Questões de Planejamento Estratégico, Tático e Operacional (Administração Geral)

Limpar Busca

Um administrador de empresas trabalha com pessoas que executam os trabalhos ou serviços para os quais foram contratadas. Ao coordenar o trabalho dessas pessoas, o administrador desempenha suas funções por meio de processos administrativos: planejamento; organização; direção; e controle.
Adelphino Freitas Silva. Administração Básica. 6.ª edição. São Paulo: Atlas, 2011 (com adaptações).
Tendo o texto acima como referência inicial, assinale a alternativa que apresenta uma tarefa que não faz parte do planejamento.

  • A determinar a situação atual
  • B desenvolver premissas sobre o futuro
  • C monitorar as atividades de forma a corrigir quaisquer desvios significativos
  • D analisar as alternativas
  • E definir os objetivos

A administração tem uma série de características, dentre elas as atividades interligadas fundamentais para busca de resultados. Sobre as atividades fundamentais assinale a alternativa correta:

  • A Planejamento: consiste em definir objetivos e traçar metas.
  • B Direção: nessa atividade não é necessário à tomada de decisão.
  • C Organização: preparar processos sem a obrigação de obter os resultados planejados.
  • D Controle: verificar somente os processos assertivos.
Planejamento é um dos elementos essenciais da administração. Sobre planejamento, assinale a alternativa incorreta.
  • A Planejamento é um processo que visa a uma definição antecipada dos resultados a alcançar e dos meios para tal
  • B Planejamento é medir os resultados alcançados
  • C Planejamento é anterior à tomada de decisão
  • D Planejamento é um processo que se destina a produzir um ou mais estados futuros desejados
  • E Planejamento tem a necessidade de sua contínua atualização

Sobre as funções da Administração, analise as afirmativas abaixo:


I. Planejamento é a metodologia administrativa que permite diagnosticar e analisar situações atuais, de estabelecer resultados a serem alcançados pelas organizações e de delinear ações para alcançar esses resultados, bem como estabelecer leis e normas que servem de sustentação a esse procedimento administrativo.


II. Organização é a capacidade e habilidade administrativa de supervisionar e orientar os recursos alocados nas atividades das organizações, visando otimizar o processo decisório ao alcance dos resultados estabelecidos no planejamento.


III. Controle é a metodologia administrativa que procura medir e avaliar o desempenho e o resultado de ações, com a finalidade de realimentar com informações os tomadores de decisões, de forma que possam corrigir ou reforçar esse desempenho, para assegurar que os resultados estabelecidos pelo planejamento sejam alcançados.


Assinale a alternativa correta.

  • A Apenas as afirmativas I e II estão corretas
  • B Apenas as afirmativas II e III estão corretas
  • C Apenas a afirmativa II está correta
  • D Apenas as afirmativas I e III estão corretas
  • E Apenas a afirmativa I está correta
A Administração nas organizações é dividida em níveis e estão ligados aos níveis decisórios. Sobre os níveis da organização, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Nível estratégico é o que consolida a interação entre os aspectos internos ou controláveis e os aspectos externos e não controláveis das organizações. II. Nível tático é o que trabalha com determinada área de resultado e não com toda a organização. III. Nível operacional é o que formaliza, principalmente através de documentos escritos, cumprindo os processos administrativos estabelecidos para o desenvolvimento das organizações.
Estão corretas as afirmativas:
  • A Apenas I e II
  • B I, II e III
  • C Apenas I
  • D Apenas II
  • E Apenas III