Prova do SEDUC-MT - Professor de Educação Básica Habilitação: Ciências - FGV (2025) - Questões Comentadas

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Com base nos artigos 27 e 28 da Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015), avalie se as afirmativas abaixo são Verdadeiras (V) ou Falsas (F):

1. A educação das pessoas com deficiência deve ser assegurada em um sistema educacional inclusivo em todos os níveis e modalidades, com foco no aprendizado ao longo de toda a vida.
2. O poder público deve garantir o acesso à educação bilíngue para estudantes com deficiência auditiva, sendo Libras a primeira língua e a modalidade escrita do português a segunda língua.
3. O projeto pedagógico das escolas deve incluir adaptações razoáveis e atendimento educacional especializado para promover a igualdade de acesso ao currículo para estudantes com deficiência.
4. É vedada a cobrança de valores adicionais nas mensalidades ou anuidades de instituições privadas para cumprir obrigações relacionadas à inclusão de estudantes com deficiência.

As afirmativas são, respectivamente:

  • A F – F – F – F.
  • B V – F – V – F.
  • C F – V – V – V.
  • D V – V – F – V.
  • E V – V – V – V.

A Lei nº 10.111, de 06 de junho de 2014, dispõe sobre a revisão e a alteração do Plano Estadual de Educação (PEE) do Estado de Mato Grosso, instituído pela Lei nº 8.806, de 10 de janeiro de 2008. Considerando os princípios e diretrizes contidos nessa legislação, assinale a alternativa correta.

  • A A implementação do Plano Estadual de Educação de Mato Grosso é de responsabilidade do poder estadual, com a colaboração opcional dos municípios.
  • B O PEE de Mato Grosso prioriza a educação infantil e a educação básica, com destaque para a ampliação do acesso e permanência de crianças e adolescentes na escola, sem mencionar ações para a educação superior.
  • C O Plano estabelece metas para a promoção da equidade no acesso à educação, especialmente em relação às populações em situação de vulnerabilidade, incluindo quilombolas, indígenas e pessoas com deficiência.
  • D A Lei nº 10.111 de 2014 estabelece que a educação básica será obrigatória apenas até o ensino fundamental, não prevendo nenhuma diretriz para a educação profissional técnica.
  • E O PEE de Mato Grosso define que a gestão educacional será centralizada no governo estadual, não permitindo que os municípios participem do processo de planejamento e implementação de políticas educacionais.

Os professores de uma escola dos Anos Finais observaram que Juliana, estudante do 6º ano do Ensino Fundamental, apresenta marcas físicas suspeitas e mudanças significativas no comportamento, como retraimento e evitação do convívio social. De acordo com o artigo 56 da Lei nº 8.069/1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente), após esgotadas as medidas internas para garantir sua proteção, os dirigentes escolares devem

  • A encaminhar Juliana para atendimento psicológico obrigatório dentro da escola.
  • B solicitar a intervenção da Polícia Militar para garantir a segurança da estudante.
  • C notificar os responsáveis legais da estudante e solicitar esclarecimentos sobre a situação.
  • D comunicar o caso ao Conselho Tutelar, que avaliará a situação e tomará as medidas cabíveis.
  • E aguardar novas evidências antes de tomar qualquer medida, evitando exposição desnecessária da estudante.

Nem a posse das riquezas, nem a abundância das coisas, nem a obtenção de cargos ou poder produzem a felicidade segundo os epicureus. A felicidade se produz na ausência de dor, na moderação dos afetos e na disposição do espírito em não se preocupar com o que não se pode mudar.

Adaptado de EPICURO. Antologia de textos. São Paulo: Nova Cultural, 1988. (Coleção Os Pensadores), p. 17.

Segundo os epicureus, a verdadeira fonte da felicidade está

  • A na posse de riquezas e na obtenção de poder, pois garantem segurança e prestígio.
  • B no acúmulo de bens materiais e no prazer desenfreado, pois eliminam todas as preocupações.
  • C na ausência de dor, na moderação dos afetos e na tranquilidade da alma diante do incontrolável.
  • D na busca incessante por reconhecimento e status social, pois proporcionam satisfação duradoura.
  • E na submissão total às paixões e aos desejos, pois somente assim se alcança a realização plena.

O ideal do sábio é o equilíbrio que nada pode perturbar, a impassibilidade total. De fato, se as aparências enganam, se tudo é relativo, por que preocupar-se? O ceticismo, em suma, é na origem uma disciplina moral cujo fim é a quietude (ataraxia e apatheia).

NOVAK, Maria da Gloria. Estoicismo e epicurismo em Roma. Letras Clássicas, p. 257-273, 1999. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ letrasclassicas/article/view/73765/77431. Acesso em: 4 abr. 2025.

O verdadeiro ideal do sábio, segundo a corrente ceticista, diz respeito

  • A à busca incessante pela verdade absoluta, pois somente ela pode trazer a paz interior.
  • B ao equilíbrio inabalável e à ausência de perturbações, alcançados por meio da suspensão do juízo.
  • C à acumulação de conhecimento e ao debate constante, pois questionar tudo leva à felicidade.
  • D à emoção intensa e à entrega às paixões, pois somente vivendo plenamente se alcança a ataraxia.
  • E à obediência cega às tradições e aos dogmas, pois a certeza absoluta elimina todas as angústias.