Questões da Prova da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina (SED-SC) - Professor - Inglês - Prova 1 (2015)

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Acerca dos Direitos e Garantias Fundamentais, conforme expressamente exposto na Constituição da República Federativa do Brasil - CRFB/88, pode-se afirmar, exceto:

  • A É inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal.
  • B É plena a liberdade de associação para fins lícitos, inexistindo vedações.
  • C É livre a locomoção no território nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens.
  • D Todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente.
  • E No caso de iminente perigo público, a autoridade competente poderá usar de propriedade particular, assegurada ao proprietário indenização ulterior, se houver dano.

Sobre a diversidade em sala de aula observa-se que “o 'normal e o estigmatizado' não são pessoas concretas, mas perspectivas que são geradas em situações sociais. Assim, nenhuma diferença é em si mesma vantajosa ou desvantajosa, pois a mesma característica pode mudar sua significação dependendo dos diversos olhares que se lançam sobre ela."
Proposta Curricular de SC - Abordagem as diversidades no processo pedagógico.
Nesse sentido o docente deve, exceto:

  • A Desconstruir a seletividade que busca a homogeneidade dos alunos no processo ensino e aprendizagem.
  • B Produzir, com os alunos relações que não permitam a criação dos estigmas.
  • C Avaliar a aprendizagem de forma homogênea para todos os estudantes, e assim ser justo.
  • D Trabalhar pelo potencial e não pelo limite dos alunos, independente de serem pessoas com deficiências.
  • E Ter atitude investigadora frente aos limites dos alunos, buscando os melhores métodos para que se apropriem dos conhecimentos desejados.

According to the text, what are the disadvantages of mobile and social media for teens?

  • A Proximidade com o parceiro, ciúmes e comportamento problemático.
  • B Inveja, término de relacionamentos, comportamento problemático.
  • C Inveja, término de relacionamentos e encontros indesejáveis.
  • D Ciúmes, intromissões e comportamento problemático.
  • E Insegurança no relacionamento, inveja e encontros indesejáveis.

Currículo, grade curricular, disciplinas, conteúdos, conhecimentos são inúmeras expressões (e também ações) que fazem parte do cotidiano nas escolas que são consideradas 'naturais', ou seja, raramente objeto de estudo e reflexão nos seus aspectos históricos e conceituais.
Considerando os pressupostos da Proposta Curricular de Santa Catarina, qual a melhor concepção de currículo?

  • A O currículo está implicado em relações de poder, transmite visões sociais particulares e interessadas, produz identidades individuais e sociais particulares.
  • B O currículo significa prescrição do percurso educacional seus programas e atividades.
  • C É o conjunto de disciplinas e atividades, organizado com o objetivo de possibilitar que seja alcançada uma meta proposta e fixada em função de um planejamento educativo.
  • D Rol de atividades sobre a organização da escola e a condução da aprendizagem.
  • E Unidade, ordem e sequência que a escola autonomamente elege para um curso.

What´s the role of "do" in the sentence “Teenagers rarely meet online but do use technology for flirting, asking out, meeting up and parting".

  • A Questionar o fato de os adolescentes utiliza-rem os recursos tecnológicos para paquerar, convi-dar para sair, marcar encontros e terminar relacionamentos.
  • B Enfatizar a ideia de que os adolescentes realmente usam os recursos tecnológicos para paquerar, convidar para sair, marcar encontros e terminar relacionamentos.
  • C Formar a locução adverbial "fazer uso" com o verbo "use".
  • D Reforçar a ideia de que os adolescentes ra-ramente utilizam os recursos tecnológicos para pa-querar, convidar para sair, marcar encontros e ter-minar relacionamentos.
  • E Está incorreto o uso do "do" nesta sentença.