Um município no Nordeste brasileiro, atendido por determinada empresa concessionária de transporte público, enfrentou, no último semestre, desafios relacionados ao aumento do custo operacional e à redução da demanda de passageiros pagantes. Dados de auditoria indicaram que os custos fixos da operação (manutenção de frota e salários) correspondem a R$ 9.000.000,00 mensais, enquanto os custos variáveis (combustíveis e tributos) somam R$ 7.500.000,00 mensais. O número médio mensal de passageiros transportados é de 2.800.000, sendo que 25% usufruem do benefício da gratuidade. A tarifa atual é de R$ 5,00 por passageiro pagante, e o subsídio oferecido pelo governo municipal é de R$ 6.500.000,00 mensais. Sabendo que a elasticidadepreço da demanda estimada é de –0,6, a empresa deseja aumentar sua receita sem comprometer demasiadamente a demanda. Nesse contexto, do ponto de vista econômico, qual das seguintes estratégias é a mais eficiente?
- A Reduzir a tarifa em 5%, estimulando um aumento da demanda que compense a queda no valor unitário.
- B Aumentar a tarifa em 10%, garantindo um acréscimo na arrecadação, mesmo com a redução esperada na demanda.
- C Reduzir a tarifa em 3% e reduzir custos operacionais em 5%, sem comprometer a qualidade e a disponibilidade do serviço, buscando um aumento na margem de lucro pela redução de despesas e aumento da demanda.
- D Implementar um sistema de tarifa diferenciada nos horários de pico e entrepico, com aumento de 20% nos horários de pico e redução de 10% nos horários de entrepico, para equilibrar a receita e a demanda. Sabe-se que 40% dos passageiros viajam nos horários de pico e 60% no entrepico.