Questões de Pesquisa de Mercado (Relações Públicas)

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Na análise da opinião pública, especialmente em questões complexas e de natureza multifacetada, assinale a alternativa que apresenta qual dos seguintes métodos de pesquisa é mais desafiador de implementar, mas pode fornecer insights mais profundos e contextuais.
  • A Realizar pesquisas online em massa para obter uma grande quantidade de dados
  • B Conduzir entrevistas individuais com figuras proeminentes na área em questão
  • C Utilizar análise de sentimentos em redes sociais para capturar reações instantâneas
  • D Empregar técnicas de observação direta em ambientes públicos
  • E Realizar grupos focais com participantes representativos da população em estudo
Uma vez estabelecido, um paradigma pode permanecer estável por muitos anos. Mais cedo ou mais tarde, contudo, todos os paradigmas de mercado são redefinidos para acompanhar as mudanças do consenso social, que fundamenta o mercado. Três forças atuam para desgastar qualquer consenso social estabelecido e consolidar um novo consenso e um novo paradigma competitivo: inovação tecnológica; inovação estratégica; e, evolução dos compradores. Sobre essas três forças, é INCORRETO afirmar que:
  • A O fundamento implícito do paradigma é uma tecnologia que determina os fatores econômicos do setor e exerce forte influência, apesar de implícita, no novo paradigma.
  • B Na ausência de inovação tecnológica ou estratégica, não há mudança. Os compradores tanto individuais quanto organizacionais evoluem estimulados por esses dois eixos.
  • C Mudanças tecnológicas criam uma oportunidade, aos participantes existentes e também aos novos, de redefinir o jogo competitivo por meio de uma nova abordagem para solucionar os problemas dos compradores.
  • D A inovação pode ocorrer em qualquer nível. A mais comum talvez seja a inovação incremental. As inovações na arquitetura são raras e geram um impacto maior; a inovação descontínua, por sua vez, talvez a mais associada ao termo inovação, é uma mudança fundamental em um subsistema crucial da tecnologia.
A pesquisa em comunicação é uma arma potente para auxiliar a percepção dos consumidores. A respeito deste assunto, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta
I. Auxiliar no planejamento de marketing. II. Revelar aspectos importantes dos consumidores da empresa. III. Avaliar como está o branding da empresa junto aos consumidores.
  • A Apenas a afirmativa I está correta
  • B Apenas a afirmativa II está correta
  • C Apenas a afirmativa III está correta
  • D As afirmativas I, II e III estão corretas
  • E Apenas as afirmativas II e III estão corretas
A respeito da definição de pesquisa de mercado qualitativa, assinale a alternativa correta.
  • A É aquela que revela o market share da empresa
  • B É aquela que visa obter um gráfico de controle de consumo
  • C É aquela que não visa um resultado numérico, mas sim uma percepção/opinião sobre um produto, serviço ou marca
  • D É aquela que possui um grau de dificuldade maior para ser aplicada
  • E É aquela que se relaciona com a qualidade de produtos ou serviços no pós-vendas