Em um ambiente de competitividade, os agentes precisam ser diferenciados para possuir vantagem. As diferenças entre os competidores de um negócio podem ser preço, funções, utilização do tempo, vantagem da localização, ou a própria percepção do cliente em relação ao seu produto ou serviço (imagem).
As organizações de saúde têm adotado estratégias básicas que envolvem a liderança em custo, a diferenciação e os nichos de mercado.
Assinale a alternativa que apresenta um exemplo de estratégia competitiva em liderança de custos, diferenciação ou nicho de mercado.
- A Um Hospital da Mulher que centraliza o atendimento de uma região formada por cinquenta municípios prestando serviços especializados em escala, com processos padronizados e boa margem de negociação junto fornecedores está adotando uma estratégia de liderança em custos.
- B Uma clínica de pequeno porte se especializou em otorrinolaringologia e oftalmologia há cerca de 20 anos atrás. Atualmente, transformou-se em um hospital com 150 leitos, que é referência em atendimento nessa área. Esse hospital especializado adotou uma estratégia de nicho.
- C Um hospital geriátrico preconizou em seu atendimento a hotelaria de alto padrão, oferecendo serviços personalizados para o paciente e seus acompanhantes. A estratégia competitiva desta organização é a liderança em custos.
- D Determinada organização investiu seu capital na montagem de uma rede de prontos socorros infantis que contempla seis municípios vizinhos no interior de São Paulo. Assim, trabalha com equipamentos e profissionais especializados que seguem o mesmo padrão de atendimento, de modo a suprir uma demanda crescente daquela região a preços mais competitivos. Essa organização investiu na liderança em diferenciação.
- E Um hospital geral que centraliza o atendimento de uma região detém um grande volume de atendimento e conseguiu por meio da padronização de processos melhorar a negociação com fornecedores. Dessa forma, tem obtido bons resultados financeiros por meio da estratégia de nicho de mercado.