Leia o trecho a seguir.
O pensamento pedagógico nutre-se da prática dos educadores, ao mesmo tempo que também a ilumina; “a prática de pensar a prática é a melhor maneira de aprender a pensar certo. O pensamento que ilumina a prática é por ela iluminado tal como a prática que ilumina o pensamento é por ele iluminada”. Essa prática é, em primeiro lugar, a própria prática do educador que pensa a teoria, mas é, também, a prática coletiva dos educadores.
GADOTTI, Moacir. Pensamento pedagógico brasileiro. São Paulo: Ática, 2004.
O trecho acima versa sobre as relações entre teoria e prática, assim como entre individual e coletivo, no que diz respeito à educação.
Assinale a opção que reflete, corretamente, a posição afirmada.
- A O pensamento pedagógico deve informar a prática e ser informado por ela, de maneira recursiva.
- B A prática educacional tem sua razão de ser nas ideias de alguns indivíduos que lideram o processo.
- C Os indivíduos educadores aprendem na prática a desempenhar seu papel, e não na teoria.
- D A prática dos educadores deve partir de um momento anterior de gestação coletiva de ideias.
- E Os coletivos pedagógicos estão acima dos próprios indivíduos que o compõem e que devem segui-lo.