Questões comentadas das provas da IBAM

Limpar Busca

No que diz respeito às ferramentas Google, elas são conceituadas como soluções criadas para uso pessoal ou corporativo dos usuários, tendo como foco a automação e a simplificação de processos em diferentes áreas, desde comunicação, colaboração e marketing até desenvolvimento web e análise de dados, todos integrando o Google Workspace. Entre as ferramentas, duas são descritas a seguir.
I. foi criada para realização de videoconferências, funcionando de maneira gratuita com limitação de uma hora na reunião e permitindo o acesso de até 100 pessoas. Ao usar o aplicativo, é possível compartilhar tela, usar o chat, modificar o plano de fundo e acessar outras funções. É possível utilizar um dos planos pagos para ter acesso a mais horas de reunião ou permitir o acesso de mais pessoas. Entre as vantagens dessa ferramenta, vale destacar a segurança e a facilidade de acesso.
II. consiste em um recurso de armazenamento em nuvem, tendo uma versão gratuita, que oferece 15 GB de espaço aos usuários, havendo a possibilidade de compra de pacotes adicionais ou assinar o serviço junto a outros recursos por meio do Google Workspace. Com esta ferramenta, pode-se criar arquivos em diferentes formatos, como documento, planilha, formulários e apresentações. Para garantir mais praticidade, vale a pena baixar o recurso de sincronização e manter uma pasta no computador para acessar os arquivos sem depender do navegador da internet.
As ferramentas descritas são chamadas, respectivamente, de Google:

  • A Meet e Drive
  • B Team e Drive
  • C Meet e Gemini
  • D Team e Gemini

As etapas da receita orçamentária podem ser resumidas em: previsão, lançamento, arrecadação e recolhimento. Em conformidade com o MCASP, a alternativa que apresenta corretamente a definição da etapa de previsão é a seguinte:

  • A é o planejamento das transferências dos valores arrecadados à conta específica do Tesouro, responsável pela administração e controle da arrecadação e pela programação financeira, observando-se o princípio de caixa
  • B corresponde à previsão de entrega dos recursos devidos ao Tesouro pelos contribuintes ou devedores, por meio dos agentes arrecadadores ou instituições financeiras autorizadas pelo ente
  • C é a previsão da repartição competente, que verifica a procedência do crédito fiscal e a pessoa que lhe é devedora e inscreve o débito desta, situando-se no contexto de constituição do crédito tributário
  • D é a previsão de arrecadação da receita orçamentária constante da Lei Orçamentária Anual (LOA), resultante de metodologias de projeção usualmente adotadas, observadas as disposições constantes na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF)

A Constituição Federal de 1988 introduziu no ordenamento jurídico o Plano Plurianual (PPA) e a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Sobre o PPA, a LDO e a LOA, conforme entendimento da CF/88 e da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), é verdadeira a seguinte afirmativa:

  • A a LDO deve dispor sobre alterações na legislação tributária e estabelecer limites para a expansão das despesas obrigatórias de caráter continuado
  • B a LDO é responsável por orientar a elaboração da LOA, incluindo a definição de metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte, e pode ajustar o conteúdo do PPA
  • C a LOA contém a previsão de receitas e a fixação de despesas para o exercício financeiro anual, sendo um documento de execução orçamentária desvinculado do PPA e da LDO
  • D o PPA é elaborado no primeiro ano de mandato e se inicia no mesmo ano, abrangendo um período de cinco anos

Conforme definição do MCASP, a atualização monetária, os juros, as multas e os outros encargos moratórios incidentes sobre os créditos inscritos em dívida ativa, previstos em contratos ou normativos legais, devem ser incorporados ao valor original inscrito de acordo com o regime de competência. A alternativa que demonstra os lançamentos do registro dos juros e encargos de mora incidentes sobre o crédito inscrito em dívida ativa de natureza patrimonial é a seguinte:

  • A D 7.3.2.x.x.xx.xx Controle da Inscrição de Créditos em Dívida AtivaC 8.3.2.3.x.xx.xx 5.2.3. Créditos Inscritos em Dívida Ativa a Receber
  • B D 1.2.1.1.x.xx.xx Créditos a Longo Prazo – Dívida AtivaC 4.4.2.x.x.xx.xx Juros e Encargos de Mora
  • C D 6.2.1.1.x.xx.xx Receita a RealizarC 6.2.1.2.x.xx.xx Receita Realizada
  • D D 7.2.1.1.x.xx.xx Controle da Disponibilidade de RecursosC 8.2.1.1.1.xx.xx Disponibilidade por Destinação de Recursos (DDR)

Uma entidade adquirente deve contabilizar cada aquisição aplicando o método de contabilização da aquisição, que consiste na identificação do adquirente, na determinação da data de aquisição, no reconhecimento e mensuração dos ativos adquiridos e dos passivos assumidos, além do ágio por expectativa de rentabilidade futura, do ganho ou da perda na aquisição. A aplicação do método de contabilização da aquisição exige:

  • A determinação da data da aquisição
  • B identificação do fabricante
  • C reconhecimento e mensuração dos ativos assumidos e dos passivos adquiridos
  • D reconhecimento e mensuração do Goodwill, excetuando o ganho ou a perda na aquisição