Questões comentadas das provas da IBAM

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Sobre o emprego dos pronomes presentes na frase: "Todos cuidam de todos, com um canto da mirada atenta às reações dos demais comensais", assinale a alternativa correta.

  • A O pronome "todos" é um pronome indefinido em ambas as ocorrências, expressando uma ideia de totalidade ou abrangência.
  • B O termo "dos demais" contém um pronome possessivo que estabelece a ideia de pertencimento em relação aos comensais mencionados.
  • C O primeiro pronome "todos" é um pronome demonstrativo que generaliza o sujeito, enquanto o segundo "todos" funciona como um pronome pessoal reflexivo.
  • D O pronome "se" implícito na frase seria classificado como pronome reflexivo, reforçando a ideia de que os sujeitos da oração atuam sobre si mesmos.

Considerando os elementos discursivos presentes no texto e a maneira como o autor utiliza estratégias linguísticas para caracterizar o comportamento cultural de um povo, é correto afirmar que:

  • A no trecho "Aqui não se come com os olhos, mas a partir do senso de responsabilidade", a escolha lexical revela uma crítica direta à falta de solidariedade, presente em outras culturas, quanto ao desperdício alimentar.
  • B o autor, ao comparar a geladeira mineira a um purgatório, utiliza uma metáfora para enfatizar a relação emocional dos mineiros com a comida, retratando o valor simbólico do alimento em Minas Gerais.
  • C a superstição mencionada no texto serve exclusivamente como uma justificativa lógica para o comportamento do mineiro nos restaurantes, reforçando a racionalidade econômica dessa atitude.
  • D a valorização do reaproveitamento alimentar no cotidiano mineiro reflete-se tanto na manutenção de restos de comida em casa quanto na recusa de qualquer desperdício em ambientes externos, denotando, sobretudo, um traço de avareza cultural.

A obra Encontros e Encantamentos na Educação Infantil aborda a importância do planejamento pedagógico, centrado na criança, e o uso do registro como ferramenta reflexiva no cotidiano educacional. Acerca do assunto, marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas.

(__) O planejamento pedagógico foca na organização de atividades, colocando a criança como ponto de apoio para guiar suas necessidades, mas buscando uma centralidade no professor.
(__) O registro diário tem como objetivo principal documentar erros e acertos dos educadores, sem implicações que interfiram no processo de planejamento futuro.
(__) O planejamento na Educação Infantil deve priorizar um formato burocrático, que garanta uniformidade nos processos pedagógicos.
(__) O planejamento eficaz exige observar, errar, experimentar e criar estratégias que coloquem a criança como protagonista do processo educativo.

A sequência está correta em:

  • A F − F − V − V.
  • B F − F − F − V.
  • C V − F − F − F.
  • D V − V − V − V.

Analise a concordância verbal e nominal na frase:

"Aliás, a porção para uma pessoa é, na verdade, para uma pessoa e meia."

Assinale a alternativa que explica corretamente a relação entre os elementos envolvidos na concordância dessa frase.

  • A A concordância verbal é feita no singular, pois o sujeito da oração, "a porção para uma pessoa", está no singular, enquanto a concordância nominal respeita a flexão do termo "meia", que concorda com "pessoa".
  • B A concordância verbal e nominal está incorreta, pois "meia" deveria flexionar-se para concordar com o substantivo "pessoa", e o verbo "é" deveria estar no plural para indicar a ideia de pluralidade implícita.
  • C A concordância verbal no singular justifica-se porque o núcleo do sujeito, "porção", é singular, e a concordância nominal de "meia" permanece invariável, pois está em função adverbial.
  • D O verbo "é" concorda no singular com o núcleo do sujeito "a porção", enquanto o termo "meia" está no singular porque se refere a uma fração e não exige flexão de gênero.

Considere a frase retirada do texto "Comida é dinheiro vivo", de Fabrício Carpinejar:

"Será uma maldição de penúria para três gerações de sua árvore genealógica."

Sobre as palavras destacadas na frase (penúria, árvore, genealógica, será, e três), analise as regras de acentuação gráfica e assinale a alternativa cuja regra esteja incorreta.

  • A A palavra penúria é acentuada por ser uma paroxítona terminada em ditongo crescente (proparoxítona aparente).
  • B A palavra três é acentuada por ser uma oxítona terminada em "e", o que a inclui na regra das oxítonas terminadas em "a", "e", "o", seguidas ou não de s.
  • C As palavras genealógica e árvore recebem acento gráfico por serem proparoxítonas, e todas as proparoxítonas são acentuadas pela norma gramatical.
  • D A palavra será é acentuada por ser uma oxítona terminada em "a", o que a inclui na regra das oxítonas terminadas em "a", "e", "o", seguidas ou não de s.