Questões de O modelo de excelência adaptado à Gestão Pública (Administração Pública)

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O modelo de Administração Pública no Brasil passou por diversas fases em seu processo de desenvolvimento, cada uma delas possuindo características específicas de acordo com o momento na história. É característica marcante da Administração Pública Gerencial:

  • A A profissionalização, a hierarquia rígida, a impessoalidade, o poder racional-legal, o formalismo e o foco central na redução de custos.
  • B A visão do cidadão como beneficiário, a abertura para adoção de metodologias de gestão utilizadas na iniciativa privada e a descentralização com vistas a melhoria da eficiência organizacional.
  • C A visão do aparelho do Estado como uma extensão do poder soberano centralizado na figura de um líder, com o compartilhamento de recursos públicos em função das necessidades do líder maior.
  • D A eliminação das relações hierárquicas e dos normativos internos de distribuição de responsabilidades, conferindo de forma autônoma e independente à cada gestor público a possibilidade de promover a organização interna de seus setores e departamentos de acordo com suas preferências.

Julgue o item seguinte, quanto à comunicação e à excelência nos serviços públicos. 


A excelência no serviço público prestado depende da prática de um pensamento sistêmico, que seja capaz de manter relações eficazes e restritas às redes formais de usuários, cidadãos e parceiros, bem como centradas nos elementos internos à organização.

  • Certo
  • Errado

O Modelo de Excelência de Gestão Pública, implementado no Brasil por meio do Programa GESPÚBLICA, é norteado pelo desejo de oferecer melhores serviços aos cidadãos e aumentar a competitividade do país. Sobre esse modelo, analise as afirmativas a seguir.
I. Promove a ideia de Estado mínimo e eficiente. II. Fornece procedimentos para a auto avaliação da Administração Pública. III. Visa a fomentar a cultura de inovação.
Está correto o que se afirma em 

  • A I, apenas.
  • B I e II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.

Excelência é um conceito correlato à qualidade e que traz para a esfera pública as mesmas condições que ocorrem na iniciativa privada, atentando-se para a participação do cidadão em meio ao processo de gestão pública e controle social. (MOREIRA, 2016)
Considerando as informações, é correto afirmar que excelência:

  • A Corresponde ao direcionamento das ações públicas para atender e regular as demandas e as necessidades dos gestores.
  • B É a capacidade de atingir o nível de desempenho possível para atender à conformidade, ou seja, aos requisitos estabelecidos.
  • C Está associada à gestão da qualidade, pela qual admite- -se o mínimo que a organização pode fazer para atender razoavelmente o cliente.
  • D É a medida de desempenho sem relação com a qualidade dos serviços e que se refere ao nível mínimo de desempenho que se pode alcançar.
  • E Refere-se ao estabelecimento do nível máximo de qualidade como meta, dentro dos limites da capacidade organizacional, para a melhoria na prestação de serviços.
Assinale a alternativa INCORRETA.
  • A Os modelos de excelências das organizações públicas visam gerar valor para a sociedade e estabelecer mecanismos de garantia do desenvolvimento sustentável, com o intuito de utilizar os recursos da forma mais eficiente possível.
  • B Deve-se promover a inclusão social e participação dos cidadãos na vida pública e, especialmente, nos processos decisórios do governo, notadamente no planejamento, avaliação e controle das políticas públicas.
  • C No que concerne aos indicadores de desempenho da atuação da Administração Pública na busca da excelência, tem-se que a efetividade está atrelada ao uso racional e econômico dos insumos disponíveis para a produção de bens ou serviços e a eficácia é expressão do atingimento dos objetivos fixados e dos resultados almejados pela sociedade com a atuação da Administração.
  • D Com base no “Modelo de Excelência em Gestão Pública”, a concepção de que a administração deve ser transparente e dar publicidade aos seus atos está suportada pela ideia de controle social.
  • E Fortalecer os sistemas de gestão da Administração Pública implica adotar práticas e tecnologias gerenciais que contribuam para a ampliação da capacidade de governança e governabilidade das suas estruturas executivas e que promovam o aprofundamento dos princípios definidos na Constituição Federal.