Para o senso comum, o aprendiz acumula conhecimentos: ele é um acumulador de conhecimentos; para os behavioristas, o aprendiz modifica de forma duradoura uma ou várias condutas: ele é um transformador de comportamentos; para os cognitivistas oriundos do tratamento da informação, o aprendiz recebe do exterior informações que ele trata de forma ativa: ele é um receptor ativo de informações externas; para os construtivistas, o aprendiz constrói seus conhecimentos em interação com o meio: ele é um criador de conhecimentos.
(Joannaert e Borght, 2002: 204. Apud STAMATTO, 2007.)
Há uma grande variedade de correntes de pensamento que influenciaram e influenciam o ensino de História e percebe-se que o lugar do aluno no processo didático modifica-se. Em relação ao papel do professor:
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A As variações são mínimas, pois as metodologias de ensino, tanto as mais antigas quanto as contemporâneas têm em comum como foco principal o aluno e não o professor.
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B O mesmo não ocorre, uma vez que, independente da perspectiva de ensino, o professor tem que ser sempre o mentor e o reprodutor de conteúdo, a fim de que a aprendizagem realmente aconteça.
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C Às vezes acontece da mesma forma, podendo variar desde aquele mestre caracterizado pela transferência de informações ou aquele que cria desafios, oportuniza o saber ou mesmo media o conhecimento.
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D Podem acontecer ou não variações, pois sendo um orientador crítico e reflexivo, o professor estará atendendo apenas alguns tipos de aluno e, ao contrário, sendo um docente mais rígido, garantirá a aprendizagem de uma maioria.