Questões de Teorias e Práticas para o Ensino de História (Pedagogia)

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As disciplinas que sustentavam o currículo do ensino fundamental, nas primeiras décadas do século XX, eram Língua Pátria, Geografia e História do Brasil, tripé de formação do espírito nacionalista e patriótico. A partir da Segunda Guerra Mundial, as ciências físicas, químicas e biológicas, ao lado da matemática, ganharam um status proeminente e passaram a ser consideradas, então, como a viga mestra do saber escolar por possibilitarem uma formação de cunho tecnológico, necessária à vida empresarial. A empresa gera a riqueza da nação, produz empregos, (ou desemprego), distribui dinheiro, produz os objetos do sonho consumista [...].

(Circe Bittencourt, “Capitalismo e cidadania nas atuais propostas curriculares de história”. In: Circe Maria Fernandes Bittencourt (org.) O saber histórico na sala de aula, 1998)

O excerto menciona a

  • A existência de vínculos entre currículos escolares e conjunturas históricas.
  • B preponderância de interesses econômicos na formação de currículos escolares.
  • C aceitação acrítica das ideias dominantes pelos sistemas educacionais secundários.
  • D importância da autonomia escolar nos regimes democráticos e antiditatoriais.
  • E oposição do caráter universalista dos currículos às ideologias governamentais.

O componente curricular História, tal como foi concebido na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), tem como um de seus principais objetivos [...] estimular a autonomia de pensamento e a capacidade de reconhecer que os indivíduos agem de acordo com a época e o lugar em que vivem, de forma a preservar ou transformar seus hábitos e condutas.

(Itatiba (SP). Prefeitura. Secretaria de Educação. Currículo do Ensino Fundamental 2: 6o ao 9o ano/Secretaria de Educação. Itatiba: Secretaria de Educação, 2020. Disponível em: https://www.itatiba.sp.gov.br/templates/midia/secretarias/educacao/ publicacoes/curriculo_ensino_fundamental_ii_6o_ao_9o_ano.pdf)

O excerto refere-se a um dos objetivos da BNCC, cuja aplicação no processo de ensino e aprendizado consiste em desenvolver nos estudantes

  • A a percepção dos comportamentos humanos na história como predominantemente imutáveis.
  • B a certeza da manipulação do saber histórico pelas classes socialmente privilegiadas.
  • C a dúvida sobre a relevância da história para o conhecimento das diversidades sociais.
  • D a noção da melhoria cultural dos povos ao longo dos períodos históricos.
  • E a faculdade de vincular as fontes históricas analisadas às condições tempo-espaciais.

No ensino de História, a avaliação deve estar alinhada às habilidades que se deseja desenvolver nos estudantes, como a análise crítica, a construção de argumentos e a leitura contextualizada de fontes. Nesse sentido, qual alternativa apresenta uma prática avaliativa que está coerentemente alinhada com essas habilidades, superando a avaliação meramente conteudista?

  • A Aplicar uma prova objetiva com questões de múltipla escolha sobre definições e fatos históricos isolados.
  • B Exigir a repetição de conceitos e trechos do livro didático como forma de garantir fidelidade ao conteúdo proposto.
  • C Propor a análise de uma fonte histórica (como uma carta, imagem ou notícia) com base em critérios como autoria, intencionalidade, contexto e possíveis interpretações.
  • D Solicitar que os alunos elaborem uma linha do tempo com os principais eventos de um período histórico, priorizando datas e nomes.

Durante as aulas de História, o desenvolvimento da leitura crítica e da interpretação de textos permite que os alunos compreendam o passado de forma mais reflexiva e contextualizada. Entre os itens abaixo citamos algumas das estratégias adequadas a este processo:

I.Analisar os textos apenas pela quantidade de informações, sem considerar o ponto de vista do autor.
II.Questionar quem produziu o texto, em qual contexto histórico, com qual intenção e relacionar com outras fontes sobre o mesmo tema.
III.Utilizar textos apenas como fonte complementar, sem necessidade de analisá-los profundamente.
IV.Estimular o confronto entre diferentes interpretações históricas para desenvolver o senso crítico dos alunos.

Podemos afirmar que estão corretos:

  • A Apenas os itens II e IV.
  • B Apenas os itens I e IV.
  • C Apenas os itens I e III.
  • D Apenas os itens II e III.

A Pedagogia é a teoria e a prática da educação, e sendo a educação e desta tendo a Didática como parte do processo de educar. O professor, normalmente, é o responsável por criar maneiras de seus alunos acessarem o saber escolar, além de gerenciar de que forma eles irão participar do processo de ensino – aprendizagem. Sobre o processo didático do ensino de história, fundamentos, funções e teorias pedagógicas que substanciam o processo didático, marque a alternativa incorreta:

  • A A matriz disciplinar da história e a busca por compreender dinamicamente as relações de interdependências entre as regras da pesquisa histórica e a historiografia, pretende-se assim demonstrar que o pensamento histórico é uma característica essencial e definidora do gênero humano, que o pensamento histórico instaura-se na carência humana de orientação do agir e do sofrer os efeitos das ações no tempo.
  • B Uma das tipologias das formas de aprendizado histórico pela via da construção narrativa de sentido, nessa forma de aprendizado histórico, o indivíduo adquire o ápice do aprendizado, aprendendo através da aquisição da experiência histórica, a considerar sua autorrelação como dinâmica e temporal. Aprendem a orientar temporalmente suas próprias vidas, ou seja, conseguem estabelecer a simetria entre as experiências do passado e a expectativa de futuro.
  • C Uma função atribuída a didática da história para o aprendizado dos estudos históricos é de investigar a consciência histórica e assim regulá-la normativamente, uma vez que essa consciência trata de um fator primordial e essencial nas identidades humanas, tanto em nível individual como coletivo, ou seja, é uma premissa básica desse estudo a crença de que o conhecimento histórico do passado humano é um elemento fundamental na formação do ser humano.
  • D Entende-se que o principal objetivo do professor de história é produzir uma compreensão crítica e sistematizada das experiências sociais de representação do tempo histórico, ele somente precisa ter a habilidade de dialogar construtivamente com formas mais elaboradas de compreensão da vida humana que são elementares na vida social dos indivíduos e que estão quase sempre vinculadas às concepções religiosas, políticas e morais e que formam a consciência histórica desses indivíduos fornecendo a eles um sentido a partir do qual eles conseguem se identificar.
  • E As culturas na história não são, pois, homogêneas, são portadoras de contradições e conflitos, daí a busca de “metavalores”, critérios de escolha fundamentais, que garantam a racionalidade e a universalidade na formação dos indivíduos. Algumas das pedagogias modernas incorporam a investigação cultural, principalmente as teorias sócio críticas. Orientações pedagógicas vinculadas ao pensamento de Vygotsky acentuam a importância da cultura no desenvolvimento mental e na aprendizagem, bem como das atividades socioculturais compartilhadas em situações de ensino.