Questões de Definições / Fases da Gestão de Documentos (Arquivologia)

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Analise as afirmações referentes à Arquivologia e à Gestão de Documentos. I. Documento é toda unidade de registro de informações em suporte papel, suscetível de ser utilizado para consulta, estudo, prova e pesquisa, por comprovar fatos, fenômenos, formas de vida e pensamentos do homem numa determinada época ou lugar. II. Os órgãos e entidades da administração pública atuam nos mais diversos domínios do conhecimento, e as funções e atividades que desenvolvem os levam a produzir ou receber uma grande quantidade de informações, que, quando registradas em qualquer suporte, constituem documentos de arquivo. III. A Teoria das três idades é a teoria que define os arquivos como correntes, intermediários ou permanentes de acordo com a quantidade de documentos produzida pelos órgãos ou entidades produtoras e a identificação de seus valores primário e secundário. IV. Gestão de documentos é o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes a produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento de documentos nas fases corrente e intermediária, visando à eliminação ou ao recolhimento para guarda permanente. V. As fases da gestão de documentos são: produção, utilização, identificação, separação, conferência e destinação final. Estão corretas apenas as afirmativas:

  • A II, IV
  • B III, IV
  • C I, II, V
  • D I, III, IV
  • E II, IV, V

Com relação ao gerenciamento da informação e à gestão de documentos, julgue o item.


A gestão de documentos é dividida em três fases e uma delas é a de destinação dos documentos.

  • Certo
  • Errado

Conforme a legislação brasileira atual, a implementação de programas de gestão de documentos é responsabilidade do Conselho Nacional de Arquivos.

  • Certo
  • Errado

O crescente aumento na produção dos documentos digitais, proporcionado pela informatização das atividades desenvolvidas no âmbito do Poder Executivo, fomenta novos desafios referentes à gestão de tais documentos. NÃO faz parte desses novos desafios:

  • A Lidar com as especificidades próprias dos documentos digitais no que tange a sua vulnerabilidade à intervenção humana, à obsolescência tecnológica e à degradação de seu suporte.
  • B Identificar os documentos arquivísticos no ambiente digital.
  • C Gerenciar os documentos digitais em processos.
  • D Preservar o patrimônio documental arquivístico da administração pública federal.