Questões de Eficiência, Eficácia e Efetividade (Administração Geral)

Limpar Busca

Para realizar a análise de uma determinada cadeia agroindustrial, é fundamental compreender alguns conceitos. A capacidade de fornecer produtos/serviços de forma a atender as necessidades dos clientes é chamada de:

  • A competitividade
  • B rastreabilidade
  • C eficiência
  • D eficácia

No que se refere à gestão de pessoas e à gestão da qualidade, julgue os itens seguinte.

A efetividade de um objetivo organizacional está relacionada ao seu grau de alcance.

  • Certo
  • Errado

Seja na criação de novos cursos ou na realização de projetos de pesquisa e extensão, as universidades são caracterizadas por um amplo conjunto de processos. Logo, ampliar o impacto positivo dessas instituições passa, necessariamente, pelo aprimoramento contínuo dos seus processos. Sobre os benefícios proporcionados por essa abordagem, é correto afirmar que

  • A eliminam a necessidade de controle externo sobre os processos administrativos.
  • B melhoram a eficiência e a transparência nos serviços acadêmicos e administrativos.
  • C implementam novas tecnologias, sem a necessidade prévia de rever os fluxos de processos.
  • D criam novas instâncias decisórias.
  • E digitalizam completamente os serviços, sem avaliação dos impactos administrativos.

De acordo com o Manual de Auditoria Operacional do TCU (2020), há um importante conceito que diz respeito ao alcance dos resultados pretendidos, a médio e longo prazo. Significa ir além do cumprimento de objetivos imediatos ou específicos, em geral consubstanciados em metas de produção ou de atendimento. Trata-se de verificar se os resultados observados foram realmente causados pelas ações desenvolvidas e não por outros fatores. Ou seja, é a capacidade de alcançar o desejado da melhor forma possível, considerando o impacto das ações. A partir do exposto, que conceito está sendo descrito?

  • A Eficácia.
  • B Eficiência.
  • C Impacto.
  • D Efetividade.
  • E Produtividade.

A administração busca garantir eficiência e eficácia nas operações de uma organização, com o objeto de buscar:

  • A coordenação dos recursos humanos e materiais.
  • B pesquisa de novos mercados.
  • C criação de estratégias de marketing.
  • D desenvolvimento de novas tecnologias.
  • E análise de concorrência.