Questões de Modais de Transporte (Engenharia de Transportes e Trânsito)

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Fortaleza é a maior cidade do estado do Ceará, situada na região Nordeste do Brasil. Possui conexões ferroviárias com algumas das principais cidades da região metropolitana, como Sobral, Crato e Juazeiro do Norte, além de oferecer uma vasta rede de rodovias intermunicipais que conectam Fortaleza a várias cidades no interior do estado. As viagens entre Fortaleza e essas cidades distantes, como Sobral e Crato, podem ser realizadas tanto de trem quanto de carro, com durações aproximadas de duas horas para ambos os modos. Um técnico da ARCE foi designado para analisar como os passageiros escolhem entre o trem e o carro para viagens intermunicipais dentro do Ceará, considerando os fatores que influenciam essas escolhas, como o tempo de viagem, custo, conforto e outros aspectos percebidos pelos usuários. Sabe-se que o relatório recebido utiliza um modelo de escolha discreta com a especificação a seguir; analise-a.

Vcarro,n = ASCcarro + βtempo,carro ⋅ TempoCarron + βcusto ⋅ CustoCarron + βgenero,carro ⋅ Generon

VTrem,n = βtempo,trem ⋅ TempoTremn + βcusto ⋅ CustoTremn + βgenero,trem ⋅ Generon


Onde: Vcar,n: Utilidade (ou valor) da opção de transporte de carro para o indivíduo n.; ASCcar: Constante específica para a opção de carro, que captura a preferência inerente pela opção de carro, não explicada pelas outras variáveis; βtempo,carro: Coeficiente que representa a sensibilidade do indivíduo ao tempo de viagem de carro; TempoCarro,n : Tempo de viagem de carro para o indivíduo n; βcusto: Coeficiente que representa a sensibilidade do indivíduo ao custo de viagem; Carro,Custo: Custo de viagem de carro para o indivíduo n; βgenero,carro: Coeficiente que representa o efeito do gênero na escolha do carro; Vtrem,n: Utilidade (ou valor) da opção de transporte de trem para o indivíduo n; βtempo,trem: Coeficiente que representa a sensibilidade do indivíduo ao tempo de viagem de trem; TempoTrem,n: Tempo de viagem de trem para o indivíduo n; βcusto: Coeficiente que representa a sensibilidade do indivíduo ao custo de viagem (assumido ser o mesmo para carro e trem); CustoTrem: Custo de viagem de trem para o indivíduo n; βgênero,trem: Coeficiente que representa o efeito do gênero na escolha do trem; Genero,n: Variável indicadora de gênero para o indivíduo n.


Com base nesse contexto, trata-se do ERRO de especificação cometido no modelo:

  • A A variável ASCcarro deveria estar na utilidade do trem.
  • B O custo do carro deve ser usado na função de utilidade do trem.
  • C As variáveis de escolha “tempo do carro” e “tempo do trem” devem ser iguais.
  • D A variável socioeconômica é apresentada nas duas funções de utilidade indireta sem interação com variáveis de escolha.

Sobre o modo de transporte ferroviário de cargas, assinale a afirmativa correta.

  • A Mostra alta competividade econômica no transporte de itens de elevado peso e baixo valor agregado e pouca flexibilidade na escolha das rotas.
  • B Apresenta alta competividade econômica no transporte de itens leves e de elevado valor agregado e pouca flexibilidade na escolha das rotas.
  • C Exige grandes investimentos na implantação da infraestrutura e elevado custo de energia por tonelada transportada.
  • D Mostra baixo custo na implantação da infraestrutura e baixo custo de energia por tonelada transportada.
  • E Tem elevado custo na implantação da infraestrutura e grande flexibilidade na escolha das rotas.

A respeito da perecibilidade, uma das características dos sistemas de transporte, assinale a afirmativa correta.

  • A As pessoas são dependentes desse tipo de serviço, o que o torna indispensável para a sociedade.
  • B O transporte apresenta muitas variáveis relacionadas entre si, o que o torna uma atividade complexa.
  • C O transporte deve estar disponível para uso no local e no momento específicos onde existe a demanda.
  • D O transporte requer avanço contínuo da tecnologia, de forma a atender aos requisitos crescentes dos deslocamentos.
  • E Os veículos destinados ao transporte possuem determinada vida útil, sendo necessária a renovação contínua da frota.

Nos termos da Lei nº 9.432/97 que trata da ordenação do transporte aquaviário, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Afretamento a casco nu: contrato em virtude do qual o afretador tem a posse, o uso e o controle da embarcação, por tempo indeterminado, incluindo o direito de designar o comandante e a tripulação. ( ) Afretamento por tempo: contrato em virtude do qual o afretador recebe a embarcação armada e tripulada, ou parte dela, para operá-la por tempo determinado. ( ) Afretamento por viagem: contrato em virtude do qual o fretador se obriga a colocar o todo ou parte de uma embarcação, sem tripulação, à disposição do afretador para efetuar transporte em uma ou mais viagens. ( ) Armador brasileiro: pessoa física residente e domiciliada no Brasil que, em seu nome ou sob sua responsabilidade, apresta a embarcação para sua exploração comercial.
As afirmativas são, respectivamente,

  • A V – V – V – V.
  • B F – V – V – V.
  • C F – F – F – V.
  • D F – V – F – V.
  • E F – F – F – F.

Para uma rodovia brasileira, verificou-se um fluxo de tráfego (q) correspondente a 4000 veículos/hora. O headway, em segundos/veículo, é igual a

  • A 0,8.
  • B 60.
  • C 1,11.
  • D 0,90.
  • E 4000.