Questões de Transporte Público (Engenharia de Transportes e Trânsito)

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Um município no Nordeste brasileiro, atendido por determinada empresa concessionária de transporte público, enfrentou, no último semestre, desafios relacionados ao aumento do custo operacional e à redução da demanda de passageiros pagantes. Dados de auditoria indicaram que os custos fixos da operação (manutenção de frota e salários) correspondem a R$ 9.000.000,00 mensais, enquanto os custos variáveis (combustíveis e tributos) somam R$ 7.500.000,00 mensais. O número médio mensal de passageiros transportados é de 2.800.000, sendo que 25% usufruem do benefício da gratuidade. A tarifa atual é de R$ 5,00 por passageiro pagante, e o subsídio oferecido pelo governo municipal é de R$ 6.500.000,00 mensais. Sabendo que a elasticidadepreço da demanda estimada é de –0,6, a empresa deseja aumentar sua receita sem comprometer demasiadamente a demanda. Nesse contexto, do ponto de vista econômico, qual das seguintes estratégias é a mais eficiente?

  • A Reduzir a tarifa em 5%, estimulando um aumento da demanda que compense a queda no valor unitário.
  • B Aumentar a tarifa em 10%, garantindo um acréscimo na arrecadação, mesmo com a redução esperada na demanda.
  • C Reduzir a tarifa em 3% e reduzir custos operacionais em 5%, sem comprometer a qualidade e a disponibilidade do serviço, buscando um aumento na margem de lucro pela redução de despesas e aumento da demanda.
  • D Implementar um sistema de tarifa diferenciada nos horários de pico e entrepico, com aumento de 20% nos horários de pico e redução de 10% nos horários de entrepico, para equilibrar a receita e a demanda. Sabe-se que 40% dos passageiros viajam nos horários de pico e 60% no entrepico.

Uma concessionária de transporte intermunicipal está avaliando o impacto de um aumento de 10% na tarifa média das passagens sobre a demanda de passageiros. Estudos prévios indicam que a elasticidade-preço da demanda para esse serviço é de –0,8. Considerando a teoria econômica da elasticidade da demanda, qual das previsões a seguir é correta sobre a variação no número de passageiros transportados após o reajuste tarifário?

  • A Permanecerá inalterada, pois a elasticidade-preço não afeta mercados de transporte regulados por concessão pública.
  • B Reduzirá em 12%, pois um coeficiente de elasticidade menor que –1 indica que a demanda é altamente sensível a variações de preço.
  • C Reduzirá em 8%, indicando que o serviço é relativamente inelástico, mas o aumento da tarifa resultará em elevação da receita operacional.
  • D Reduzirá em 4%, indicando que a relação entre tarifa e demanda é relativamente inelástica e o aumento da tarifa pode compensar parcialmente a queda na quantidade de passageiros.

A respeito da perecibilidade, uma das características dos sistemas de transporte, assinale a afirmativa correta.

  • A As pessoas são dependentes desse tipo de serviço, o que o torna indispensável para a sociedade.
  • B O transporte apresenta muitas variáveis relacionadas entre si, o que o torna uma atividade complexa.
  • C O transporte deve estar disponível para uso no local e no momento específicos onde existe a demanda.
  • D O transporte requer avanço contínuo da tecnologia, de forma a atender aos requisitos crescentes dos deslocamentos.
  • E Os veículos destinados ao transporte possuem determinada vida útil, sendo necessária a renovação contínua da frota.

Assinale a opção que apresenta o conceito de integração tarifária no contexto do transporte público.

  • A A possibilidade de utilizar diferentes modais de transporte pagando uma tarifa única, desde que seja feita dentro de um intervalo de tempo específico.
  • B O agrupamento de tarifas de diferentes modais de transporte em um único sistema de pagamento eletrônico.
  • C A definição de tarifas distintas para cada modal de transporte, garantindo a acessibilidade a todos os usuários.
  • D O estabelecimento de uma tarifa fixa para todos os modais de transporte, independentemente do tempo decorrido entre as viagens.
  • E A criação de tarifas variáveis com base na distância percorrida, desconsiderando a integração entre diferentes modais.

Com relação ao regime econômico e financeiro da concessão da prestação de serviços públicos, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A tarifa de remuneração da prestação do serviço de transporte público coletivo deverá ser constituída pelo preço público cobrado do usuário pelos serviços somado à receita oriunda de outras fontes de custeio, de forma a cobrir os reais custos do serviço prestado ao usuário por operador público ou privado, sem a remuneração do prestador. ( ) A existência de diferença a menor entre o valor monetário da tarifa de remuneração da prestação do serviço de transporte público de passageiros e a tarifa pública cobrada do usuário denomina-se déficit ou subsídio tarifário. ( ) Caso o poder público opte pela adoção de subsídio tarifário, o superávit originado deverá ser coberto por receitas extratarifárias, receitas alternativas, subsídios orçamentários, subsídios cruzados intrassetoriais e intersetoriais provenientes de outras categorias de beneficiários dos serviços de transporte, dentre outras fontes, instituídos pelo poder público delegante.
As afirmativas são, respectivamente,

  • A F – F – V.
  • B V – V – F.
  • C F – F – F.
  • D V – V – V.
  • E F – V – F.