiros de flores humildes, “beijos”, violetas. Tudo sumira; mas o grande pé de fruta-pão ao lado da casa e o imenso cajueiro lá no alto eram como árvores sagradas protegendo a família. Cada menino que ia crescendo ia aprendendo o jeito de seu tronco, a cica de seu fruto, o lugar melhor para apoiar o pé e subir pelo cajueiro acima, ver de lá o telhado das casas do outro lado e os morros além, sentir o leve balanceio na brisa da tarde.

    No último verão ainda o vi; estava como sempre carregado de frutos amarelos, trêmulo de sanhaços. Chovera: mas assim mesmo fiz questão de que Carybé subisse o morro para vê-lo de perto, como quem apresenta a um amigo de outras terras um parente muito querido. [...]


BRAGA, Rubem. Cem crônicas escolhidas. Rio de Janeiro: José Olímpio, 1956.


Os espaços em branco indicados no texto devem ser preenchidos, respectivamente, com



  • A mas – atrás – a – por que
  • B mais – atrás – a – por que
  • C mas – atraz – há – porque
  • D mais – atrás – há – porque
  • E mais – atráz – há – porque

Até a década de [19]40, o futebol entre mulheres era longe de clubes ou grandes ligas. O que se sabia era de prática em periferias. Não há registros de uma seleção. Apesar de ainda não ser proibida, a modalidade era considerada violenta e ideal apenas para homens.
    Em 1940, o cenário ameaçou mudança. Foi quando houve jogos entre mulheres no Pacaembu, por exemplo. Em vez de fomentar a prática, essa visibilidade gerou revolta em parte da sociedade. As notícias sobre mulheres jogando futebol provocaram esforços da opinião pública e autoridades da época para a proibição.
Disponível em: https://interativos.ge.globo.com/futebol/selecao-brasileira/especial/historia-do-futebolfeminino. Acesso em: 23 out. 2024.

Na frase “Em vez de fomentar a prática, essa visibilidade gerou revolta em parte da sociedade”, o sinônimo do verbo “fomentar” é

  • A esmorecer.
  • B desprezar.
  • C incentivar.
  • D arrefecer.
  • E coibir.

Ô, Sol 

Vê se não esquece e me ilumina

Preciso de você aqui

Ô, Sol

Vê se enriquece a minha melanina

Só você me faz sorrir


E quando você vem

Tudo fica bem mais tranquilo

Ô, tranquilo

Que assim seja, amém

O seu brilho é o meu abrigo

Meu abrigo


E toda vez que você sai

O mundo se distrai

Quem fica, ficou

Quem foi, vai, vai 


[...]


Disponível em: https://www.letras.mus.br/vitor-kley/sol/. Acesso em: 28 out. 2024.


Na primeira estrofe da letra d música, o Sol é personificado e recebe pedidos para não esquecer de iluminar e de enriquecer a melanina do eu lírico, o que pode ser interpretado como

  • A um desejo de que a felicidade perdure para todos.
  • B um urgente desejo de que, após a noite, o Sol retorne.
  • C um desejo de alegria e de energia para enfrentar os desafios cotidianos.
  • D uma iminente necessidade de ausentar os momentos de tristeza e de dificuldades.
  • E uma ênfase à dependência emocional do narrador em relação à presença do Sol.

O sabiá não sabia que o sábio sabia que o sabiá não sabia assobiar


Disponível em: https://www.normaculta.com.br/18-trava-linguas-do-folclore-brasileiro/. Acesso em: 21 out. 2024.


É possível observar, no trava-línguas acima, que as palavras grifadas são classificadas, morfologicamente e respectivamente, como

  • A verbo, substantivo e verbo.
  • B substantivo, verbo e adjetivo.
  • C adjetivo, substantivo e adjetivo.
  • D substantivo, adjetivo e adjetivo.
  • E substantivo, verbo e substantivo.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Disponível em: https://www.professorjeanrodrigues.com.br/2018/07/atividade-sobre-processo-deformacao-de.html. Acesso em: 29 out. 2024.



Dadas as afirmativas sobre a linguagem usada como recurso na construção dos quadrinhos,


I. Pode-se afirmar que os três quadrinhos apresentam exemplos de um processo especial de formação de palavras chamado de neologismo.


II. Somente no primeiro quadrinho, há exemplo de um processo de formação de palavras denominado estrangeirismo.


III. Em: “Acho uma vergonha comemorar-se o Halloween aqui no Brasil”, o vocábulo destacado exemplifica o processo de derivação imprópria.


IV. Pode-se afirmar que, nos quadrinhos, existem três exemplos de um processo especial de formação de palavras denominado estrangeirismo ou empréstimo.


verifica-se que está/ão correta/s apenas

  • A II.
  • B III.
  • C IV.
  • D I e II.
  • E I, III e IV.