Questões de Trânsito, Tráfego e Transporte (Engenharia de Transportes e Trânsito)

Limpar Busca

Uma concessionária de transporte intermunicipal está avaliando o impacto de um aumento de 10% na tarifa média das passagens sobre a demanda de passageiros. Estudos prévios indicam que a elasticidade-preço da demanda para esse serviço é de –0,8. Considerando a teoria econômica da elasticidade da demanda, qual das previsões a seguir é correta sobre a variação no número de passageiros transportados após o reajuste tarifário?

  • A Permanecerá inalterada, pois a elasticidade-preço não afeta mercados de transporte regulados por concessão pública.
  • B Reduzirá em 12%, pois um coeficiente de elasticidade menor que –1 indica que a demanda é altamente sensível a variações de preço.
  • C Reduzirá em 8%, indicando que o serviço é relativamente inelástico, mas o aumento da tarifa resultará em elevação da receita operacional.
  • D Reduzirá em 4%, indicando que a relação entre tarifa e demanda é relativamente inelástica e o aumento da tarifa pode compensar parcialmente a queda na quantidade de passageiros.

As Marcas Longitudinais Específicas são empregadas para garantir a segregação de fluxos e organizar a circulação de veículos em determinadas faixas de uso restrito. Entre essas marcas, a Marcação de Faixa Exclusiva (MFE) é aplicada conforme critérios técnicos definidos no manual de sinalização. Com base nesse regulamento, assinale a alternativa correta:

  • A A MFE deve estar sempre acompanhada de sinalização indicativa dos sentidos reversíveis e horários de funcionamento alternados.
  • B A MFE pode ser implantada com linha seccionada amarela, permitindo a ultrapassagem em horários de menor fluxo, desde que sinalizada verticalmente.
  • C A MFE é utilizada para dar prioridade de circulação a determinados veículos, desde que os demais também possam utilizá-la fora do horário de pico.
  • D A MFE deve ser utilizada quando for necessário separar o fluxo de veículos automotores do fluxo de bicicletas, garantindo segurança aos ciclistas.
  • E A MFE deve ser utilizada quando se pretende dar exclusividade à circulação de determinada espécie e/ou categoria de veículo, com o objetivo de garantir seu melhor desempenho.

Fortaleza é a maior cidade do estado do Ceará, situada na região Nordeste do Brasil. Possui conexões ferroviárias com algumas das principais cidades da região metropolitana, como Sobral, Crato e Juazeiro do Norte, além de oferecer uma vasta rede de rodovias intermunicipais que conectam Fortaleza a várias cidades no interior do estado. As viagens entre Fortaleza e essas cidades distantes, como Sobral e Crato, podem ser realizadas tanto de trem quanto de carro, com durações aproximadas de duas horas para ambos os modos. Um técnico da ARCE foi designado para analisar como os passageiros escolhem entre o trem e o carro para viagens intermunicipais dentro do Ceará, considerando os fatores que influenciam essas escolhas, como o tempo de viagem, custo, conforto e outros aspectos percebidos pelos usuários. Sabe-se que o relatório recebido utiliza um modelo de escolha discreta com a especificação a seguir; analise-a.

Vcarro,n = ASCcarro + βtempo,carro ⋅ TempoCarron + βcusto ⋅ CustoCarron + βgenero,carro ⋅ Generon

VTrem,n = βtempo,trem ⋅ TempoTremn + βcusto ⋅ CustoTremn + βgenero,trem ⋅ Generon


Onde: Vcar,n: Utilidade (ou valor) da opção de transporte de carro para o indivíduo n.; ASCcar: Constante específica para a opção de carro, que captura a preferência inerente pela opção de carro, não explicada pelas outras variáveis; βtempo,carro: Coeficiente que representa a sensibilidade do indivíduo ao tempo de viagem de carro; TempoCarro,n : Tempo de viagem de carro para o indivíduo n; βcusto: Coeficiente que representa a sensibilidade do indivíduo ao custo de viagem; Carro,Custo: Custo de viagem de carro para o indivíduo n; βgenero,carro: Coeficiente que representa o efeito do gênero na escolha do carro; Vtrem,n: Utilidade (ou valor) da opção de transporte de trem para o indivíduo n; βtempo,trem: Coeficiente que representa a sensibilidade do indivíduo ao tempo de viagem de trem; TempoTrem,n: Tempo de viagem de trem para o indivíduo n; βcusto: Coeficiente que representa a sensibilidade do indivíduo ao custo de viagem (assumido ser o mesmo para carro e trem); CustoTrem: Custo de viagem de trem para o indivíduo n; βgênero,trem: Coeficiente que representa o efeito do gênero na escolha do trem; Genero,n: Variável indicadora de gênero para o indivíduo n.


Com base nesse contexto, trata-se do ERRO de especificação cometido no modelo:

  • A A variável ASCcarro deveria estar na utilidade do trem.
  • B O custo do carro deve ser usado na função de utilidade do trem.
  • C As variáveis de escolha “tempo do carro” e “tempo do trem” devem ser iguais.
  • D A variável socioeconômica é apresentada nas duas funções de utilidade indireta sem interação com variáveis de escolha.

A análise de sistemas de transporte deverá considerar a interação entre diversos componentes. Um dos principais princípios em transportes é que o transporte não é um fim em si mesmo; portanto, precisa das atividades para existir e catalisar os resultados socioeconômicos do processo. Qual dos seguintes aspectos é fundamental nessa abordagem sistêmica?

  • A A separação entre oferta e demanda, tratando-os como variáveis independentes.
  • B O foco exclusivo nos impactos econômicos, ignorando fatores sociais e ambientais.
  • C A consideração integrada da infraestrutura, veículos e comportamento dos usuários.
  • D A análise isolada da infraestrutura rodoviária, dispensando a demanda dos usuários.

Um município no Nordeste brasileiro, atendido por determinada empresa concessionária de transporte público, enfrentou, no último semestre, desafios relacionados ao aumento do custo operacional e à redução da demanda de passageiros pagantes. Dados de auditoria indicaram que os custos fixos da operação (manutenção de frota e salários) correspondem a R$ 9.000.000,00 mensais, enquanto os custos variáveis (combustíveis e tributos) somam R$ 7.500.000,00 mensais. O número médio mensal de passageiros transportados é de 2.800.000, sendo que 25% usufruem do benefício da gratuidade. A tarifa atual é de R$ 5,00 por passageiro pagante, e o subsídio oferecido pelo governo municipal é de R$ 6.500.000,00 mensais. Sabendo que a elasticidadepreço da demanda estimada é de –0,6, a empresa deseja aumentar sua receita sem comprometer demasiadamente a demanda. Nesse contexto, do ponto de vista econômico, qual das seguintes estratégias é a mais eficiente?

  • A Reduzir a tarifa em 5%, estimulando um aumento da demanda que compense a queda no valor unitário.
  • B Aumentar a tarifa em 10%, garantindo um acréscimo na arrecadação, mesmo com a redução esperada na demanda.
  • C Reduzir a tarifa em 3% e reduzir custos operacionais em 5%, sem comprometer a qualidade e a disponibilidade do serviço, buscando um aumento na margem de lucro pela redução de despesas e aumento da demanda.
  • D Implementar um sistema de tarifa diferenciada nos horários de pico e entrepico, com aumento de 20% nos horários de pico e redução de 10% nos horários de entrepico, para equilibrar a receita e a demanda. Sabe-se que 40% dos passageiros viajam nos horários de pico e 60% no entrepico.