Questões de Conjunções: Relação de causa e consequência (Português)

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Na seguinte passagem do texto “Entretanto, o encantamento diante de um livro não é apenas para aqueles que se dedicam a também fazê-los.”, a palavra “entretanto” insere uma ideia de

  • A adversidade.
  • B alternância.
  • C conclusão.
  • D explicação.
  • E proporção.

Segundo dados do Ministério, no Brasil, apenas 1,8% da população adulta faz doações regulares de sangue” (3º parágrafo). O segmento destacado expressa:

  • A causalidade.
  • B conclusão.
  • C condição.
  • D proporcionalidade.
  • E conformidade.

No texto 8A2-I, pertencem à mesma classe de palavras os vocábulos

  • A “Se” (segundo período) e “si” (primeiro período).
  • B “porque” (terceiro período) e “quem” (último período).
  • C “completa” (primeiro período) e “encontro” (terceiro período).
  • D “promontório” (segundo período) e “próprio” (segundo período).
  • E “Nenhum” (primeiro período) e “todo” (primeiro período).

As conjunções são palavras que servem para relacionar duas orações ou dois termos semelhantes da mesma oração. Assinale a alternativa que estabelece uma relação INCORRETA entre a conjunção destacada e sua classificação.

  • A Comeu e bebeu durante toda a festa – conjunção aditiva.
  • B Fabiana realizou a tarefa conforme a orientação de seu chefe – conjunção conformativa.
  • C Ou ele casa ou ela vai romper o namoro – conjunção conclusiva.
  • D Agradeceu o presente, mas não gostou dele – conjunção adversativa.
  • E Viveu toda a vida na casa, portanto não queria se mudar – conjunção conclusiva.

No trecho “Essa sensação de alienação pode levar a uma diminuição da confiança nas decisões tomadas em seu nome, mesmo que essas decisões sejam baseadas em análises robustas e imparciais” (parágrafo 5), a conjunção que apresenta o mesmo valor semântico que mesmo que é

  • A portanto
  • B contanto
  • C enquanto
  • D porquanto
  • E conquanto