Questões de Sistemas de Deslocamento (Engenharia de Transportes e Trânsito)

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Com o objetivo de oferecer respostas mais rápidas à população e aumentar o nível de eficiência dos órgãos estaduais, o Estado Alfa editou a Lei nº X, que passou a dispor o seguinte: (1) a inspeção de veículos automotores seria substituída por autodeclaração do proprietário, sobre estar em conformidade quanto à segurança veicular e ambiental; (2) o licenciamento anual seguiria regras de desburocratização indicadas nesse diploma normativo; e (3) as normas de fiscalização atenderiam ao rol mínimo de medidas ali estabelecido. Apesar de ter granjeado diversos apoiadores, outros tantos argumentavam com a incompatibilidade das normas da Lei nº X com a Constituição da República. À luz da sistemática constitucional, é correto afirmar, em relação às três disciplinas estabelecidas pela Lei nº X, que

  • A todas são constitucionais.
  • B todas são inconstitucionais.
  • C apenas a disciplina 3 é inconstitucional.
  • D apenas as disciplinas 1 e 3 são constitucionais.
  • E apenas as disciplinas 2 e 3 são inconstitucionais.

A respeito dos modelos utilizados para estimar a geração de viagem no modelo tradicional de 4 etapas de planejamento de transportes, analise as afirmativas a seguir.
I. A classificação cruzada não é uma ferramenta empregada na etapa de geração de viagens. II. O método de taxa de viagens determina o número de viagens pelo tipo de ocupação do solo. III. N método de fator de crescimento, o número de viagens geradas no futuro é determinado pela simples aplicação de um fator de crescimento aos dados presentes.
Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B II e III, apenas.
  • C I, II e III.
  • D I e III, apenas.
  • E II, apenas.

Para as características básicas de um sistema de fila temos as seguintes informações:
I. Utilização do sistema: ρ = λ/μ Em que: λ = taxa de chegada de clientes e μ = taxa de atendimento. II. Probabilidade de que o sistema esteja ocioso: é a probabilidade de que não haja nenhum cliente esperando ou sendo atendido. Designando essa probabilidade por P(0), temos: P(0) = 1 – ρ = 1 - λ/μ III. Probabilidade de que haja n clientes no sistema: o sistema compreende a própria fila mais os clientes que estão sendo atendidos no posto de atendimento. P(n) = (λ/μ)n P(0)
Para a situação de um aeroporto, com taxa de chegada de aviões igual 1 a cada 2 minutos e taxa de pouso igual 1 avião a cada minuto e supondo que tanto a taxa de chegada como a taxa de pouso dos aviões obedeçam à distribuição de Poisson, calcule (a) taxa de utilização do sistema de aterrissagem do aeroporto e (b) a probabilidade de que nenhum avião esteja pousando ou aguardando liberação de pista.
Os valores de a e b são, respectivamente,

  • A 1,0 e 0,5.
  • B 0,2 e 0,5.
  • C 0,5 e 0,2.
  • D 0,5 e 0,5.
  • E 0,3 e 0,5.
Sobre a classificação das contagens volumétricas para estudos em áreas rurais, preencha a lacuna e assinale a alternativa correta. As ____________________ são aquelas em que é registrado o número de veículos por sentido do fluxo e são empregadas para cálculos de capacidade, determinação de intervalos de sinais, justificação de controles de trânsito, estudos de acidentes, previsão de faixas adicionais em rampas ascendentes etc. 
  • A Contagens Divisionais 
  • B Contagens Manuais 
  • C Contagens Classificatórias 
  • D Contagens Globais 
  • E Contagens Direcionais