Questões de Transporte Público (Engenharia de Transportes e Trânsito)

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Assinale a opção que apresenta o conceito de integração tarifária no contexto do transporte público.

  • A A possibilidade de utilizar diferentes modais de transporte pagando uma tarifa única, desde que seja feita dentro de um intervalo de tempo específico.
  • B O agrupamento de tarifas de diferentes modais de transporte em um único sistema de pagamento eletrônico.
  • C A definição de tarifas distintas para cada modal de transporte, garantindo a acessibilidade a todos os usuários.
  • D O estabelecimento de uma tarifa fixa para todos os modais de transporte, independentemente do tempo decorrido entre as viagens.
  • E A criação de tarifas variáveis com base na distância percorrida, desconsiderando a integração entre diferentes modais.

Um ônibus urbano com valor estimado de R$ 687.500,00 tem vida útil de 10 anos. Usando o método de depreciação pela soma dos dígitos dos anos, com depreciação decrescente e valor residual de 20%, a depreciação acumulada ao final de 2 anos é de

  • A R$ 150.000,00.
  • B R$ 27.272,73.
  • C R$ 190.000,00.
  • D R$ 100.000,00.
  • E R$ 200.000,00.

Com relação ao regime econômico e financeiro da concessão da prestação de serviços públicos, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A tarifa de remuneração da prestação do serviço de transporte público coletivo deverá ser constituída pelo preço público cobrado do usuário pelos serviços somado à receita oriunda de outras fontes de custeio, de forma a cobrir os reais custos do serviço prestado ao usuário por operador público ou privado, sem a remuneração do prestador. ( ) A existência de diferença a menor entre o valor monetário da tarifa de remuneração da prestação do serviço de transporte público de passageiros e a tarifa pública cobrada do usuário denomina-se déficit ou subsídio tarifário. ( ) Caso o poder público opte pela adoção de subsídio tarifário, o superávit originado deverá ser coberto por receitas extratarifárias, receitas alternativas, subsídios orçamentários, subsídios cruzados intrassetoriais e intersetoriais provenientes de outras categorias de beneficiários dos serviços de transporte, dentre outras fontes, instituídos pelo poder público delegante.
As afirmativas são, respectivamente,

  • A F – F – V.
  • B V – V – F.
  • C F – F – F.
  • D V – V – V.
  • E F – V – F.

No que diz respeito ao tema da “política tarifária”, assim como previsto Lei de Concessão e Permissão de Serviços Públicos (Lei nº 8.987/95), analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) As tarifas não poderão ser diferenciadas em função das características técnicas e dos custos específicos provenientes do atendimento aos distintos segmentos de usuários. ( ) A tarifa do serviço público concedido será fixada pelo preço da proposta vencedora da licitação e preservada pelas regras de revisão previstas nesta Lei, no edital e no contrato. ( ) Os contratos poderão prever mecanismos de revisão das tarifas, a fim de manter-se o equilíbrio econômico-financeiro. ( ) Ressalvados os impostos sobre a renda, a criação, alteração ou extinção de quaisquer tributos ou encargos legais, após a apresentação da proposta, quando comprovado seu impacto, implicará a revisão da tarifa, para mais ou para menos, conforme o caso.
As afirmativas são, respectivamente,

  • A V – V – V – V.
  • B V – V – V – F.
  • C V – V – F – F.
  • D V – F – V – F.
  • E F – V – V – V.

Os custos de operação do transporte por ônibus podem ser divididos em fixos e variáveis de acordo com a quantidade de transporte realizado (quilometragem rodada). Relacione a classificação de custo fixos e variáveis aos custos apresentados a seguir.
1. Custos variáveis 2. Custos Fixos
( ) Combustíveis ( ) Lubrificantes ( ) peças/acessórios ( ) Mão-de-obra ( ) Depreciação
Assinale a opção que indica a relação correta na ordem apresentada.

  • A 1 – 1 – 2 – 2 – 2
  • B 1 – 2 – 2 – 1 – 2
  • C 1 – 1 – 1 – 1 – 1
  • D 1 – 1 – 1 – 2 – 2
  • E 2 – 1 – 1 – 1 – 2