Questões de Mídias Audiovisuais (Publicidade e Propaganda)

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Compreender o slogan “Uma escolha natural” como um texto de criação de impacto e valorização da campanha publicitária do Brasil para o mundo, é evidenciar elementos do posicionamento da marca que NÃO contemplam:

  • A Tradição.
  • B Sustentabilidade.
  • C Conexão emocional.
  • D Simplicidade e clareza.
  • E Universalidade e exclusão.

Sobre a produção textual publicitária, qual o tipo de texto publicitário criado de forma persuasiva e direta, a partir de melodias, ritmos e harmonias, ao usar do recurso da repetição, compõe a identidade de uma marca?

  • A Jingle.
  • B Slogan. 
  • C Storytelling.
  • D Institucional.
  • E Anúncio impresso.

Julgue o item subsequente, no que se refere à linguagem e produção de textos em publicidade. 


No roteiro de filme publicitário, o briefing apresenta dois elementos principais: o assunto, que é o produto ou o serviço; e a mensagem, que é o se pretende vender em relação a esse produto ou serviço. 

  • Certo
  • Errado

Recorrendo a uma estrutura aristotélica da retórica, constatam-se três aspectos considerados fundamentais para a criação de roteiros no campo audiovisual: Logos, Pathos e Ethos.
Seguindo esse pensamento e aplicando correspondências entre os temas, descreve-se o Pathos como

  • A a estrutura geral de um roteiro.
  • B a razão pela qual se escreve.
  • C as implicações sociais de um enredo.
  • D o significado último de uma história.
  • E o conflito gerador de acontecimentos.
Leia o texto abaixo:

As agências buscam sempre fazer suas criações melhores em relação às feitas pelos concorrentes. O redator deve tentar inserir a personalidade da marca anunciante em cada peça de comunicação criada. O conhecimento da mente e dos valores do público-alvo é fundamental para que as peças criadas se destaquem.

A partir da leitura do texto, analise a postura profissional de um publicitário que trabalha como redator e assinale a alternativa incorreta.
  • A O redator deve, portanto, saber falar de forma inteligente, de maneira persuasiva e com intimidade para fazer a diferença
  • B O redator deve moldar seu discurso aos valores do consumidor
  • C Usando de charme, elegância e estilo, o redator pode chegar ao coração e a mente do consumidor
  • D As palavras podem ser colocadas em qualquer lugar, pois o consumidor encantado com a marca, sempre entende a mensagem
  • E O redator é e sempre será, um artesão das palavras, cuidando de cada uma delas