Questões de Teorias e Práticas para o Ensino de História (Pedagogia)

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No ensino de História, a avaliação deve estar alinhada às habilidades que se deseja desenvolver nos estudantes, como a análise crítica, a construção de argumentos e a leitura contextualizada de fontes. Nesse sentido, qual alternativa apresenta uma prática avaliativa que está coerentemente alinhada com essas habilidades, superando a avaliação meramente conteudista?

  • A Aplicar uma prova objetiva com questões de múltipla escolha sobre definições e fatos históricos isolados.
  • B Exigir a repetição de conceitos e trechos do livro didático como forma de garantir fidelidade ao conteúdo proposto.
  • C Propor a análise de uma fonte histórica (como uma carta, imagem ou notícia) com base em critérios como autoria, intencionalidade, contexto e possíveis interpretações.
  • D Solicitar que os alunos elaborem uma linha do tempo com os principais eventos de um período histórico, priorizando datas e nomes.

Durante as aulas de História, o desenvolvimento da leitura crítica e da interpretação de textos permite que os alunos compreendam o passado de forma mais reflexiva e contextualizada. Entre os itens abaixo citamos algumas das estratégias adequadas a este processo:

I.Analisar os textos apenas pela quantidade de informações, sem considerar o ponto de vista do autor.
II.Questionar quem produziu o texto, em qual contexto histórico, com qual intenção e relacionar com outras fontes sobre o mesmo tema.
III.Utilizar textos apenas como fonte complementar, sem necessidade de analisá-los profundamente.
IV.Estimular o confronto entre diferentes interpretações históricas para desenvolver o senso crítico dos alunos.

Podemos afirmar que estão corretos:

  • A Apenas os itens II e IV.
  • B Apenas os itens I e IV.
  • C Apenas os itens I e III.
  • D Apenas os itens II e III.

A Pedagogia é a teoria e a prática da educação, e sendo a educação e desta tendo a Didática como parte do processo de educar. O professor, normalmente, é o responsável por criar maneiras de seus alunos acessarem o saber escolar, além de gerenciar de que forma eles irão participar do processo de ensino – aprendizagem. Sobre o processo didático do ensino de história, fundamentos, funções e teorias pedagógicas que substanciam o processo didático, marque a alternativa incorreta:

  • A A matriz disciplinar da história e a busca por compreender dinamicamente as relações de interdependências entre as regras da pesquisa histórica e a historiografia, pretende-se assim demonstrar que o pensamento histórico é uma característica essencial e definidora do gênero humano, que o pensamento histórico instaura-se na carência humana de orientação do agir e do sofrer os efeitos das ações no tempo.
  • B Uma das tipologias das formas de aprendizado histórico pela via da construção narrativa de sentido, nessa forma de aprendizado histórico, o indivíduo adquire o ápice do aprendizado, aprendendo através da aquisição da experiência histórica, a considerar sua autorrelação como dinâmica e temporal. Aprendem a orientar temporalmente suas próprias vidas, ou seja, conseguem estabelecer a simetria entre as experiências do passado e a expectativa de futuro.
  • C Uma função atribuída a didática da história para o aprendizado dos estudos históricos é de investigar a consciência histórica e assim regulá-la normativamente, uma vez que essa consciência trata de um fator primordial e essencial nas identidades humanas, tanto em nível individual como coletivo, ou seja, é uma premissa básica desse estudo a crença de que o conhecimento histórico do passado humano é um elemento fundamental na formação do ser humano.
  • D Entende-se que o principal objetivo do professor de história é produzir uma compreensão crítica e sistematizada das experiências sociais de representação do tempo histórico, ele somente precisa ter a habilidade de dialogar construtivamente com formas mais elaboradas de compreensão da vida humana que são elementares na vida social dos indivíduos e que estão quase sempre vinculadas às concepções religiosas, políticas e morais e que formam a consciência histórica desses indivíduos fornecendo a eles um sentido a partir do qual eles conseguem se identificar.
  • E As culturas na história não são, pois, homogêneas, são portadoras de contradições e conflitos, daí a busca de “metavalores”, critérios de escolha fundamentais, que garantam a racionalidade e a universalidade na formação dos indivíduos. Algumas das pedagogias modernas incorporam a investigação cultural, principalmente as teorias sócio críticas. Orientações pedagógicas vinculadas ao pensamento de Vygotsky acentuam a importância da cultura no desenvolvimento mental e na aprendizagem, bem como das atividades socioculturais compartilhadas em situações de ensino.

Um professor propôs pesquisar o processo de Independência do Brasil, destacando as tensões entre elites locais, Portugal e camadas populares. Alguns alunos enxergam o evento como um simples ato de Dom Pedro I em 1822. Como estimular uma visão mais complexa?

  • A Reduzir o estudo a datas e ícones, reforçando a figura heroica do imperador.
  • B Explicar que a Independência foi involuntária, ocorrendo sem qualquer processo social.
  • C Exagerar a participação militar inglesa, suprimindo atores internos.
  • D Comparar documentos de época (cartas, jornais) e discutir interesses regionais, mobilizações populares e o papel da conjuntura internacional, para mostrar que houve múltiplos atores na ruptura política.

Segundo a BNCC, qual é um dos principais objetivos do ensino de História nas escolas brasileiras?

  • A Decorar datas e eventos históricos;
  • B Desenvolver o senso crítico e a capacidade de argumentação dos alunos;
  • C Ensinar apenas a história do Brasil;
  • D Focar exclusivamente em personagens históricos.