Questões comentadas de Concursos da Prefeitura de Nova Iguaçu

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Considerando que o caráter narrativo do texto pode ser identificado através de sua estrutura, é possível inferir que:

  • A A personagem do texto demonstra argumentação convincente sobre uma tese contemporânea.
  • B O emprego de verbos no passado denota um tom categórico de continuidade e de duração no tempo.
  • C A sucessão de acontecimentos compõe uma ficção, embora o texto descreva uma história baseada em fatos concretos
  • D O uso demasiado de adjetivos evidencia completa objetividade e sentido literal na descrição dos personagens e acontecimentos.

A compreensão de um texto se dá não apenas pelo processamento de informações explícitas, mas também por meio de informações implícitas. A expressividade de um texto é a forma como o autor trabalha com as palavras para transmitir a sua mensagem, permitindo que o leitor compreenda o sentido. Assinale, a seguir, a passagem que comprova característica de expressividade.

  • APensou em não entrar, em esperar outro metrô mais vazio.” (2º§)
  • B “Tinham também ido de metrô; ela estava assustada, chorosa.” (5º§)
  • C “Mulher ainda jovem, bonita, estava sujeita a essas situações, que a deixavam indignada.” (1º§)
  • D “Num impulso, entrou, e imediatamente viu-se na clássica posição de sardinha em lata, [...]” (2º§)
“Mulher ainda jovem, bonita, estava sujeita a essas situações, que a deixavam indignada.” (1º§) O adjetivo “indignada” foi atribuído pelo narrador à personagem, porque ela:
  • A Era jovem e ainda viveria inúmeras situações constrangedoras na vida.
  • B Sentia repulsa por ser pobre e não ter carro como as demais colegas de escritório.
  • C Poderia vivenciar situações inconvenientes por estar vulnerável em um vagão lotado de homens.
  • D Experimentava lembranças assustadoras do seu passado – ocasião que viveu sem amparo e sem proteção.

Moacyr Scliar, em sua narrativa, nos propõe uma reflexão cuja temática central é a vulnerabilidade em que as mulheres se encontram, hoje em dia, em metrôs completamente lotados de homens, que chega a ser uma condição conflitante e paradoxal. Tal condição se encontra melhor representada em:

  • A “Porque era diferente, o contato daquela mão.” (4º§)
  • B “Pensou em não entrar, em esperar outro metrô mais vazio.” (2º§)
  • C “Mas, como outras usuárias na mesma situação, resignava-se.” (1º§)
  • D “Como se houvesse percebido, a mão, discretamente, retirou-se de seu dorso.” (6º§)

Em todo texto de maior extensão, aparecem expressões conectoras – sejam conjunções, preposições, advérbios e respectivas locuções, que criam e sinalizam relações semânticas de diferentes naturezas. Reconhecer o tipo de relação semântica estabelecida por esses elementos de conexão é uma habilidade fundamental para a apreensão da coerência do texto; assinale a INCORRETA.

  • A Porque era diferente, o contato daquela mão.” (4º§) – causa.
  • B Mas, surpreendentemente, aquilo não a enojou, [...]” (4º§) – oposição.
  • C “Aos poucos, suavemente, ela sentiu a pressão de dedos sobre seu corpo.” (3º§) – modo.
  • D “Queria, isto sim, guardar a lembrança dessa mão como uma entidade misteriosa [...]” (6º§) – comparação.