Questões de Infraestrutura de Transporte (Engenharia de Transportes e Trânsito)

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O diâmetro mínimo permitido para placas de sinalização de regulamentação em vias urbanas padrões, ou seja, sem restrições por legislação especial, é de
  • A 30 centímetros.
  • B 35 centímetros.
  • C 40 centímetros.
  • D 45 centímetros.
  • E 50 centímetros.
As vias urbanas podem ser classificadas em uma dessas 4 classes: trânsito rápido, coletora, local ou arterial. De acordo com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), onde não existir sinalização regulamentadora local, a velocidade máxima será de
  • A 80 Km/h, nas vias de trânsito rápido.
  • B 60 Km/h, nas vias coletoras.
  • C 50 Km/h, nas vias arteriais.
  • D 40 Km/h, nas vias locais.
  • E 30 Km/h, nas vias coletoras.
As cores, em um projeto de sinalização horizontal, possuem alguns significados. Qual cor de faixa deve ser usada para demarcar linha de retenção?
  • A Amarela.
  • B Vermelha.
  • C Branca.
  • D Preto.
  • E Azul.
A sigla “LFO-1” indica a linha simples contínua de sinalização horizontal. Ela divide fluxos opostos de circulação, delimitando o espaço disponível para cada sentido e regulamentando os trechos em que a ultrapassagem e os deslocamentos laterais são proibidos para os dois sentidos, exceto para o acesso a imóvel lindeiro. Sua cor é amarela e sua largura de linha mínima para velocidades iguais ou superiores a 80 Km/h é de
  • A 5 centímetros.
  • B 10 centímetros.
  • C 15 centímetros.
  • D 20 centímetros.
  • E 25 centímetros.

Considerando a imagem a seguir, que representa o tipo de sinalização horizontal correta, a linha que está circulada apresenta qual tipo de linha?


  • A É uma linha de retenção.
  • B É uma linha de canalização.
  • C É uma linha de indicação de proibição de estacionamento e/ou parada.
  • D É uma linha de marcação de área de conflito.
  • E É uma linha de marcação de faixa preferencial.