Questões comentadas das provas da IBAM

Limpar Busca

O propósito da avaliação é garantir o sucesso do processo; ela é a parceira no sentido de encontrar o melhor resultado do curso de uma ação. Atualmente, a avaliação é inclusiva e seus resultados nos permitem tomar decisões em relação  à caminhada no processo ensino-aprendizagem. Das alternativas abaixo, aquela que apresenta os três tipos de funções da avaliação do processo ensino-aprendizagem é:

  • A determinante, descritiva e diagnóstica
  • B diagnóstica, formativa e somativa
  • C estruturada, formativa e descritiva
  • D descritiva, estruturada e somativa

No Mapa de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, o Município faz parte da Região Turística denominada:

  • A Caminhos
  • B Serra Verde Imperial
  • C Caminhos Coloniais
  • D Baixada Fluminense

No nosso cotidiano sempre estamos, planejando, e não seria diferente no ambiente escolar. Nele definimos metas e estratégias para desenvolver as competências é habilidades dos estudantes. Um planejamento que acontece na escola constitui-se numa estratégia de trabalho, em que todos, com seu saber próprio, com sua consciência, com sua adesão específica, organizam seus problemas, suas ideias, seus ideais, seu conhecimento da realidade, suas propostas e suas ações. Todos crescem juntos, transformam e criam a realidade em proveito de todos e com o trabalho coordenado. Todos dentro da escola e no entorno dela cooperam. Estamos falando do seguinte tipo de planejamento:

  • A cooperativo
  • B estratégico
  • C participativo
  • D específico

Durante o crescimento da criança vários desenvolvimentos acontecem. Um deles representa la evolução da criança no processamento das informações no cérebro, À medida que cresce, ela vai se tornando mais capaz de adquirir, fixar e utilizar conhecimentos nas situações do seu dia a dia O desenvolvimento descrito é o:

  • A cognitivo
  • B afetivo
  • C motor
  • D perceptivo

Nos dias atuais, o professor deve ser crítico e reflexivo diante do conhecimento dos diferentes componentes curriculares e suas respectivas áreas de conhecimento. No seu dia a dia escolar, deve desenvolver ações intencionais para estimular o aprendizado e o interesse do estudante. Essas ações são práticas denominadas:

  • A institucionais
  • B pedagógicas
  • C corporativas
  • D instrucionais