Questões de Ferramentas da qualidade (Administração Geral)

Limpar Busca

A gestão da qualidade apoia-se em ferramentas diversas, voltadas para a solução de problemas associados aos desafios da qualidade nas organizações. 

Sobre as principais ferramentas da qualidade, analise as afirmativas a seguir.

I. O histograma tem como principal aplicação o registro de ocorrências observadas de um evento. 
II. O gráfico de dispersão permite visualizar a possível correlação entre duas variáveis.
III. O gráfico de acompanhamento e o gráfico de Pareto permitem identificar os problemas a serem priorizados. 

Está correto o que se afirma em:

  • A somente I;
  • B somente II;
  • C somente I e III;
  • D somente II e III;
  • E I, II e III.

A gestão pela qualidade total (Total Quality Management – TQM) é uma abordagem sobre a qualidade que vai além do foco específico no produto e envolve várias dimensões relativas às operações em uma organização. Uma das práticas características da TQM são os círculos de controle da qualidade (CCQ), propostos inicialmente por Ishikawa. 

Um círculo de controle de qualidade deve ter, como uma de suas características básicas:

  • A participação voluntária dos membros;
  • B foco circunscrito à melhoria da qualidade dos processos;
  • C subordinação direta à alta liderança da organização;
  • D poder de decisão sobre quais melhorias devem ser implementadas;
  • E número elevado de membros, oriundos de diversas áreas da organização.

O diagrama utilizado na gestão da qualidade para relacionar todas as possíveis causas de um problema e, assim, descobrir quais são as verdadeiras causas-raízes do problema é denominado de

  • A Ishikawa.
  • B Pareto.
  • C 5w2h.
  • D PDCA.

Julgue o item seguinte, relativo a comunicação organizacional, delegação e controle. 


Em uma organização, a integração entre comunicação e marketing permite conferir mais consistência às mensagens da organização, otimizar custos, evitar retrabalhos e alcançar melhores resultados financeiros.

  • Certo
  • Errado

Julgue o item seguinte, relativo a comunicação organizacional, delegação e controle. 


Um controle organizacional adequadamente estabelecido deve englobar o estabelecimento de objetivos, a avaliação do desempenho obtido, a comparação com os padrões estabelecidos e a adoção de medidas corretivas para eventuais distorções constatadas. 

  • Certo
  • Errado