Questões de Motivação (Psicologia)

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Com relação a esse caso clínico e tendo em vista os conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.


Uma possível estratégia adotada pela empresa na qual a paciente trabalha, para motivar e engajar os próprios colaboradores nas atividades cotidianas, seria a implementação de uma política de reconhecimento.

  • Certo
  • Errado

O assunto é motivação para aprendizagem. Há dois tipos de motivação que tem sido amplamente incorporados nos estudos da motivação nas relações de ensino e aprendizagem: a motivação intrínseca e a motivação extrínseca. Assinale a alternativa que estabelece a relação correta entre a motivação e sua explicação.

  • A Motivação extrínseca – associada diretamente aos constructos de competência, autodeterminação e autonomia
  • B Motivação intrínseca – articula-se com a performance com vistas a uma recompensa fornecida por um agente externo
  • C Motivação extrínseca – relaciona-se com as potencialidades do indivíduo, com a sua própria capacidade de buscar e exercitar a necessidades e aptidões
  • D Motivação intrínseca – é compreendida como sendo uma propensão inata e natural dos seres humanos para envolver os interesses individuais e exercitar sua capacidade
  • E Motivação extrínseca – associada a condições morais, sócio ambientais e culturais, é uma resposta a uma determinada situação com a qual o indivíduo pode se beneficiar

Uma área de investigação tradicional em Psicologia é a que discute os motivos subjacente às ações humanas. A partir deste domínio, analise as afirmações I e II abaixo e assinale em seguida a alternativa correta sobre estas duas afirmações.
I- Motivos podem ser considerados como as necessidades, carências, interesses e desejos que impulsionam as pessoas em certas direções. Outro modo de afirmar isso é dizer que motivação não envolve comportamento direcionado a um objetivo, a uma meta. II- Há inúmeras abordagens teóricas sobre motivação, que diferem basicamente em sua ênfase à motivação inata, de base biológica, ou à motivação aprendida, de base social.

  • A A afirmativa I está certa e a afirmativa II está errada.
  • B A afirmativa II está certa e a afirmativa I está errada.
  • C As duas afirmativas I e II estão certas.
  • D As duas afirmativas I e II estão erradas.

Existem diversas teorias de motivação no trabalho, as quais veem a motivação dos funcionários a partir de perspectivas muito diferentes. Uma das teorias afirma que a motivação e o desempenho são em parte determinados pela crença das pessoas sobre o quanto elas podem ser eficientes. Em outras palavras, está em foco as pessoas acreditarem ou não ser capazes de realizar determinadas tarefas. Esse conteúdo refere-se à teoria

  • A da hierarquia das necessidades.
  • B da autoeficácia.
  • C do reforço.
  • D da teoria da equidade.
  • E dos dois fatores.

De acordo com Spector (2004), dependendo da situação, as teorias da motivação para o trabalho podem prever as escolhas de comportamento para a tarefa, os esforços ou a persistência dessas pessoas. Todas essas teorias se baseiam na compreensão de que a motivação dos funcionários surge a partir de perspectivas muito diferentes, embora não necessariamente levem a previsões diferentes sobre o comportamento no trabalho. Considerando essas informações, assinale a alternativa incorreta.

  • A A teoria da equidade se concentra nos valores pessoais. Ela presume que as pessoas valorizam universalmente a justiça em suas relações sociais.
  • B A teoria do reforço afirma que o comportamento é resultado de recompensas que provocam o ser humano. Ela descreve a motivação como resultado de influências internas ao sujeito, ou seja, os motivos seriam gerados de forma intrínseca a cada um.
  • C A teoria da hierarquia das necessidades afirma que o comportamento das pessoas está direcionado para a satisfação de suas necessidades físicas, sociais e psicológicas, nesta ordem.
  • D A teoria da autoeficácia afirma que a crença das pessoas em suas próprias habilidades pode afetar o seu comportamento. Segundo essa concepção, a motivação para uma tarefa está relacionada ao fato de a pessoa acreditar ou não que é capaz de concluir a tarefa com sucesso.
  • E A teoria da fixação de metas explica como os objetivos e as intenções pessoais podem levar a um determinado comportamento. Assim como outras teorias, ela entende que a motivação começa no próprio indivíduo, mas também demonstra como as influências ambientais podem moldar a motivação e o comportamento.