Questões de Teorias e Práticas para o Ensino de História (Pedagogia)

Limpar Busca

Conforme as Diretrizes Curriculares do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Criciúma (2020), referente ao componente curricular de História, “É importante que se entenda que o educando possa construir a definição de um conceito e possa expressar seu significado e consiga diferenciá-lo dos demais conceitos. Segundo Trepart (1995), os conceitos podem ser definidos de diferentes maneiras [...]”. Conceitos que abordam determinadas questões a partir das características indispensáveis à sua definição são considerados conceitos de definições:

  • A Por série.
  • B Essenciais.
  • C Nominais.
  • D Reais.
  • E Descritivas.

Para o senso comum, o aprendiz acumula conhecimentos: ele é um acumulador de conhecimentos; para os behavioristas, o aprendiz modifica de forma duradoura uma ou várias condutas: ele é um transformador de comportamentos; para os cognitivistas oriundos do tratamento da informação, o aprendiz recebe do exterior informações que ele trata de forma ativa: ele é um receptor ativo de informações externas; para os construtivistas, o aprendiz constrói seus conhecimentos em interação com o meio: ele é um criador de conhecimentos.
(Joannaert e Borght, 2002: 204. Apud STAMATTO, 2007.) 

Há uma grande variedade de correntes de pensamento que influenciaram e influenciam o ensino de História e percebe-se que o lugar do aluno no processo didático modifica-se. Em relação ao papel do professor: 

  • A As variações são mínimas, pois as metodologias de ensino, tanto as mais antigas quanto as contemporâneas têm em comum como foco principal o aluno e não o professor. 
  • B O mesmo não ocorre, uma vez que, independente da perspectiva de ensino, o professor tem que ser sempre o mentor e o reprodutor de conteúdo, a fim de que a aprendizagem realmente aconteça. 
  • C Às vezes acontece da mesma forma, podendo variar desde aquele mestre caracterizado pela transferência de informações ou aquele que cria desafios, oportuniza o saber ou mesmo media o conhecimento.
  • D Podem acontecer ou não variações, pois sendo um orientador crítico e reflexivo, o professor estará atendendo apenas alguns tipos de aluno e, ao contrário, sendo um docente mais rígido, garantirá a aprendizagem de uma maioria.

No que diz respeito ao currículo de história a ser trabalhado em sala de aula, assinale a opção correta.

  • A A questão ambiental que envolve a gravidade das mudanças climáticas é um tema da atualidade, sem precedentes históricos, por isso sua discussão em sala de aula cabe exclusivamente às disciplinas de ciências da natureza.
  • B A experiência tem demonstrado que, conquanto se possa pretender o contrário, a análise da diversidade étnica e cultural em sala de aula é ineficaz contra a perpetuação do preconceito, da discriminação e da desigualdade.
  • C A história local pode e deve ser estudada como meio de construção do saber na interação com familiares e com a comunidade; assim, o aluno pode compreender-se como participante da história.
  • D Como o tema dos direitos humanos ganhou força no contexto pós-Segunda Guerra Mundial, a distância entre esse contexto e a realidade atual dos alunos os impede de compreender toda a importância e universalidade desse tema, sendo conveniente, portanto, evitá-lo no currículo.
  • E Estar em sintonia com um mundo e com um tempo marcados por incessantes, rápidas e profundas transformações não pode ser um desafio a ser respondido pela educação formal, sob pena de a escola fracassar no trato dos conteúdos de disciplinas como a história.

Em relação ao processo de formação da consciência histórica do aluno nos anos iniciais do ensino fundamental, o ensino de história local proporciona

  • A o estabelecimento de identidades e diferenças com outros grupos sociais.
  • B a estruturação da sequência linear de fatos históricos nacionais.
  • C o reconhecimento de que a cultura depende de fatores econômicos.
  • D a valorização de histórias individuais em detrimento de contextos sociais.
  • E a seleção de conteúdos mais pertinentes para compreender conceitos históricos.

Um trabalho que pode ser executado nas aulas de história são visitas a museus, que objetivam fazer com que os alunos tomem contato com diferentes tipos de materiais históricos. Nesse sentido, algumas questões podem orientar o trabalho de reflexão dos alunos, por exemplo:

I- Qual ideia está contida, que discurso está contido nesta disposição do acervo;
II- Porque o pesquisador selecionou estas e não outras peças da reserva técnica do museu para compor uma exposição;
III- Como a visita pode dialogar com as discussões realizadas em sala de aula.

Dos itens acima:

  • A apenas o item I está correto.
  • B apenas o item II está correto.
  • C apenas os itens I e III estão corretos.
  • D apenas os itens II e III estão corretos.
  • E todos os itens estão corretos.