O componente curricular História, tal como foi concebido na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), tem como um de seus principais objetivos [...] estimular a autonomia de pensamento e a capacidade de reconhecer que os indivíduos agem de acordo com a época e o lugar em que vivem, de forma a preservar ou transformar seus hábitos e condutas.
(Itatiba (SP). Prefeitura. Secretaria de Educação. Currículo do Ensino Fundamental 2: 6o ao 9o ano/Secretaria de Educação. Itatiba: Secretaria de Educação, 2020. Disponível em: https://www.itatiba.sp.gov.br/templates/midia/secretarias/educacao/ publicacoes/curriculo_ensino_fundamental_ii_6o_ao_9o_ano.pdf)
O excerto refere-se a um dos objetivos da BNCC, cuja aplicação no processo de ensino e aprendizado consiste em desenvolver nos estudantes
- A a percepção dos comportamentos humanos na história como predominantemente imutáveis.
- B a certeza da manipulação do saber histórico pelas classes socialmente privilegiadas.
- C a dúvida sobre a relevância da história para o conhecimento das diversidades sociais.
- D a noção da melhoria cultural dos povos ao longo dos períodos históricos.
- E a faculdade de vincular as fontes históricas analisadas às condições tempo-espaciais.