Questões de Tipos de Comunicação (Atendimento ao Público)

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Ferramentas de comunicação online, como chats corporativos, estão cada vez mais presentes na rotina de quem atende o público. Indique a alternativa CORRETA que demonstra um uso inteligente dessas ferramentas:

  • A Criar um grupo único com todos os assuntos misturados, sobrecarregando de recados e dificultando a localização de dados importantes.
  • B Manter conversas exclusivas e secretas, bloqueando o acesso do gestor, para garantir informalidade absoluta.
  • C Enviar apenas emojis e figuras sem texto, achando que a equipe compreenderá a intenção.
  • D Definir salas de conversa por assunto ou projeto, indicar claramente o que é esperado de cada mensagem e arquivar materiais de acordo com cada tema.

A comunicação no local de trabalho é essencial para que a empresa consiga atingir seu objetivo principal, seja ela do primeiro (administração pública), segundo (empresas com fins lucrativos) ou terceiro (instituições sem fins lucrativos) setor da sociedade. Em relação às categorias de comunicação nas organizações, divididas em operacional interna, operacional externa e interpessoal, analise as proposições a seguir.

I- A comunicação que acontece dentro da instituição direcionada à administração e condução do negócio é compreendida como do tipo operacional interna.
II- Para que seja caracterizada a comunicação do tipo operacional interna, as mensagens devem ocorrer de forma presencial entre os funcionários, pois, caso aconteça a interação por meio de redes de computadores, como, por exemplo, o uso de e-mails, passa a ser do tipo operacional externa.
III- Em uma organização, existe a divisão por níveis de planejamento para a condução apropriada das atividades, e nem toda comunicação ou troca de mensagens ocorre no nível operacional. Outro tipo é a comunicação interpessoal, que contribui para a geração de um bom clima organizacional, e ajuda a criar e a manter relações relevantes, pois está ligada à troca de informações e sentimentos entre as pessoas.
IV- A comunicação do tipo operacional externa é aquela em que a empresa troca mensagens com seu público, como fornecedores, empresas de serviços, clientes, agências governamentais, dentre outros.

É CORRETO o que se afirma apenas em:

  • A I, III e IV.
  • B II.
  • C II e III.
  • D I, II e IV.
  • E III.

Considerando as características e funcionalidades do correio de voz virtual, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:

  • A O correio de voz virtual permite a personalização da saudação, mas não oferece a funcionalidade de notificações por e-mail sobre novas mensagens gravadas.
  • B Uma das vantagens do correio de voz virtual é que ele centraliza a gestão das chamadas não atendidas, permitindo o acesso remoto às mensagens, desde que haja conexão com a internet.
  • C O serviço de correio de voz virtual é amplamente oferecido por todas as operadoras de VoIP, sendo uma funcionalidade padrão em todos os planos.
  • D O correio de voz virtual não é aplicável para empresas de pequeno porte, sendo destinado exclusivamente a grandes corporações que necessitam de recursos avançados de atendimento.
  • E No correio de voz virtual, as mensagens gravadas podem ser acessadas apenas por meio de dispositivos móveis, não sendo possível o acesso via plataforma web.

O ambiente organizacional abrange um fluxo amplo e complexo de dados e informações. Dessa forma, ao direcionar o discurso para os meios de comunicação interna, torna-se inevitável compreender que só ocorrerá, efetivamente, a comunicação se o receptor entender a mensagem enviada pelo emissor. Considerando que a comunicação interna pode ser, também, não verbal, assinale a alternativa CORRETAque representa a forma de comunicação não verbal chamada de tacêsica ou háptica.

  • A Toque, como um aperto de mão.
  • B Expressão facial, olhar, postura e gestos.
  • C Forma de uso do espaço físico entre as pessoas durante a comunicação, com maior ou menor distância entre elas.
  • D Maneira de vestir, estilo e escolha do tipo de roupa.
  • E Tom, volume e entonação da voz.

Sobre linguagem verbal, assinalar a alternativa CORRETA.

  • A Utiliza-se de signos visuais, como gestos, postura, ilustrações, placas, músicas.
  • B A escrita representa o que falamos de forma exata.
  • C A linguagem verbal se realiza na fala e na escrita; concretiza-se na fala, que se realiza por meio de signos linguísticos.
  • D São exemplos de linguagem verbal as placas de trânsito ou outras sinalizações, que, por meio de imagens, comunicam suas mensagens.