Questões de Coesão e coerência (Português)

Limpar Busca
"Ao ler as patentes e pesquisar, percebemos que havia mulheres com ideias inovadoras e variadas invenções. Algumas delas foram brasileiras, como uma inventora que criou uma caixa para separar gordura." (L.22-25)
Assinale a alternativa em que, alterando-se o segmento sublinhado no período acima, manteve-se adequação à norma culta. Não leve em conta as alterações de sentido
  • A haverão mulheres com ideias inovadoras e variadas invenções
  • B deve existir mulheres com ideias inovadoras e variadas invenções
  • C hão de existir mulheres com ideias inovadoras e variadas invenções
  • D podem haver mulheres com ideias inovadoras e variadas invenções
No início do século 20, quando as mulheres ainda não tinham direito ao voto, dezoito delas, entre brasileiras e estrangeiras, deram entrada no Brasil ao processo de patente para seus inventos, que perpassavam diferentes campos tecnológicos possíveis à época e também visavam facilitar as tarefas cotidianas. (L.1-6)

Assinale a alternativa em que a alteração do segmento sublinhado no período acima tenha sido feita de acordo com a norma culta, independentemente de alteração do sentido original.
  • A visavam a facilitação das tarefas cotidianas
  • B visavam a tarefas cotidianas mais fáceis
  • C visavam à tarefas cotidianas mais fáceis
  • D visavam à facilitação das tarefas cotidianas

A coerência de um texto é construída também por meio de retomadas, de tipos variados, de outros elementos.

Assinale a opção em que a retomada do termo sublinhado é feita por meio de um elemento de classe gramatical diferente dos demais.

  • A No verão ou no inverno, quem deixa o seu lugar, perde-o.
  • B Poucos prazeres há aos quais o homem possa entregar-se tão inocentemente como o de ganhar dinheiro.
  • C Mas é bonito ver o que o dinheiro é capaz de fazer.
  • D Um contrato verbal não vale o papel no qual está escrito.
  • E No fundo das gavetas encontram-se segredos importantes de família e aí também nos deparamos com fotos antigas.

Leia o trecho destacado a seguir.

E sei que a poesia está para a prosa Assim como o amor está para a amizade E quem há de negar que esta lhe é superior?

A observação dos elementos coesivos destacados no trecho indica que

  • A a poesia é superior ao amor.
  • B a poesia é superior à prosa.
  • C a amizade é superior ao amor.
  • D a prosa é superior à amizade.

Sobre a organização do sexto parágrafo, é correto afirmar que a ideia central está

  • A explícita no primeiro período, em que o autor estabelece uma sequência de informações, cuja ordem é invertida ao longo do desenvolvimento do parágrafo.
  • B explícita no primeiro período, em que o autor estabelece uma sequência de informações, cuja ordem é mantida ao longo do desenvolvimento do parágrafo.
  • C implícita e o autor estabelece uma sequência de informações, cuja ordem é invertida ao longo do desenvolvimento do parágrafo.
  • D implícita e o autor estabelece uma sequência de informações, cuja ordem é mantida ao longo do desenvolvimento do parágrafo.