Questões de Conservação e Preservação (Arquivologia)

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A Política de Preservação de Documentos de uma instituição deve abarcar situações de sinistros, trazendo orientações sobre a prevenção e as medidas a serem adotadas em caso de acontecimento desses eventos. Considerando os casos de sinistros, analise os itens a seguir:



I- O roubo de documentos.


II- O incêndio.


III- O ataque de agentes biológicos.


IV- A inundação do prédio e da área de custódia.



É CORRETO o que se afirma apenas em:

  • A I e III.
  • B II, III e IV.
  • C I, II e IV.
  • D II e IV.
  • E I.

Quando um Arquivo recebe, após um recolhimento, um conjunto documental avaliado como infectado por agentes biológicos, o recomendável é que ele:

  • A seja integralmente encaminhado para a eliminação sumária.
  • B seja guardado à parte por um período de quarentena, evitando, assim, a contaminação dos demais documentos já custodiados pelo setor ou instituição, enquanto há o controle dos agentes biológicos.
  • C seja imediatamente descrito, evitando, assim, o contato desnecessário dos pesquisadores com documentos sem interesse para as pesquisas individuais.
  • D seja digitalizado e devolvido para o setor produtor, cabendo a eles o controle dos agentes biológicos através do controle da temperatura e umidade do espaço de guarda.
  • E seja enviado para o laboratório de conservação, visando à adoção de medidas de restauro.

Assinale a alternativa que apresenta uma atividade de conservação.

  • A descrição
  • B avaliação
  • C alisamento
  • D reformatação
  • E recolhimento

“__________ é o ‘conjunto de documentos produzidos e/ou recebidos por uma entidade no decorrer de suas atividades, conservados para fins administrativos, legais ou históricos’. Para garantir a preservação desses documentos, é necessário realizar __________, que consiste no ‘ato ou efeito de guardar e embalar documentos de forma apropriada à sua preservação e manuseio’. Além disso, a __________ é a ‘análise dos documentos de arquivo para determinar seus valores e estabelecer os prazos de guarda e a destinação final’. O(A) correto(a) __________ dos documentos, definida como o ‘ato de dispor os documentos de acordo com um plano ou código de arranjo preestabelecido’, facilita o acesso e a recuperação da informação. Por fim, o princípio da __________ é o ‘princípio segundo o qual o arquivo produzido por uma entidade não deve ser misturado aos de outras entidades produtoras’.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior com os termos apropriados da arquivologia.

  • A Arquivo / a restauração / triagem / organização / unicidade
  • B Coleção / a preservação / análise / disposição / originalidade
  • C Acervo / o acondicionamento / avaliação / arranjo / proveniência
  • D Fundo / a conservação / classificação / ordenação / territorialidade
  • E Documentação / a manutenção / seleção / catalogação / integridade

Uma biblioteca jurídica possui um acervo de documentos que inclui processos antigos em papel, mapas geográficos e fotografias históricas. Durante uma inspeção, foram identificados problemas como:

• Umidade elevada, causando manchas e deformação nos papéis;
• Presença de fungos nas encadernações;
• Fotografias desbotadas devido à exposição prolongada à luz; e
• Mapas armazenados em rolos, com bordas danificadas e rasgos.

Considerando as práticas de preservação e conservação documental, quais são as medidas mais adequadas para cada problema identificado?

  • A Higienizar manualmente os documentos; reduzir a exposição à luz para fotografias e mapas; e armazenar os mapas em caixas plásticas empilhadas.
  • B Substituir as encadernações afetadas por fungos; plastificar os mapas para evitar novos danos; e expor as fotografias apenas durante eventos comemorativos.
  • C Eliminar os documentos afetados por fungos para evitar contaminação; digitalizar os documentos com danos graves; e expor as fotografias em vitrines protegidas com iluminação direta.
  • D Reduzir a umidade para níveis recomendados e implementar higienização periódica; armazenar fotografias em local escuro; e manter os mapas em rolos dentro de armários herméticos.
  • E Implementar controle ambiental com temperatura e umidade adequadas; higienizar as áreas afetadas por fungos; armazenar fotografias em condições controladas de luz; e conservar os mapas em armários planos e caixas apropriadas.