Questões comentadas das provas da UFSC

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Em se tratando da Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011, que regula o acesso a informações, assinale a alternativa correta.

  • A A pessoa física que detiver informações em virtude de vínculo de qualquer natureza com o poder público e deixar de observar o disposto na Lei estará sujeita à rescisão do vínculo com o poder público.
  • B A divulgação de informações pessoais pode ser acessada por terceiros por previsão legal ou consentimento expresso da pessoa a que elas se referirem. Esse consentimento poderá ser dispensado para realização de pesquisas científicas de evidente interesse geral, previstos em lei, com a identificação da pessoa a que as informações se referirem.
  • C A restrição de acesso à informação relativa à vida privada, honra e imagem de pessoa poderá ser invocada com o intuito de prejudicar processo de apuração de irregularidades em que o titular das informações estiver envolvido, bem como em ações voltadas para a recuperação de fatos históricos de maior relevância.
  • D Os órgãos e as entidades públicas respondem diretamente pelos danos causados em decorrência da utilização indevida de informações sigilosas ou pessoais, cabendo a apuração de responsabilidade funcional nos casos de dolo ou culpa. O disposto neste artigo não se aplica à pessoa física que, em virtude de vínculo de qualquer natureza com órgãos ou entidades, tenha acesso às informações e as submeta a tratamento indevido.
  • E O servidor público pode ser responsabilizado civil, penal ou administrativamente por dar ciência à autoridade superior para apuração de informação concernente à prática de crimes ou improbidade de que tenha conhecimento, ainda que em decorrência do exercício de cargo, emprego ou função pública.

Numere a ordem dos períodos, de modo que assegure coesão e coerência ao parágrafo. Em seguida, assinale a alternativa com a sequência numérica correta de cima para baixo.


( ) Já no que se refere aos não especialistas, a língua é vista como um conjunto de regras normativas que determinam o seu uso correto.


( ) Uma delas, já apontada por vários linguistas, é o não discernimento entre um sistema de regras, que caracteriza toda e qualquer língua ou variedade de língua, e um conjunto de normas de bem falar e escrever.


( ) Qualquer pessoa com alguma formação no campo dos estudos linguísticos sabe que a palavra “gramática” comporta muitos sentidos e algumas confusões.


( ) Por isso, essa visão se sustenta, predominante entre leigos, em virtude da associação de aspectos da vida prática institucionalmente administrada com ensinamentos obtidos na escola.


( ) Este último, ao limitar-se à chamada escrita culta formal, leva a identificar a fixação de aspectos da língua falada por uma faixa específica da população ‒ nem sempre consistentemente descritos – com a própria língua, identificação que, segundo essa abordagem, justificaria a preocupação prescritiva do gramático.


Disponível em: http://www.scielo.edu.uy/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2079-312X2014000200012. [Adaptado].

  • A 1 – 5 – 4 – 2 – 3
  • B 4 – 3 – 1 – 2 – 5
  • C 2 – 3 – 1 – 5 – 4
  • D 4 – 2 – 1 – 5 – 3
  • E 1 – 5 – 3 – 2 – 4
Texto 2
Caso Boate Kiss: recurso contra anulação de condenações chega ao STF
Por Fernanda Vivas, g1 ‒ Brasília 03/04/2024
O recurso do Ministério Público Federal contra a decisão que anulou a condenação de quatro réus pela tragédia da Boate Kiss, em Santa Maria (RS), chegou ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quarta-feira (3). O caso chegou ao Supremo após a decisão do ministro Og Fernandes, do Superior Tribunal de Justiça. Em março, o ministro concluiu que o pedido poderia ser admitido e encaminhado à Corte. O recurso propõe a discussão de temas constitucionais, como a plenitude de defesa e a soberania das decisões do júri, além do devido processo legal. O pedido ainda não foi distribuído a um relator. Caberá a este ministro, quando escolhido, tomar as primeiras providências em relação ao processo. Incêndio O incêndio na casa de shows, em janeiro de 2013, causou a morte de 242 pessoas e deixou feridas outras 636. Em dezembro de 2021, o tribunal do júri condenou Elissandro Callegaro Spohr a 22 anos e seis meses de reclusão; Mauro Londero Hoffmann, a 19 anos e seis meses; e Marcelo de Jesus dos Santos e Luciano Augusto Bonilha Leão, ambos à pena de 18 anos.
Disponível em: https://g1.globo.com/politica/noticia/2024/04/03/caso-boate-kiss-recurso-contra-anulacao-de-condenacoes-chega-ao-stf.ghtml.
A informação principal do texto 2 é:
  • A o incêndio ocorrido na Boate Kiss, que causou a morte de 242 pessoas e feriu outras 636.
  • B a decisão questionável que anulou a condenação de quatro réus pela tragédia da Boate Kiss, em Santa Maria (RS).
  • C a interposição de recurso à decisão que anulou a condenação de quatro réus pela tragédia da Boate Kiss.
  • D a disputa de poder entre o Supremo Tribunal de Justiça e o Supremo Tribunal Federal.
  • E a protelação da justiça para punição dos responsáveis pela tragédia da boate Kiss.
Texto 1
Circuito Fechado
Chinelos, vaso, descarga. Pia, sabonete. Água. Escova, creme dental, água, espuma, creme de barbear, pincel, espuma, gilete, água, cortina, sabonete, água fria, água quente, toalha. Creme para cabelo, pente. Cueca, camisa, abotoaduras, calça, meias, sapatos, gravata, paletó. Carteira, níqueis, documentos, caneta, chaves, lenço, relógio, maço de cigarros, caixa de fósforos. Jornal. Mesa, cadeiras, xícara e pires, prato, bule, talheres, guardanapo. Quadros. Pasta, carro. Cigarro, fósforo. Mesa e poltrona, cadeira, cinzeiro, papéis, telefone, agenda, copo com lápis, canetas, bloco de notas, espátula, pastas, caixas de entrada, de saída, vaso com plantas, quadros, papéis, cigarro, fósforo. Bandeja, xícara pequena. Cigarro e fósforo. Papéis, telefone, relatórios, cartas, notas, vales, cheques, memorandos, bilhetes, telefone, papéis. Relógio. Mesa, cavalete, cinzeiros, cadeiras, esboços de anúncios, fotos, cigarro, fósforo, bloco de papel, caneta, projetor de filmes, xícara, cartaz, lápis, cigarro, fósforo, quadro-negro, giz, papel. Mictório, pia, água. Táxi. Mesa, toalha, cadeiras, copos, pratos, talheres, garrafa, guardanapo, xícara. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Escova de dentes, pasta, água. Mesa e poltrona, papéis, telefone, revista, copo de papel, cigarro, fósforo, telefone interno, externo, papéis, prova de anúncio, caneta e papel, relógio, papel, pasta, cigarro, fósforo, papel e caneta, telefone, caneta e papel, telefone, papéis, folheto, xícara, jornal, cigarro, fósforo, papel e caneta. Carro. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Paletó, gravata. Poltrona, copo, revista. Quadros. Mesa, cadeiras, pratos, talheres, copos, guardanapos. Xícaras. Cigarro e fósforo. Poltrona, livro. Cigarro e fósforo. Televisor, poltrona. Cigarro e fósforo. Abotoaduras, camisa, sapatos, meias, calça, cueca, pijama, chinelos. Vaso, descarga, pia, água, escova, creme dental, espuma, água. Chinelos. Coberta, cama, travesseiro.
RAMOS, R. Circuito fechado. São Paulo: Globo, 2012.
Com base no texto 1, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa com a sequência correta de cima para baixo.
( ) O texto retrata objetos presentes na rotina de um dia na vida de uma pessoa.
( ) A conexão semântica entre as partes do texto é estabelecida por mecanismos de coesão referencial.
( ) A coerência do texto é alcançada pela sequência entre a semântica das palavras, que produz sentido de unidade à narrativa acerca do cotidiano de alguém.
( ) A progressão textual é marcada pela sequência de ações descritas desde levantar da cama pela manhã até retornar para ela à noite.
( ) A relação entre as palavras é estabelecida sempre por vírgulas.
( ) Por inferência, depreende-se que se trata do dia a dia de um homem fumante que trabalha em uma agência de publicidade.
  • A V ‒ F ‒ V ‒ F ‒ V ‒ F
  • B V ‒ F ‒ V ‒ F ‒ F ‒ V
  • C V ‒ F ‒ V ‒ V ‒ F ‒ V
  • D F ‒ V ‒ F ‒ F ‒ V ‒ F
  • E F ‒ V ‒ F ‒ V ‒ F ‒ V

Texto 4

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Disponível em: https://bancodolixoreciclavel.webnode.page/album/galeria-de-fotos-novidades/cartaz-loga-p-jpg1.


Com base no texto 4 e na variedade padrão da língua escrita, assinale a alternativa correta.

  • A Os dois pontos introduzem uma expressão redundante, cuja função é enfatizar a importância da coleta seletiva.
  • B A forma “FAÇA” está flexionada na segunda pessoa do imperativo afirmativo, referindo-se ao leitor
  • C A oração “O LIXO É SEU” deixa subentendida a palavra empecilho, considerando a impossibilidade de conciliar “LIXO” com “UM MUNDO MELHOR”.
  • D O pronome possessivo “SEU” remete a um interlocutor identificado.
  • E O termo “MELHOR” está flexionado no grau comparativo de superioridade, comparando o mundo atual com um mundo possível.