Questões de Logística em Engenharia de Transportes e Trânsito (Engenharia de Transportes e Trânsito)

Limpar Busca

Os sistemas de transporte de passageiros do Ceará incluem tanto serviços interurbanos quanto metropolitanos, além de sistemas ferroviários que atendem a diferentes regiões do estado. No contexto da regulação e planejamento desses sistemas, analise as afirmativas a seguir.

I. O transporte interurbano no estado do Ceará, regulado pela ARCE, é caracterizado por serviços entre municípios, operados exclusivamente por empresas privadas por meio de concessões públicas.
II. O transporte metropolitano da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) inclui serviços de ônibus e sistemas ferroviários, como o Metrô de Fortaleza e o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), sendo regulados pela Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor).
III. Os serviços de transporte ferroviário no estado do Ceará incluem linhas de passageiros e de cargas, sendo a operação de passageiros prioritariamente destinada a atender áreas urbanas e metropolitanas.
IV. A regulação dos serviços de transporte metropolitano no estado do Ceará é de competência exclusiva da ARCE, que define tarifas, horários e padrões de qualidade.
V. O VLT Parangaba-Mucuripe, um dos sistemas ferroviários da RMF, foi projetado para integrar diferentes modais de transporte, reduzindo o tempo de deslocamento entre regiões estratégicas de Fortaleza.
VI. O serviço de transporte interurbano no estado do Ceará segue um modelo de concessão, com contratos que incluem cláusulas de qualidade, renovação da frota e modicidade tarifária.
VII. A ARCE é responsável pela fiscalização de todos os serviços de transporte ferroviário no estado do Ceará, incluindo os sistemas operados pela Metrofor.

Está correto o que se afirma apenas em

  • A I, II, V e VI.
  • B II, III, IV e VI.
  • C I, II, III, V e VI.
  • D I, III, IV, V e VII.

Durante a concessão de um trecho rodoviário com extensão de 200 km no estado do Ceará, a ARCE identificou que o contrato de concessão estabelece parâmetros técnicos e financeiros para a definição do valor de pedágio. Um dos principais desafios é equilibrar a modicidade tarifária com a garantia de retorno econômico-financeiro à concessionária, tendo em vista investimentos em melhorias, custos operacionais e riscos alocados no contrato. Sobre os critérios para determinação do valor do pedágio em concessões rodoviárias, com base na legislação brasileira e em práticas regulatórias, assinale a afirmativa correta.

  • A Para atender ao princípio da modicidade tarifária, a legislação exige que a arrecadação de pedágio seja complementada obrigatoriamente por subsídios públicos, especialmente em rodovias de baixo fluxo.
  • B O cálculo do valor do pedágio deve considerar custos fixos, variáveis, investimentos previstos e a taxa de retorno definida no contrato, assegurando a modicidade tarifária e o equilíbrio econômico-financeiro.
  • C A determinação do valor de pedágio em contratos de concessão deve priorizar, exclusivamente, custos de ampliação e modernização da rodovia, sendo os custos operacionais cobertos por receitas alternativas.
  • D O valor do pedágio deve ser fixado, exclusivamente, com base no fluxo de veículos previsto e nos custos operacionais diretos da concessionária, desconsiderando investimentos futuros e os custos de manutenção preventiva.

A legislação e as normas sobre transportes rodoviário e ferroviário de passageiros, incluindo a regulação exercida pela ARCE, abrangem temas como delegação de serviços, regime de outorga, concessões e permissões. Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir.

I. A Lei Federal nº 12.587/2012 estabelece que o planejamento da mobilidade urbana deve priorizar o transporte coletivo, promovendo a acessibilidade e a redução de desigualdades sociais.
II. A Lei Estadual nº 13.094/2001 atribui, exclusivamente, à ARCE a responsabilidade pela regulação do transporte ferroviário, excluindo o transporte rodoviário intermunicipal de passageiros do seu escopo de atuação.
III. O Decreto Estadual nº 29.687/2009 regulamenta as atividades da ARCE, conferindo-lhe competência para mediar conflitos entre usuários e prestadores de serviços públicos delegados no setor de transportes.
IV. O regime de concessão de serviços públicos de transporte permite a transferência da execução dos serviços a entes privados, mediante licitação, conforme previsto na Lei nº 8.987/1995.
V. O prazo de vigência de concessões rodoviárias no Brasil é limitado a um máximo de vinte anos, podendo ser prorrogado apenas uma vez, desde que garantida a modicidade tarifária.
VI. A Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU) prevê que a União pode delegar aos estados e municípios a exploração de rodovias e ferrovias, com contratos vinculados a metas de desempenho e qualidade do serviço.
VII. A ARCE possui competência para regular o transporte metropolitano na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), abrangendo aspectos tarifários e padrões de qualidade de serviço.

Está correto o que se afirma apenas em

  • A II, IV e VII.
  • B I, III, IV e VI.
  • C I, IV, V, VI e VII.
  • D I, III, IV, VI e VII.

Uma cidade de médio porte no Brasil enfrenta desafios em seu sistema de transporte público rodoviário devido ao aumento de demanda nos horários de pico e uma excessiva utilização de recursos durante esses períodos. A concessionária responsável pelo serviço de transporte busca uma forma de ajustar a oferta e a política tarifária para aumentar a eficiência econômica do sistema, melhorar a qualidade do serviço e, ainda, reduzir os custos sociais associados ao congestionamento, emissões e ruídos. Diante do exposto, considere as seguintes informações:

• O sistema de transporte apresenta uma elasticidade-preço da demanda de –0,5, indicando que a demanda é inelástica em relação a variações de tarifa;
• Durante os horários de pico, há um aumento significativo na demanda por transporte, gerando congestionamentos e aumentando os custos sociais devido ao tempo de viagem elevado e à emissão de poluentes;
• Os custos fixos mensais do sistema são de R$ 15.000.000,00, enquanto os custos variáveis totais (combustíveis, tributos e outros custos de operação) somam R$ 10.000.000,00 mensais;
• A tarifa atual do transporte é de R$ 4,00 por passageiro, e o número médio de passageiros transportados nos horários de pico é de 200.000 passageiros.

Com base nas características do mercado de transporte de passageiros, bem como nas informações fornecidas, assinale, a seguir, a estratégia mais adequada para lidar com os desafios relacionados à demanda de transporte e aos custos sociais.

  • A Aumentar a tarifa de transporte em 10% durante os horários de pico, com o objetivo de reduzir a demanda excessiva e aliviar o congestionamento, mantendo a sustentabilidade financeira da concessionária, uma vez que a demanda é inelástica.
  • B Reduzir a oferta de viagens nos horários de pico para minimizar os custos de operação e evitar o congestionamento. A redução da tarifa nos horários de pico trata-se de uma medida adicional, com o objetivo de atrair mais passageiros e aumentar a utilização do sistema.
  • C Implementar uma política tarifária diferenciada, com redução da tarifa durante os horários de menor demanda (entrepico) e aumento das tarifas nos horários de pico. O aumento da oferta de viagens nos horários de pico pode ser feito sem majorar a tarifa, visando melhorar o serviço e otimizar a arrecadação.
  • D Realizar uma análise de viabilidade financeira e econômica, levando em conta a introdução de custos sociais, como congestionamento, emissão de poluentes e ruídos, além de buscar uma política tarifária que minimize os custos totais, incluindo os custos sociais, como uma medida para promover a sustentabilidade ambiental e social.

Determinada concessionária, responsável pelo transporte rodoviário intermunicipal de passageiros entre as cidades A e B, enfrenta um grande desafio durante o período de pico, que ocorre de 17h às 18h. O tempo médio de viagem entre as duas cidades é de 40 minutos, e o sistema opera com 24 ônibus, cada um com capacidade para 50 passageiros. A demanda de passageiros durante o horário de pico é de 1.500 passageiros por hora. A concessionária tem o objetivo de garantir que todos os passageiros sejam atendidos no horário de pico, considerando a necessidade de ampliar a capacidade do sistema sem comprometer a qualidade do serviço. Para tanto, a concessionária está avaliando as seguintes alternativas para melhorar a eficiência operacional:

I. Aumento da frota: introduzir mais ônibus, mantendo o tempo de viagem constante.
II. Otimização das rotas: modificar parcialmente as rotas para reduzir o tempo de viagem para 35 minutos, permitindo que os ônibus façam mais viagens.
III. Uso de faixas exclusivas: implementar faixas exclusivas para ônibus a fim de reduzir o tempo de viagem no trecho mais congestionado.

Com base nos dados fornecidos e, ainda, considerando as alternativas de melhorias mencionadas, qual é a melhor estratégia para atender à demanda de 1.500 passageiros por hora, sem comprometer a eficiência operacional?

  • A Implementar faixas exclusivas para ônibus, reduzindo o tempo de viagem para 35 minutos e diminuir a frota para 20 ônibus, atendendo à demanda de passageiros
  • B Aumentar a frota para 30 ônibus e implementar faixas exclusivas para reduzir o tempo de viagem para 35 minutos, sem otimizar as rotas, atendendo à demanda de passageiros.
  • C Otimizar as rotas e reduzir o tempo de viagem para 30 minutos, mantendo a quantidade atual de 24 ônibus para atender à demanda de passageiros sem a necessidade de ampliar a frota.
  • D Aumentar a frota de ônibus em 20%, mantendo a capacidade para 50 passageiros, no mesmo tempo de viagem de 45 minutos, garantindo a capacidade de atender toda a demanda de passageiros.