Questões de Produção Audiovisual, Digital, Fotográfica, Gráfica e Sonora (Publicidade e Propaganda)

Limpar Busca

Recorrendo a uma estrutura aristotélica da retórica, constatam-se três aspectos considerados fundamentais para a criação de roteiros no campo audiovisual: Logos, Pathos e Ethos.
Seguindo esse pensamento e aplicando correspondências entre os temas, descreve-se o Pathos como

  • A a estrutura geral de um roteiro.
  • B a razão pela qual se escreve.
  • C as implicações sociais de um enredo.
  • D o significado último de uma história.
  • E o conflito gerador de acontecimentos.

O layout tem por finalidade ser um guia da atenção, conduzindo o olhar pelo conjunto de informações dispostas em um determinado espaço. Isso significa que sua composição trabalha uma dinâmica entre elementos, e a construção dessa dinâmica deve respeitar alguns princípios para ser eficaz.


Por definição, o princípio do contraste se caracteriza por uma busca da

  • A oposição entre linhas, valores e cores
  • B simetria de forças entre as formas gráficas
  • C unidade na coexistência entre texto e imagem
  • D equilíbrio entre cores de valores análogos
  • E manutenção de um padrão entre as peças de campanha

Com relação à hierarquia visual na diagramação, assinale a opção correta.

  • A A ordem é irrelevante para conduzir o leitor pelas informações.
  • B Tamanho da fonte, negrito e cores são elementos que facilitam a organização da hierarquia visual.
  • C O formato de uma publicação deve levar em consideração os autores e suas atividades.
  • D A hierarquia visual não faz parte de um projeto editorial.
  • E Não é necessário levar em consideração a identidade e os padrões estabelecidos no projeto gráfico.

Se utilizadas de forma adequada, as cores podem formar uma atmosfera agradável e apropriada ao espírito da mensagem ou ao próprio produto, dado seu poder de evocar sentimentos e sensações. Assinale a opção correta a respeito das diferentes associações de ideias ou estados de espírito provocados pelas cores.

  • A O vermelho pode estar relacionado a emoções como paixão, energia e intensidade.
  • B O laranja é associado às sensações de medo e raiva.
  • C O amarelo, geralmente, evoca sentimentos de calma e tranquilidade.
  • D O azul é frequentemente associado à energia e ao movimento.
  • E O verde tende a induzir sensações de tensão e ação.

No que se refere às características das mensagens publicitárias em relação à informação transmitida, assinale a opção correta.

  • A As mensagens publicitárias são unidimensionais e transmitem apenas informação explícita.
  • B As informações apresentadas nas mensagens publicitárias devem ser contraditórias para confundir o público.
  • C As mensagens publicitárias apresentam um núcleo fixo de informação explícita, sem variação.
  • D As mensagens publicitárias são sempre transparentes, sem mensagens ocultas.
  • E Há uma relação de tensão entre informações explícitas e mensagens ocultas que desativam habilidades semióticas para serem decodificadas.