Questões de Trânsito, Tráfego e Transporte (Engenharia de Transportes e Trânsito)

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Segundo os conceitos de engenharia de tráfego, a densidade de um fluxo corresponde

  • A à velocidade média dos veículos, em determinado trecho.
  • B à quantidade de veículos por comprimento de via e faixa.
  • C ao intervalo entre passagens sucessivas de veículos, por faixa.
  • D à quantidade de veículos atravessando uma seção, por unidade de tempo.
  • E ao tempo de percurso dos veículos, por unidade de comprimento da via.

Para as características básicas de um sistema de fila temos as seguintes informações:
I. Utilização do sistema: ρ = λ/μ Em que: λ = taxa de chegada de clientes e μ = taxa de atendimento. II. Probabilidade de que o sistema esteja ocioso: é a probabilidade de que não haja nenhum cliente esperando ou sendo atendido. Designando essa probabilidade por P(0), temos: P(0) = 1 – ρ = 1 - λ/μ III. Probabilidade de que haja n clientes no sistema: o sistema compreende a própria fila mais os clientes que estão sendo atendidos no posto de atendimento. P(n) = (λ/μ)n P(0)
Para a situação de um aeroporto, com taxa de chegada de aviões igual 1 a cada 2 minutos e taxa de pouso igual 1 avião a cada minuto e supondo que tanto a taxa de chegada como a taxa de pouso dos aviões obedeçam à distribuição de Poisson, calcule (a) taxa de utilização do sistema de aterrissagem do aeroporto e (b) a probabilidade de que nenhum avião esteja pousando ou aguardando liberação de pista.
Os valores de a e b são, respectivamente,

  • A 1,0 e 0,5.
  • B 0,2 e 0,5.
  • C 0,5 e 0,2.
  • D 0,5 e 0,5.
  • E 0,3 e 0,5.

Com relação ao regime econômico e financeiro da concessão da prestação de serviços públicos, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A tarifa de remuneração da prestação do serviço de transporte público coletivo deverá ser constituída pelo preço público cobrado do usuário pelos serviços somado à receita oriunda de outras fontes de custeio, de forma a cobrir os reais custos do serviço prestado ao usuário por operador público ou privado, sem a remuneração do prestador. ( ) A existência de diferença a menor entre o valor monetário da tarifa de remuneração da prestação do serviço de transporte público de passageiros e a tarifa pública cobrada do usuário denomina-se déficit ou subsídio tarifário. ( ) Caso o poder público opte pela adoção de subsídio tarifário, o superávit originado deverá ser coberto por receitas extratarifárias, receitas alternativas, subsídios orçamentários, subsídios cruzados intrassetoriais e intersetoriais provenientes de outras categorias de beneficiários dos serviços de transporte, dentre outras fontes, instituídos pelo poder público delegante.
As afirmativas são, respectivamente,

  • A F – F – V.
  • B V – V – F.
  • C F – F – F.
  • D V – V – V.
  • E F – V – F.

No contexto do transporte aquaviário, assinale a opção que melhor representa a Convenção Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar (SOLAS).

  • A Regras para a exploração de recursos marinhos e minerais em águas internacionais.
  • B Estabelece os padrões mínimos para a construção de navios, para a dotação de equipamentos de segurança e proteção, para os procedimentos de emergência e para as inspeções e emissão de certificados. Com o objetivo de salvaguardar a vida humana no mar.
  • C Normas para a circulação e atracagem de navios em portos nacionais e internacionais.
  • D Protocolos de segurança para a pesca em águas territoriais.
  • E Diretrizes para a gestão de resíduos e poluição das águas oceânicas.

Para uma rodovia brasileira, verificou-se um fluxo de tráfego (q) correspondente a 4000 veículos/hora. O headway, em segundos/veículo, é igual a

  • A 0,8.
  • B 60.
  • C 1,11.
  • D 0,90.
  • E 4000.