Questões de Psicologia Organizacional (Psicologia)

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Sobre criatividade no contexto organizacional de acordo com Spadari (2023), analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) O modelo de Rhodes reconhece quatro características criativas que seriam responsáveis pela manifestação do comportamento criativo: fluência, flexibilidade, elaboração e originalidade.

( ) O modelo de Guilford propõe quatro aspectos que compõem a criatividade: pessoa criativa, processo, produto e ambiente.

( ) A criatividade perdeu visibilidade por conta da globalização, no início da década de 1990.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A V – V – V.
  • B F – F – F.
  • C F – V – V.
  • D F – F – V.
  • E V – V – F.

As Clínicas do Trabalho são uma importante vertente da Psicologia Organizacional e do Trabalho, tratando, prioritariamente, dos sentidos no mundo do trabalho, seus processos de satisfação e de adoecimento.
Dadas as afirmativas sobre as Clínicas do Trabalho,

I. As Clínicas do Trabalho surgem como uma reação à ergonomia de tradição francesa a qual seria, segundo a crítica, incapaz de operar a distinção entre o trabalho prescrito e o trabalho real, isto é, o trabalho que efetivamente é realizado.
II. A Psicodinâmica do Trabalho, proposta por Cristopher Dejours, é tributária da tradição psicanalítica e afirma um sujeito cindido por conflitos intrapsíquicos em que sofrimento e prazer são igualmente atuantes nas relações de trabalho.
III. Na clínica da atividade, proposta por Yves Clot, o sujeito é atravessado por forças sócio-históricas, por gêneros discursivos, no contexto dos quais ele faz uma apropriação subjetivizante (singularizante e personalizante).
IV. As Clínicas do Trabalho reconhecem três tipos de patologias do trabalho: da atividade - transtornos músculo-esqueléticos, estresse, fadiga; da solidão - ligada à fragilização dos coletivos no mundo do trabalho; e patologias da violência ligadas às diversas formas de assédio e de humilhação no ambiente laboral.

verifica-se que está/ão correta/s

  • A II, apenas.
  • B III, apenas.
  • C I e IV, apenas.
  • D II, III e IV, apenas.
  • E I, II, III e IV.

O modelo de diagnóstico e de desempenho é uma ferramenta estratégica que analisa fatores internos e externos de uma organização.
Em Psicologia Organizacional, valência é a satisfação antecipada que uma pessoa atribui a um determinado resultado, podendo ser positiva, negativa ou nula, conforme suas preferências em relação ao alcance desse resultado.
Com relação à valência no diagnóstico de motivação e desempenho, assinale a afirmativa correta.

  • A Um resultado tem valência negativa quando a pessoa prefere não o alcançar.
  • B A valência mede a intensidade do esforço que uma pessoa investe para alcançar um objetivo.
  • C Quando uma pessoa é indiferente a um resultado, ele é considerado de valência positiva.
  • D A valência de um resultado sempre será positiva se estiver relacionada a um benefício financeiro.
  • E Resultados de valência nula são aqueles que a pessoa prefere alcançar a não alcançar.

A reestruturação produtiva do final do século XX transformou o mundo do trabalho e exigiu a adoção da estratégia como parte fundamental da gestão de pessoas nas organizações. Nesse sentido, modelos estratégicos de gestão de pessoas passaram a fazer parte da atuação do psicólogo organizacional e do trabalho, inserido na gestão de pessoas.


A adoção da estratégia em gestão de pessoas demandou desse psicólogo uma atuação voltada 

  • A à compreensão e interpretação, a partir de práticas clínicas que foram transpostas para o ambiente organizacional.
  • B ao estudo do comportamento organizacional, que busca diagnosticar os trabalhadores com a mensuração das dimensões cognitivas no trabalho.
  • C às intervenções relacionadas à gestão do conhecimento, que buscam adaptar os trabalhadores à era da informação.
  • D às práticas e intervenções individuais, que buscam consolidar e organizar as rotinas em gestão de pessoas nas organizações.
  • E aos sistemas de gestão de pessoas, na busca de evidências de práticas e intervenções que promovam inovações na organização do trabalho.

Em uma reunião de feedback com seu gestor, um trabalhador mostrou-se desmotivado com seu trabalho. Ele pontuou que, embora estivesse satisfeito com a sua remuneração, com um salário considerado satisfatório e com boa avaliação do pacote de benefícios provido pela empresa, sentia-se pouco satisfeito com as recentes mudanças técnicas na sua atividade, acarretadas pela implementação de uma nova plataforma de gestão de dados no seu setor. Após a reunião com o trabalhador, o gestor recorreu à área de gestão de pessoas para planejar ações de atuação sobre o caso.


Ao considerar os fatores pontuados pelo trabalhador, em que há evidente satisfação em relação a um fator higiênico e pouca satisfação em relação a um fator motivacional, a medida recomendada pela área de gestão de pessoas ao gestor é a(o)

  • A alteração técnica na plataforma de gestão de dados, na busca por melhorias nas condições ambientais de trabalho.
  • B proposta do aumento do componente fixo da remuneração do trabalhador para o incremento dos fatores motivacionais.
  • C implementação de um plano de metas diárias, na busca por melhorar os fatores higiênicos e, assim, promover a satisfação.
  • D elaboração de um plano de treinamento e desenvolvimento, na busca por melhorar os fatores motivacionais.
  • E mudança na política de bonificação para o incremento do componente variável da remuneração do trabalhador.