Recentemente, foi realizado um procedimento licitatório para a construção e a manutenção de uma estrada intermunicipal e a implantação de uma linha ferroviária entre duas cidades de grande demanda. Durante o processo, foi necessário observar aspectos técnicos complexos, como a escolha de materiais, condições do solo, controle de tráfego e impacto ambiental. Além disso, foi verificada a conformidade com as normas brasileiras e internacionais para garantir a segurança e a eficiência da infraestrutura. De acordo com as variáveis envolvidas na construção e na manutenção de estradas e ferrovias, analise as afirmativas a seguir.
I. A construção de estradas em regiões com grande variação climática exige a adoção de pavimentos flexíveis, especialmente quando há ciclos frequentes de alagamento, que podem afetar a resistência de pavimentos rígidos. Além disso, a escolha do tipo de pavimento deve considerar a quantidade de tráfego e a necessidade de manutenção periódica, com base na ABNT NBR 7187.
II. Em um projeto de manutenção de estrada intermunicipal, a substituição de uma camada de revestimento asfáltico não pode ser considerada uma solução viável se a camada de base estiver comprometida. A base deve ser corretamente estabilizada antes da aplicação do novo revestimento, de acordo com a NBR 15391, e a análise do comportamento do tráfego deve ser realizada para dimensionar a espessura das camadas.
III. A fiscalização das condições geotécnicas do solo nas áreas próximas a ferrovias deve ser mais rigorosa em comparação com as estradas, uma vez que o impacto causado pelos trens em relação ao peso e vibração pode provocar danos substanciais ao solo e comprometer a estabilidade da linha ferroviária. As investigações devem incluir sondagens geotécnicas profundas, seguindo as diretrizes da ABNT NBR 6484.
IV. A utilização de materiais reciclados, como o asfalto quente com material reciclado (C&D), é amplamente aplicada na manutenção de rodovias, desde que os materiais sejam devidamente caracterizados, com laudos técnicos que comprovem sua viabilidade para a resistência ao tráfego intenso e a durabilidade, conforme o Manual de Construção de Pavimentos Rodoviários (DNIT 2018).
V. Para garantir a segurança e a eficiência operacional na construção de ferrovias, é essencial o uso de sistemas de monitoramento e controle de vibrações ao longo da linha férrea. Esses sistemas devem ser projetados para captar variações de carga, velocidade e vibração, assegurando que a manutenção preventiva seja realizada antes do aparecimento de falhas estruturais.
Está correto o que se afirma em