Questões de Concursos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IF-MT)

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A Lei 11.892/2008, que institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, estabelece, entre outros, os objetivos dos Institutos Federais. Marque abaixo qual das opções não é um objetivo dos Institutos Federais:

  • A Ministrar educação profissional técnica de nível médio, prioritariamente na forma de cursos propedêuticos, para os concluintes do ensino fundamental e para o público da educação de jovens e adultos.
  • B Ministrar cursos de formação inicial e continuada de trabalhadores, objetivando a capacitação, o aperfeiçoamento, a especialização e a atualização de profissionais, em todos os níveis de escolaridade, nas áreas da educação profissional e tecnológica.
  • C Realizar pesquisas aplicadas, estimulando o desenvolvimento de soluções técnicas e tecnológicas, estendendo seus benefícios à comunidade.
  • D Estimular e apoiar processos educativos que levem à geração de trabalho e renda e à emancipação do cidadão na perspectiva do desenvolvimento socioeconômico local e regional.
  • E Ministrar em nível de educação superior: I) cursos superiores de tecnologia, visando à formação de profissionais para os diferentes setores da economia; II) cursos de licenciatura, bem como programas especiais de formação pedagógica, com vistas na formação de professores para a educação básica, sobretudo nas áreas de ciências e matemática, e para a educação profissional; III) cursos de bacharelado e engenharia, visando à formação de profissionais para os diferentes setores da economia e áreas do conhecimento.

No que se refere aos tipos textuais presentes na exemplificação do texto A e texto B, do excerto acima, podemos classificá-los, respectivamente, como:

  • A Texto narrativo (pois age no tempo e espaço) e injuntivo (pelo uso de verbos no imperativo e por orientar uma ação).
  • B Texto injuntivo (pelo uso de verbos no imperativo e por orientar uma ação) e argumentative (pela defesa de um ponto de vista a respeito de um tema).
  • C Texto dissertativo (por apresentar discussão de conceitos e definições) e descritivo (pois se ocupa em relatar e expor determinada pessoa, objeto, lugar, acontecimento).
  • D Texto descritivo (pois se ocupa em relatar e expor determinada pessoa, objeto, lugar, acontecimento) e injuntivo (pelo uso de verbos no imperativo e por orientar uma ação).
  • E Texto expositivo (pois possui a função de expor determinada ideia, por meio de recursos como: definição, conceituação, informação, descrição e comparação) e descritivo (pois se ocupa em relatar e expor determinada pessoa, objeto, lugar, acontecimento).

Según los razonamientos presentados por Herrero en el texto, para afrentarse al reto de ensenar el Español como segunda lengua es necesario que el profesor

  • A Privilegie al Español Estándar y a los acentos propios de España, promoviendo el aprendizaje de las normas.
  • B Reconozca cuánto sabe, profundice los conocimientos sobre la diversidad lingüística y se informe sobre conceptos como estándar, norma, variedades.
  • C Sea un experto en Lingüística Aplicada y Sociolingüística para ensenar gramática a sus alumnos.
  • D Aproveche la oportunidad laboral, pues el español es ahora mismo un gran negocio para diplomados y licenciados.
  • E Utilice criterios científicos y generales para elegir métodos personales hacia la ensenanza de la lengua.

"A method is theoretically related to an approach, is organizationally determined by a design, and is practically realized in procedure." (Richards and Rodgers, 1999, p. 16). So we can say that a method is an umbrella term referring to a broader relationship between theory and practice.
Match the elements to their subelements of method according to Richards & Rodgers (1986) in Brown (2000).
(1) Approach (2) Design (3 ) Procedure
( ) a theory of native language. ( ) a theory of the nature of language learning. ( ) the general and the specific objectives of a method. ( ) a syllabus model. ( ) types of learning and teaching activities. ( ) learner roles. ( ) teacher roles. ( ) the role of instructional material. ( ) classrooms techniques, practices, and behaviors observed when the method is used.
Now choose the correct sequence:

  • A 1 - 1 - 2 - 2 - 2 - 2 - 2 - 2 - 3
  • B 2 - 1 - 2 - 1 - 2 - 2 - 3 - 2 - 2
  • C 2 - 2 - 2 - 1 - 2 - 1 - 3 - 2 - 2
  • D 2 - 1 - 1 - 2 - 3 - 2 - 2 - 2 - 2
  • E 3 - 1 - 2 - 1 - 2 - 1 - 2 - 2 - 2

A orientação para a organização curricular dos Cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio está expressa no parágrafo primeiro, do art. 20, da Resolução CNE/CEB 6/2012, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Marque abaixo qual opção não é uma orientação para a organização curricular:

  • A Componentes curriculares de cada etapa, com a indicação da respectiva bibliografia básica e complementar.
  • B Orientações metodológicas.
  • C Planilhas de custos do curso, estabelecendo os recursos que serão utilizados em cada uma de suas etapas e dimensões: organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial e infra estrutura básica.
  • D Prática profissional intrínseca ao currículo, desenvolvida nos ambientes de aprendizagem.
  • E Estágio profissional supervisionado, em termos de prática profissional em situação real de trabalho, assumido como ato educativo da instituição educacional, quando previsto.