Questões de Produção Audiovisual, Digital, Fotográfica, Gráfica e Sonora (Publicidade e Propaganda)

Limpar Busca

Em uma etapa de editoração eletrônica, fez-se necessário realizar a imposição, a fim de se definir o número de páginas de uma cartilha, adequar o leiaute ao processo de impressão e adaptar o projeto gráfico. A partir da montagem definiu-se que a cartilha teria um total de trinta e duas páginas e parte dessa imposição é representada pela figura a seguir.

Imagem não encontrada

Considerando o gabarito de imposição apresentada na imagem, é correto afirmar que:

  • A O gabarito de imposição indica que a cartilha será impressa em quatro cadernos de oito páginas, tira/retira, cuja montagem indica lombada quadrada.
  • B O gabarito de imposição indica que a cartilha será impressa em quatro cadernos de oito páginas frente e verso, montagem indicada para lombada canoa.
  • C Ao analisar o gabarito, conclui-se que a cartilha será impressa em dois cadernos de dezesseis páginas, tira/retira, cuja montagem indica lombada quadrada.
  • D Ao analisar o gabarito, é possível concluir que a cartilha será impressa em dois cadernos de dezesseis páginas, frente e verso e a montagem indica lombada quadrada.
  • E O gabarito de imposição indica que a cartilha será impressa em quatro cadernos de oito páginas, tira/retira, em uma montagem indicada para lombada canoa.

Os grandes eventos esportivos como as Olímpiadas em Paris de 2024 sempre apresentam ao mundo várias inovações e tecnologias com o objetivo de aprimorar a experiência com o consumidor. Diante dessas circunstâncias, o design apresenta-se como um elo entre as mensagens e o receptor.

(Disponível em: https://forbes.com.br/forbes-tech/2024/07/5-tecnologias-que-vao-brilhar. Acesso em: dezembro de 2024.)

A partir das noções de planejamento gráfico e web, o profissional precisa ter os seguintes conhecimentos, EXCETO:

  • A Branding.
  • B Design responsivo.
  • C Princípios da usabilidade e UX.
  • D Ferramentas para a conectividade em 5G.
  • E Uso de softwares para tratamento de imagens.

A imagem seguir apresenta três métodos utilizados para troca do fundo de uma imagem, manipulando as camadas no photoshop. A partir da interpretação da imagem, avalie os métodos empregados, observando os ícones das camadas.

Imagem não encontrada

(Disponível em: https://rebrn.com/re/my-first-ever. Acesso em: dezembro de 2024.)



Assinale a alternativa correta
  • A O método 1 empregou máscara de camada; removeu definitivamente o branco original da imagem, recortando os bonecos sobre a mesa.
  • B O método 3 utilizou a ferramenta borracha, identificando a presença dos pixels do fundo original dos bonecos; constata-se que o fundo está oculto na camada de background.
  • C Os três métodos alcançaram o mesmo resultado; no entanto, é possível verificar que no método 1 se pode retomar o fundo original a qualquer momento, visto que não foi excluído.
  • D Nos três métodos foram preservados os backgrounds, a fim de permitir a visualização dos bonecos sobre a mesa. A preservação do plano de fundo garante o mesmo resultado nos três métodos.
  • E No método 3, aplicou-se camada por cópia e constata-se que os bonecos foram aplicados ao fundo da segunda imagem, a partir de uma duplicação da camada da mesa, sobrepondo a cópia à camada dos bonecos.

Observe a imagem a seguir.



Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas



Ela é atribuída a um dos fotógrafos e diretor de arte mais polêmico, irreverente e provocador da história da fotografia. Ele realizou durante anos as campanhas da Benetton.


Seu nome é 

  • A Richard Avedon.
  • B Mário Testino.
  • C David Lachapelle.
  • D Terry Richardson.
  • E Oliviero Toscani.

Recorrendo a uma estrutura aristotélica da retórica, constatam-se três aspectos considerados fundamentais para a criação de roteiros no campo audiovisual: Logos, Pathos e Ethos.
Seguindo esse pensamento e aplicando correspondências entre os temas, descreve-se o Pathos como

  • A a estrutura geral de um roteiro.
  • B a razão pela qual se escreve.
  • C as implicações sociais de um enredo.
  • D o significado último de uma história.
  • E o conflito gerador de acontecimentos.