Prova da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ) - Técnico - Química - FUNDEP (Gestão de Concursos) (2023) - Questões Comentadas

Limpar Busca

O principal objetivo do texto I é

  • A demonstrar o sentido do termo “mais” atribuído ao tamanho de uma informação.
  • B divulgar o novo sentido de uma expressão correta que está em moda atualmente.
  • C evidenciar a adequação do termo “maior” para o que é imensurável em tamanho.
  • D refletir a respeito do emprego inapropriado da expressão “maiores informações”.

A função de linguagem predominante no texto I é a

  • A apelativa, porque o autor tem o claro propósito de influenciar o comportamento do leitor.
  • B emotiva, porque o autor emprega verbo e pronome elíptico na primeira pessoa do singular.
  • C metalinguística, porque o autor se dirige ao leitor usando da língua para tratar da língua.
  • D referencial, porque o autor enfatiza um acontecimento com a finalidade de instruir o leitor.

Assinale a alternativa em que a substituição da palavra destacada pela palavra entre parênteses altera o sentido do enunciado.

  • A Nossos dicionários baseiam-se na análise de usos autênticos de palavras coligidas [...]. (reunidas)
  • B [...] com base nessa pesquisa, proporcionar indicações de como ela é usada. (esclarecimentos)
  • C [...] sem desviar a atenção da informação essencial contida na definição. (afastar)
  • D [...] abertos a receber comentários sobre casos específicos que não cumpram nossos rigorosos padrões [...]. (percam)

Assinale a alternativa em que o uso da(s) vírgula(s) no trecho separa uma oração subordinada adverbial concessiva.

  • A [...] análise de usos autênticos de palavras coligidas a partir de fontes documentais naturais, de forma a determinar a definição [...].
  • B Fazemos o possível para excluir exemplos com incorreções factuais, preconceituosos ou ofensivos, e estamos sempre abertos [...].
  • C Nossos exemplos são selecionados para fornecer mais contexto gramatical e semântico a uma palavra, sem desviar a atenção da informação [...].
  • D Os exemplos não substituem as definições, mas fornecem informações complementares.

Leia este texto.
Por que, por quê, porque, porquê... Pq tantos pqs?
Devido à abreviação “internética”, usamos o ‘pq’ para tudo. Para perguntar: “Pq vc não foi à aula hoje?” Para responder: “Pq estou gripado”. “Acho que fiquei gripado pq o clima mudou.” O que acabamos esquecendo é que existem formas diferentes de usar os “pqs”.
Disponível em: http://portugueseoutrascoisas.blogspot. com/2012/. Acesso em: 19 jun. 2023.

Nesse texto, as diferentes formas de uso dos “porquês” estão abreviadas e correspondem, respectivamente, às grafias

  • A porquê, por que, porque, porque, porquês.
  • B porque, por que, por que, por que, por quês.
  • C porque, porque, porque, por que, porquês.
  • D porquê, porque, por que, porque, por quês.