Questões de Planejamento Estratégico, Tático e Operacional (Administração Geral)

Limpar Busca

Certa empresa, em fase de formulação de seu planejamento estratégico, utilizou a matriz BCG para análise de seu portfólio de produtos. A matriz aponta: produto A – alta taxa de crescimento do mercado e baixa participação no mercado; produto B – baixa taxa de crescimento do mercado e baixa participação no mercado; produto C – alta taxa de crescimento do mercado e alta participação no mercado; produto D – baixa taxa de crescimento do mercado e alta participação no mercado.

Com base no modelo da matriz BCG, é correto afirmar que:

  • A o produto D é um produto “vaca leiteira”, que deve financiar o produto C (“estrela”);
  • B o produto C é um produto “vaca leiteira”, que deve financiar o produto A (“ponto de interrogação”);
  • C os produtos B e D são produtos “cachorro”, cujos mercados pouco crescem, e devem ser abandonados;
  • D o produto B é um produto “ponto de interrogação”, que deve ser financiado pelo produto D, que é “vaca leiteira”;
  • E o produto A é um produto “estrela” no qual a empresa deve investir para que não se torne um produto “cachorro”

Ana é a principal executiva de uma editora. Há quatro anos, ela liderou o lançamento do livro de um autor desconhecido que contou com investimento significativo em promoção, mas que não obteve sucesso nas vendas e isso resultou em um prejuízo considerável para a empresa. Embora a editora esteja enfrentando dificuldades financeiras, recentemente Ana decidiu fazer um novo e significativo investimento em propaganda e promoção do livro, alegando apenas que “já investimos muito nesse produto, não podemos desistir”.

Em seu processo decisório, Ana está incorrendo na armadilha conhecida como:

  • A falácia da conjunção;
  • B viés de confirmação;
  • C excesso de confiança;
  • D ancoragem e ajustamento;
  • E escalada do comprometimento.

Acerca do planejamento estratégico organizacional, julgue o item subsecutivo. 


O mapa estratégico consiste na representação textual e na descrição pormenorizada da concepção das estratégias de uma organização. 

  • Certo
  • Errado

O planejamento é parte essencial para o bom desempenho da empresa. Sendo assim, é possível afirmar que

  • A O planejamento determinante para o futuro da empresa que envolve a organização como uma totalidade é o planejamento estratégico.
  • B O planejamento operacional é a ligação entre o planejamento tático e o estratégico, visto que abrange cada departamento e unidade de trabalho da organização.
  • C O planejamento tático é definido pela cúpula da organização e corresponde a um plano ao qual todos os colaboradores estão subordinados.
  • D O planejamento operacional, conhecido também como planejamento administrativo, é projetado para o curto prazo, é responsável por transformar as diretrizes elaboradas em planos de ação e tem nível intermediário.

Acerca do planejamento estratégico organizacional, julgue o item subsecutivo. 


Impulsionar a inovação por meio da propriedade industrial pode ser entendido como a missão do INPI. 

  • Certo
  • Errado