Questões de Coesão e coerência (Português)

Limpar Busca

... consideram que talvez o principal deles tenha sido a construção do porto de Suape. (início do texto)

O pronome grifado na frase acima substitui corretamente no texto a expressão

  • A de tantos ataques.
  • B dos especialistas.
  • C dos navios.
  • D dos tubarões.
  • E desses fatores.
... porém se acaba de espremer, beberem aquela água só por si ... (final do Texto I)Aquela água citada no Texto I está identificada no Texto II como
  • A macaxeira.
  • B manipueira.
  • C mandioca.
  • D maniva.
  • E aipim.

Analise o seguinte trecho, adaptado de “Vidas Secas” (1938), de Graciliano Ramos: “Sinhá Vitória olhava para as folhas secas que o vento amontoava no terreiro. Pensava no filho mais velho, que andava longe. O menino ficara com os padrinhos para aprender a ler e a escrever. Às vezes, Sinhá Vitória se lembrava dele e ficava imaginando como estaria”. Com base no trecho e de acordo com os estudos sobre mecanismos de coesão e coerência textual, assinale a alternativa correta.

  • A O uso do artigo definido em “no filho mais velho” estabelece coesão referencial, retomando menção prévia ao personagem no trecho.
  • B O emprego do advérbio “às vezes” cria relação de causalidade, indicando o motivo de Sinhá Vitória imaginar como estava o filho.
  • C O verbo em “como estaria” tem função catafórica, antecipando o referente “o filho mais velho”.
  • D A repetição do termo “Sinhá Vitória” configura coesão lexical por repetição, reforçando a personagem como foco temático.
  • E A expressão “andava longe” indica coerência sequencial conclusiva, derivada do fato de Sinhá Vitória estar olhando para as folhas.

Considere os enunciados:

Pessoas idosas ficam à mercê de interferências, e as interferências tornam as pessoas idosas mais vulneráveis e dependentes de outras pessoas. É comum que familiares agridam as pessoas idosas.

Há muitas incongruências em nossa relação com a velhice, e um novo livro de ficção pretende denunciar as incongruências.

A reescrita dos trechos neles destacados, com emprego de elementos de coesão, segue a norma-padrão, respectivamente, em:

  • A … essas as tornam … agridam-nas … denunciá-las
  • B … essas lhes tornam … as agridam … denunciar-lhes
  • C … estas tornam-nas … agridam elas … denunciá-las
  • D … essas tornam a elas … agridam-nas … a elas denunciar
  • E … estas as tornam … as agridam … denunciar-lhes

De acordo com Koch e Elias (Ler e escrever: estratégias de produção textual, 2011), na frase do 1o quadro – eu vi que não adiantava chorar sobre o leite derramado, doutora. –, o termo destacado deve ser analisado como

  • A um pronome catafórico.
  • B um pronome anafórico.
  • C uma conjunção adversativa.
  • D uma marca de oralidade na escrita.
  • E um índice de expressão nominal indefinida.