Questões de Funções da Linguagem: emotiva, apelativa, referencial, metalinguística, fática e poética. (Português)

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Considerando a situação comunicativa que o texto estabelece, é possível afirmar que sua função é
  • A emotiva
  • B referencial.
  • C poética.
  • D fática
  • E metalinguística.

Leia o texto a seguir com atenção.


“Cuidar da pele é essencial, e não importa o sexo, a idade e o tipo de pele. E fatores como poluição, estresse, tabagismo, clima, consumo de bebida alcoólica, exposição ao sol, alimentação e falta de alguns cuidados diários, associados ao processo de envelhecimento, contribuem para o surgimento de manchas, doenças e problemas que, a curto ou longo prazo, podem causar danos para a saúde.”


ABM+Saúde


Que tipo de função da linguagem prevalece no texto?

  • A Emotiva.
  • B Referencial.
  • C Poética.
  • D Conativa.
  • E Fática.

Leia o texto a seguir com atenção.
“Cuidar da pele é essencial, e não importa o sexo, a idade e o tipo de pele. E fatores como poluição, estresse, tabagismo, clima, consumo de bebida alcoólica, exposição ao sol, alimentação e falta de alguns cuidados diários, associados ao processo de envelhecimento, contribuem para o surgimento de manchas, doenças e problemas que, a curto ou longo prazo, podem causar danos para a saúde.” ABM+Saúde
Que tipo de função da linguagem prevalece no texto?
  • A Emotiva.
  • B Referencial.
  • C Poética.
  • D Conativa
  • E Fática.

Marque a função da linguagem que predomina no período: "O brasileiro não lê, mas vez ou outra aparecem best-sellers por aqui".

  • A Apelativa
  • B Poética
  • C Emotiva
  • D Referencial
  • E Fática

Sobre os versos do poema "A educação pela pedra", marque a alternativa correta.
Uma educação pela pedra: por lições, para aprender da pedra, frequentá-la, captar sua voz inenfática, impessoal (pela de dicção ela começa as aulas). A lição de moral, sua resistência fria ao que flui e a fluir, a ser maleada, a de poética, sua carnadura concreta, a de economia, seu adensar-se compacta: lições da pedra (de fora para dentro, cartilha muda), para quem soletrá-la.
Outra educação pela pedra: no Sertão (de dentro para fora, e pré-didática). No Sertão a pedra não sabe lecionar, e se lecionasse, não ensinaria nada, lá não se aprende a pedra: lá a pedra, uma pedra de nascença, entranha a alma.
(João Cabral de Mello Neto)

  • A Todas as alternativas estão corretas.
  • B O texto estrutura-se com sentido polissêmico e tem a função poética bem evidente.
  • C Os termos sublinhados nas expressões: "Uma educação pela pedra" e "outra educação pela pedra" exercem função sintática de adjuntos adnominais de "educação".
  • D A repetição da letra "P" na construção do poema exemplifica "aliteração", as palavras: "educação, lição, aulas e aprender" estabelecem relação de sentido com "educação".
  • E As características da pedra relacionam-se à aridez do sertão.