Questões de Ferramentas da qualidade (Administração Geral)

Limpar Busca

É uma ferramenta usada para análise de causas de um problema:

  • A 5W2H.
  • B ISO 9001.
  • C diagrama de Ishikawa.
  • D diagrama de dispersão.
  • E diagrama de Ford.
Ferramentas de qualidade são ferramentas estatísticas utilizadas com o intuito de melhorar produtos, serviços e processos. Acerca desse assunto, leia o texto abaixo e assinale a alternativa correta.
É uma ilustração sequencial de todas as etapas de um processo, mostrando como cada etapa é relacionada. Esta ferramenta da qualidade é empregada para nortear a realização de operações de uma forma uniforme." (Paladini, 1997; Aguiar, 2002)
  • A O texto refere-se ao histograma
  • B O texto refere-se ao fluxograma
  • C O texto refere-se às cartas de controle
  • D O texto refere-se às folhas de verificação
  • E O texto refere-se ao diagrama de pareto

O chefe do almoxarifado de uma repartição pública apresentou um diagrama de Ishikawa na última reunião, cujo tema era a qualidade do serviço prestado aos clientes internos. O principal objetivo para utilizar essa ferramenta foi representar as

  • A relações de causa e efeito.
  • B variabilidades e aleatoriedades de um processo.
  • C facilidades de visualização dos passos de um processo.
  • D frequências com que certos eventos ocorrem.
  • E alterações sofridas por uma variável quando outra se modifica.

O brainstorming é uma das ferramentas básicas de gestão da qualidade, cujo propósito consiste em lançar e detalhar ideias originais e com certo enfoque. NÃO faz parte das características principais dessa ferramenta:

  • A Desenvolvimento da capacidade de síntese.
  • B Delimitação de tempo.
  • C Presença de hierarquia durante o processo.
  • D Registro de ideias.
  • E Ausência de julgamento prévio.

Julgue o item, relativo à gestão da qualidade e ao modelo de excelência gerencial.
Segundo os mandamentos da qualidade total de Deming, a empresa não deve aceitar os erros, de modo a buscar a perfeição em suas ações produtivas.

  • Certo
  • Errado