Questões de Gestão de processos (Administração Geral)

Limpar Busca

Segundo o website da Controladoria Geral da União, a transparência amplia a visibilidade das ações governamentais pela sociedade, por meio da disponibilização de informações públicas ou sob custódia dos órgãos e entidades da Administração Pública, desde que não sejam sigilosas, com qualidade e em espaço temporal adequado. A respeito da transparência pública no governo federal, assinale a afirmativa correta.

  • A A disponibilização de informações pelos órgãos públicos após a solicitação de um cidadão diz respeito ao que se chama de transparência ativa.
  • B A transparência passiva ou voluntária ocorre quando a divulgação de dados e informações se dá de modo espontâneo pelo órgão público.
  • C O Programa Incluir do Governo Federal propõe um modelo de interação político-administrativo que coloca o cidadão como prioridade para as políticas públicas e estabelece valores e princípios específicos das políticas públicas e dos processos de modernização administrativa.
  • D Enquanto o Portal da Transparência do Governo Federal é de responsabilidade da Controladoria-Geral da União, o Portal Brasileiro e Dados Abertos é de responsabilidade do Ministério da Economia.
  • E O Portal da Transparência e o Portal Brasileiro de Dados Abertos permitem o cruzamento de dados fornecidos pelos diferentes órgãos do governo federal para a obtenção de informações secundárias.

Julgue o próximo item, a respeito de gestão por processo e de auditoria.


No desenho de processos, o foco está na compreensão dos processos no estado atual, com o objetivo de alcançar melhorias no estado futuro, enquanto a análise de processos envolve a criação do estado futuro ou modelo para processos de negócio dentro do contexto da estratégia organizacional, no sentido de promover a ligação dos objetivos de desempenho do processo com a estratégia e as metas.

  • Certo
  • Errado

No contexto de gestão de processos de negócio, as modelagens AS-IS e TO-BE desempenham papéis fundamentais no diagnóstico e no redesenho de processos, respectivamente.
Considerando essas abordagens, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) A modelagem AS-IS é responsável por documentar o processo atual da organização, identificando pontos de ineficiência e áreas de melhoria.
( ) A modelagem TO-BE ignora o estado atual dos processos e foca exclusivamente na implementação de novas tecnologias para automação.
( ) A transição do estado AS-IS para o TO-BE requer uma análise detalhada dos processos atuais, envolvendo a identificação de gargalos e a proposição de melhorias específicas.
( ) Em um projeto de modelagem TO-BE, a participação dos stakeholders é opcional, visto que a ênfase está no uso de melhores práticas de mercado, independentemente do contexto específico da organização.

As afirmativas são, respectivamente,

  • A V – F – F – V.
  • B V – F – V – F.
  • C F – V – V – F.
  • D F – V – F – V.
  • E F – F – F – V.

Você precisa, como analista judiciário do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, aplicar uma metodologia de análise e redesenho dos processos. O processo escolhido foi o que possui sete passos: 1 – escolher o problema; 2 – coletar e analisar os dados; 3 – analisar as causas; 4 – planejar; 5 – medir os efeitos; 6 – padronizar solução; e 7 – reflexos da ação no processo e no próximo problema. Qual método é esse?

  • A Análise e modelagem de processos de negócio.
  • B DOMP – Documentação, Organização e Melhoria de Processos.
  • C GEPRO – Etapa de Redesenho do Processo.
  • D Método de Análise e Melhoria de Processos (MAMP).
  • E Modelo WV.

Na gestão de processos de negócio, os processos podem ser classificados em diferentes categorias, cada uma desempenhando um papel específico dentro da organização. Uma dessas categorias é essencial para a entrega direta de valor ao cliente, envolvendo as atividades principais que resultam em um produto ou serviço entregue ao consumidor final. Este tipo de processo é fundamental para a realização da missão da empresa e geralmente é o mais visível para os clientes externos.
Este tipo de processo é conhecido como Processo

  • A Operacional.
  • B de Suporte.
  • C de Gestão.
  • D Estratégico.
  • E de Melhoria Contínua.