Questões de Definições / Fases da Gestão de Documentos (Arquivologia)

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Considerando a gestão de documentos, é correto afirmar que:

  • A Os documentos de um arquivo apresentam características, conteúdo e formas iguais.
  • B Os documentos de arquivo diferem dos documentos de biblioteca por não serem criados ou produzidos em exemplares múltiplos.
  • C A guarda de documentos em mobiliário ou equipamentos próprios em área que lhes são destinados denomina-se acondicionamento.
  • D Em relação ao tipo de conjunto, os documentos de arquivos são reunidos pelo conteúdo.
  • E Os documentos de arquivo são produzidos para atender apenas finalidades administrativas e jurídicas.

Com objetivo de proteger, em caráter especial, os documentos de arquivos como instrumento de apoio à administração, à cultura, ao desenvolvimento científico, como elemento de prova e informação, é dever do Poder Público a:

  • A gestão de documentos.
  • B gestão da informação.
  • C gestão de pessoas.
  • D gestão empresarial.
  • E gestão de recursos.

A segunda fase básica da gestão de documentos refere-se

  • A a assegurar, de forma eficiente, a produção e a destinação de documentos e é denominada de avaliação.
  • B ao fluxo percorrido pelos documentos, necessário ao cumprimento de sua função administrativa, assim como sua guarda após cessar seu trâmite e é denominada de utilização.
  • C à eliminação dos documentos que não tenham valor administrativo fiscal, legal ou para a pesquisa científica e é denominada de destinação.
  • D à produção do processamento automatizado de dados e outras técnicas avançadas de gestão da informação e é denominada de produção.
  • E a contribuir para o acesso e a preservação dos documentos que mereçam guarda permanente por seus valores histórico e científico e é denominada de avaliação.
No que se refere à organização de documentos, ou seja à gestão dos documentos, destacam-se três fases básicas no processo. Assinale a alternativa que apresenta as três fases corretamente.
  • A Produção, utilização e destinação.
  • B Leitura, organização e arquivamento.
  • C Pesquisa, organização e arquivamento.
  • D Produção, organização e despacho.
  • E Pesquisa, classificação e arquivamento.
Acerca da importância da implementação dos programas de gestão de documentos, assinale a alternativa incorreta.
  • A estabelecem objetivos gerais e específicos focados nas ações e atividades de gestão de documentos para um público/setor, conjunto institucional ou área geográfica
  • B servem como instrumentos de organização embora não consigam articular as ações para enfrentar os problemas/questões
  • C facilitam a identificação dos problemas/ questões e os respectivos segmentos que devem ser alvo de intervenção, devendo seu desempenho ser passível de aferição com indicadores coerentes com os objetivos
  • D nas ações são indicados: o que será feito e de que maneira, a base legal, a(s) meta(s) e o(s) produto(s)