A Pedagogia é a teoria e a prática da educação, e sendo a educação e desta tendo a Didática como parte do processo de educar. O professor, normalmente, é o responsável por criar maneiras de seus alunos acessarem o saber escolar, além de gerenciar de que forma eles irão participar do processo de ensino – aprendizagem. Sobre o processo didático do ensino de história, fundamentos, funções e teorias pedagógicas que substanciam o processo didático, marque a alternativa incorreta:
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A A matriz disciplinar da história e a busca por compreender dinamicamente as relações de interdependências entre as regras da pesquisa histórica e a historiografia, pretende-se assim demonstrar que o pensamento histórico é uma característica essencial e definidora do gênero humano, que o pensamento histórico instaura-se na carência humana de orientação do agir e do sofrer os efeitos das ações no tempo.
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B Uma das tipologias das formas de aprendizado histórico pela via da construção narrativa de sentido, nessa forma de aprendizado histórico, o indivíduo adquire o ápice do aprendizado, aprendendo através da aquisição da experiência histórica, a considerar sua autorrelação como dinâmica e temporal. Aprendem a orientar temporalmente suas próprias vidas, ou seja, conseguem estabelecer a simetria entre as experiências do passado e a expectativa de futuro.
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C Uma função atribuída a didática da história para o aprendizado dos estudos históricos é de investigar a consciência histórica e assim regulá-la normativamente, uma vez que essa consciência trata de um fator primordial e essencial nas identidades humanas, tanto em nível individual como coletivo, ou seja, é uma premissa básica desse estudo a crença de que o conhecimento histórico do passado humano é um elemento fundamental na formação do ser humano.
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D Entende-se que o principal objetivo do professor de história é produzir uma compreensão crítica e sistematizada das experiências sociais de representação do tempo histórico, ele somente precisa ter a habilidade de dialogar construtivamente com formas mais elaboradas de compreensão da vida humana que são elementares na vida social dos indivíduos e que estão quase sempre vinculadas às concepções religiosas, políticas e morais e que formam a consciência histórica desses indivíduos fornecendo a eles um sentido a partir do qual eles conseguem se identificar.
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E As culturas na história não são, pois, homogêneas, são portadoras de contradições e conflitos, daí a busca de “metavalores”, critérios de escolha fundamentais, que garantam a racionalidade e a universalidade na formação dos indivíduos. Algumas das pedagogias modernas incorporam a investigação cultural, principalmente as teorias sócio críticas. Orientações pedagógicas vinculadas ao pensamento de Vygotsky acentuam a importância da cultura no desenvolvimento mental e na aprendizagem, bem como das atividades socioculturais compartilhadas em situações de ensino.