Questões de Melhoria Contínua e Qualidade Total (Administração Geral)

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A Hemobrás é uma empresa estatal extremamente importante para a área de saúde, haja vista que os medicamentos por ela produzidos serão destinados ao tratamento de uma ampla gama de doenças e referidos medicamentos apresentam preços de aquisições elevados devido às condições e à estrutura de mercado atualmente existente. Por isso, desenvolver e aplicar metodologias de gestão dos planos estratégicos e operacionais e utilizar essas metodologias para aperfeiçoar processos e analisar dados de maneira quantitativa e qualitativa, em busca de maior e melhor produção com menor custo, deve ser um trabalho contínuo dentro das organizações contemporâneas, inclusa a Hemobrás. Nesse sentido, surge o Six Sigma (Seis Sigma) e, com ele, o “Six Sigma Green Belt” – certificação mais conhecida do Lean Six Sigma. A respeito do Six Sigma, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A Como se trata de uma metodologia com base em processos, pode ser aplicado em todos os setores de uma organização.
  • B É um sistema de gestão focado no aperfeiçoamento de processos. Suas principais características são: abordagem estatística e implementação de processos por meio de método consistente.
  • C Deve ser aplicado de forma permanente para gerar benefícios cada vez maiores, por meio de ciclos onde os resultados alcançados não poderão, em hipótese alguma, ser ponto de partida para as etapas seguintes.
  • D Nele, o uso de dados é fundamental, pois sua definição de excelência é baseada em conceito matemático, o desvio-padrão. Em virtude de sua complexidade, torna-se importante que os funcionários responsáveis pela aplicação desse sistema obtenham a certificação Six Sigma Green Belt.

São três os principais desafios comungados por qualquer organização contemporânea, dentre elas a Hemobrás: melhorar seus resultados; manter esses resultados; e melhorar, de forma geral, continuamente. No enfretamento de quaisquer desses desafios, a Hemobrás poderá se utilizar da Metodologia de Análise e Solução de Problemas (MASP), que é uma forma estruturada de analisar e solucionar problemas da rotina diária das organizações, também conhecida como QC Story, oriunda do movimento da Qualidade Total no Japão. A respeito da MASP, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Completado o ciclo de melhoria de processos e padronizada a rotina, a MASP não poderá ser novamente utilizada quando da necessidade de solução de novos problemas que possam vir a acometer o processo padronizado adotado pela empresa.
( ) Para melhoria dos resultados, é possível se utilizar da MASP para resolução de problemas atuais de processos de trabalho rotineiros, padronizando-os para manter estáveis e confiáveis os seus resultados, independentemente das pessoas que os executam, garantindo sempre a mesma qualidade na entrega do serviço ou produto ao destinatário final.
( ) A aplicação da MASP pode ser utilizada para definir rotinas expressas para execução dos trabalhos de produção de medicamentos hemoderivados, como forma de promover não apenas a entrega de produtos com a mesma qualidade, mas, principalmente, garantir a aprendizagem face a possíveis movimentações dos cargos.

A sequência está correta em

  • A F, V, V.
  • B V, F, V.
  • C V, V, F.
  • D F, F, F.

A Norma NBR ISO 9001 – Sistemas de gestão da qualidade – é um conjunto de requisitos para a gestão da qualidade de uma empresa. Considerando que ela estabelece padrões para que uma organização possa fornecer produtos e serviços de forma consistente e eficiente, analise as afirmativas a seguir.

I. Entre os princípios da gestão de qualidade, estão o foco no cliente, a liderança, a melhoria e a abordagem do processo.
II. A empresa deve analisar os limites e a aplicabilidade do sistema de gestão da qualidade para estabelecer o seu escopo.
III. Quando a empresa verifica a necessidade de mudanças na gestão da qualidade, tais alterações devem ser realizadas de modo aleatório.

Está correto o que se afirma apenas em

  • A II.
  • B I e II.
  • C I e III.
  • D II e III.

Em relação às noções de gestão da qualidade, julgue o item seguinte.


A implantação da qualidade total baseia‑se na filosofia kaizen, que é fundamentada em melhorias graduais e constantes.

  • Certo
  • Errado

Em relação às noções de gestão da qualidade, julgue o item seguinte.


Na implantação da qualidade total, o outsourcing ocorre quando uma operação interna da organização é transferida para outra organização que consiga fazê‑la melhor e de forma mais barata, de modo a facilitar a simplificação da sua estrutura.

  • Certo
  • Errado