Questões de Melhoria Contínua e Qualidade Total (Administração Geral)

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Acerca da qualidade em serviços, analise as afirmativas a seguir:


I. Não há como medir a qualidade de serviços intangíveis.

II. A qualidade em serviços é aferida objetivamente, pois as pessoas, enquanto consumidores, têm a mesma percepção sobre determinado produto ou serviço.

III. A qualidade dos serviços é medida em função da máxima qualificação técnica, e não pela qualidade esperada e a experimentada.


É correto o que se afirma

  • A apenas em I.
  • B apenas em I e III.
  • C apenas em II e III.
  • D em nenhuma das afirmativas.

A respeito da gestão da qualidade e da gestão de projetos, julgue o item seguinte.


Os diagramas de Ishikawa e de Pareto são ferramentas de gestão da qualidade que têm por finalidade, respectivamente, descobrir a relação entre um efeito e suas causas, e separar os problemas em partes para serem analisados.

  • Certo
  • Errado

A teoria do controle da qualidade total tem como pedra fundamental uma definição de qualidade que tem como ponto de partida

  • A a prosperidade dos funcionários.
  • B o estudo de resultados.
  • C a implementação de mudanças.
  • D o estudo de um processo e o planejamento do seu custo financeiro.
  • E o interesse do cliente.

Acerca dos principais teóricos e sua contribuição para a gestão de qualidade, analise o texto abaixo e assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas.

Karou Ishikawa foi o criador de uma das sete ferramentas da Qualidade mais utilizadas: _____. Walter Shewhart criou o gráfico de controle e o _____. E Armand Feigenbaum trouxe o conceito dos _____ que afetam a Qualidad

  • A o diagrama de pareto / histograma / 5 M's
  • B os gráficos de dispersão / diagrama de pareto / 9 M's
  • C a espinha de peixe / ciclo PDCA / 7 M's
  • D o diagrama de Ishikawa / histograma / 5 M's
  • E o diagrama de causa e efeito / ciclo PDCA / 9 M's
Acreditação é como uma possibilidade de assegurar aos usuários, profissionais, e público em geral a segurança indispensável aos serviços de saúde. Para muitos autores os programas de qualidade nos serviços de saúde só adquirem maior consistência e continuidade na medida em que estão associados a um programa de acreditação hospitalar. Assinale a alternativa correta sobre a principal diferença de programas de qualidade e acreditação, respectivamente.
  • A Os programas de qualidade enfatizam a gestão do negócio, enquanto a acreditação dá ênfase à gestão da assistência em saúde
  • B Os programas de qualidade enfatizam a à gestão assistência em saúde; enquanto a acreditação dá ênfase da gestão do negócio
  • C Os programas de qualidade enfatizam a à gestão financeira; enquanto a acreditação dá ênfase da gestão da assistência médica
  • D Os programas de qualidade enfatizam a à gestão simples, enquanto a acreditação dá ênfase da gestão litisconsorcial
  • E Os programas de qualidade enfatizam a à gestão assistência segura; enquanto a acreditação dá ênfase ao grupo empresarial