Questões de Sistemas de Deslocamento (Engenharia de Transportes e Trânsito)

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Uma cidade de médio porte no Brasil enfrenta desafios em seu sistema de transporte público rodoviário devido ao aumento de demanda nos horários de pico e uma excessiva utilização de recursos durante esses períodos. A concessionária responsável pelo serviço de transporte busca uma forma de ajustar a oferta e a política tarifária para aumentar a eficiência econômica do sistema, melhorar a qualidade do serviço e, ainda, reduzir os custos sociais associados ao congestionamento, emissões e ruídos. Diante do exposto, considere as seguintes informações:

• O sistema de transporte apresenta uma elasticidade-preço da demanda de –0,5, indicando que a demanda é inelástica em relação a variações de tarifa;
• Durante os horários de pico, há um aumento significativo na demanda por transporte, gerando congestionamentos e aumentando os custos sociais devido ao tempo de viagem elevado e à emissão de poluentes;
• Os custos fixos mensais do sistema são de R$ 15.000.000,00, enquanto os custos variáveis totais (combustíveis, tributos e outros custos de operação) somam R$ 10.000.000,00 mensais;
• A tarifa atual do transporte é de R$ 4,00 por passageiro, e o número médio de passageiros transportados nos horários de pico é de 200.000 passageiros.

Com base nas características do mercado de transporte de passageiros, bem como nas informações fornecidas, assinale, a seguir, a estratégia mais adequada para lidar com os desafios relacionados à demanda de transporte e aos custos sociais.

  • A Aumentar a tarifa de transporte em 10% durante os horários de pico, com o objetivo de reduzir a demanda excessiva e aliviar o congestionamento, mantendo a sustentabilidade financeira da concessionária, uma vez que a demanda é inelástica.
  • B Reduzir a oferta de viagens nos horários de pico para minimizar os custos de operação e evitar o congestionamento. A redução da tarifa nos horários de pico trata-se de uma medida adicional, com o objetivo de atrair mais passageiros e aumentar a utilização do sistema.
  • C Implementar uma política tarifária diferenciada, com redução da tarifa durante os horários de menor demanda (entrepico) e aumento das tarifas nos horários de pico. O aumento da oferta de viagens nos horários de pico pode ser feito sem majorar a tarifa, visando melhorar o serviço e otimizar a arrecadação.
  • D Realizar uma análise de viabilidade financeira e econômica, levando em conta a introdução de custos sociais, como congestionamento, emissão de poluentes e ruídos, além de buscar uma política tarifária que minimize os custos totais, incluindo os custos sociais, como uma medida para promover a sustentabilidade ambiental e social.

A respeito da perecibilidade, uma das características dos sistemas de transporte, assinale a afirmativa correta.

  • A As pessoas são dependentes desse tipo de serviço, o que o torna indispensável para a sociedade.
  • B O transporte apresenta muitas variáveis relacionadas entre si, o que o torna uma atividade complexa.
  • C O transporte deve estar disponível para uso no local e no momento específicos onde existe a demanda.
  • D O transporte requer avanço contínuo da tecnologia, de forma a atender aos requisitos crescentes dos deslocamentos.
  • E Os veículos destinados ao transporte possuem determinada vida útil, sendo necessária a renovação contínua da frota.

Sobre o modo de transporte ferroviário de cargas, assinale a afirmativa correta.

  • A Mostra alta competividade econômica no transporte de itens de elevado peso e baixo valor agregado e pouca flexibilidade na escolha das rotas.
  • B Apresenta alta competividade econômica no transporte de itens leves e de elevado valor agregado e pouca flexibilidade na escolha das rotas.
  • C Exige grandes investimentos na implantação da infraestrutura e elevado custo de energia por tonelada transportada.
  • D Mostra baixo custo na implantação da infraestrutura e baixo custo de energia por tonelada transportada.
  • E Tem elevado custo na implantação da infraestrutura e grande flexibilidade na escolha das rotas.

Com o objetivo de oferecer respostas mais rápidas à população e aumentar o nível de eficiência dos órgãos estaduais, o Estado Alfa editou a Lei nº X, que passou a dispor o seguinte: (1) a inspeção de veículos automotores seria substituída por autodeclaração do proprietário, sobre estar em conformidade quanto à segurança veicular e ambiental; (2) o licenciamento anual seguiria regras de desburocratização indicadas nesse diploma normativo; e (3) as normas de fiscalização atenderiam ao rol mínimo de medidas ali estabelecido. Apesar de ter granjeado diversos apoiadores, outros tantos argumentavam com a incompatibilidade das normas da Lei nº X com a Constituição da República. À luz da sistemática constitucional, é correto afirmar, em relação às três disciplinas estabelecidas pela Lei nº X, que

  • A todas são constitucionais.
  • B todas são inconstitucionais.
  • C apenas a disciplina 3 é inconstitucional.
  • D apenas as disciplinas 1 e 3 são constitucionais.
  • E apenas as disciplinas 2 e 3 são inconstitucionais.

A respeito dos modelos utilizados para estimar a geração de viagem no modelo tradicional de 4 etapas de planejamento de transportes, analise as afirmativas a seguir.
I. A classificação cruzada não é uma ferramenta empregada na etapa de geração de viagens. II. O método de taxa de viagens determina o número de viagens pelo tipo de ocupação do solo. III. N método de fator de crescimento, o número de viagens geradas no futuro é determinado pela simples aplicação de um fator de crescimento aos dados presentes.
Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B II e III, apenas.
  • C I, II e III.
  • D I e III, apenas.
  • E II, apenas.