Prova da Prefeitura de São Paulo - Analista de Planejamento e Desenvolvimento Organizacional Tecnologia da Informação e Comunicação - FCC (2025) - Questões Comentadas

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No texto, Antonio Candido destaca

  • A o surgimento do movimento pelos direitos humanos como resquício de retrocessos históricos, sugerindo que tal movimento sobrepuja a barbárie.
  • B o retrocesso histórico dos dias de hoje, sugerindo que o movimento pelos direitos humanos prescinde dos valores civilizatórios de épocas passadas.
  • C a oposição entre barbárie e civilização, sugerindo que o movimento pelos direitos humanos, ao tentar promover uma igualdade utópica, ignora essa dualidade.
  • D a coexistência paradoxal entre a barbárie e o ápice da civilização, sugerindo que o movimento pelos direitos humanos se insere nessa tensão.
  • E a negação da barbárie por parte dos que defendem os valores do progresso civilizatório, sugerindo que o movimento pelos direitos humanos ratifica esta mesma negação.
Todos sabemos que a nossa época é profundamente bárbara, embora se trate de uma barbárie ligada ao máximo de civilização.

Considerando as relações de sentido, sem que nenhuma outra alteração seja feita na frase, o termo sublinhado pode ser substituído por:
  • A conquanto.
  • B conforme.
  • C portanto.
  • D porquanto.
  • E contudo.

O autor estabelece um contraste entre as expressões possibilidade real e

  • A traço sinistro.
  • B grandes desarmonias.
  • C verificação desalentadora.
  • D meios materiais.
  • E simples utopia.

O poema

  • A critica a solidão advinda do excesso de conexões.
  • B encoraja a tentativa de controle do tempo.
  • C ressalta que a colaboração entre as pessoas é essencial.
  • D destaca que as relações humanas são frágeis.
  • E enaltece a intervenção humana nos fenômenos da natureza.
que com muitos outros galos se cruzem

O verbo flexionado nos mesmos tempo e modo que à destacado no trecho acima está também destacado em:
  • A ele precisará sempre de outros galos
  • B De um que apanhe esse grito
  • C E se encorpando em tela
  • D Um galo sozinho não tece uma manhã
  • E que, tecido, se eleva por si: luz balão