Questões de Gestão da Qualidade (Administração Geral)

Limpar Busca

Ferramenta utilizada na gestão da qualidade que busca identificar os fatores que levam a um problema ou situação indesejada na empresa e que permite, por meio da sua representação visual, a descoberta de causas raízes que levam a déficits na produtividade da organização. Esses problemas são classificados em seis categorias chamadas de 6 M: método; matéria-prima; mão de obra; máquinas; medição e meio ambiente.

O texto refere-se à ferramenta denominada

  • A Histograma.
  • B Diagrama de Pareto.
  • C Diagrama de causa e efeito.
  • D Diagrama de dispersão e controle.
  • E Controle estatístico do processo.

O diagrama de Iswikawa é uma importante ferramenta de gestão da qualidade. Esse diagrama permite

  • A coletar e registrar dados de maneira estruturada, auxiliando na identificação de padrões e problemas na tomada de decisões mais assertivas.
  • B analisar graficamente a relação entre duas variáveis e a intensidade com que a mudança de um dado impacta outro dado.
  • C representar graficamente a frequência com que um problema ocorre, destacando as principais causas de um resultado ou evento específico.
  • D monitorar e controlar processos, identificando variações e desvios que podem indicar a necessidade de ações corretivas.
  • E identificar as possíveis causas de um problema, agrupando-as em categorias como método, material, máquina, mão de obra, ambiente e medida.

Os princípios de qualidade no atendimento são fundamentais para garantir a segurança do paciente, a eficiência dos serviços e a imagem institucional do estabelecimento de saúde. No contexto da atuação do técnico em farmácia, assinale a alternativa que apresenta uma conduta incompatível com os princípios de qualidade no atendimento:

  • A Verificar a prescrição médica antes da dispensação de medicamentos, esclarecendo dúvidas com o farmacêutico responsável.
  • B Participar de treinamentos e atualizações periódicas visando melhorar a segurança e eficácia dos processos de atendimento.
  • C Manter postura ética e respeitosa com pacientes e colegas, mesmo em situações de alta demanda.
  • D Ouvir com atenção e responder com clareza a dúvidas frequentes dos pacientes sobre o uso dos medicamentos.
  • E Interromper o atendimento ao paciente para resolver pendências pessoais urgentes, retornando ao atendimento logo em seguida.

Para que os produtos farmacêuticos estejam dentro das especificações de qualidade são necessárias várias estratégias, dentre elas, o Gerenciamento de Risco da Qualidade (GRQ) o qual auxilia na verificação de contaminação cruzada de modo a evitar situações indesejáveis na produção de medicamentos. São premissas do GRQ, exceto:

  • A Controlar os níveis de acúmulo de pó/sujeira ou quaisquer materiais impróprios ao produto.
  • B Constituir medidas técnicas documentais ou organizacionais compatíveis com o nível de risco.
  • C Contemplar processos de limpeza geral a equipamentos/instalações utilizados para um determinado tipo de produto.
  • D Aplicar características do produto, equipamentos/instalações, ambiente e materiais, além de fluxo de pessoal ao desenho do processo.

O ciclo PDCA é uma ferramenta que auxilia na melhoria da gestão de processos. Quanto às suas etapas, assinale a alternativa correta a respeito da etapa conhecida como Act.

  • A Etapa preliminar, na qual é desenvolvida uma estratégia para solucionar problemas.
  • B Fase de verificação do funcionamento do plano de ação, visando analisar a sua eficácia.
  • C Momento de tomar decisões baseadas nos resultados da checagem, colocando-se em prática as soluções.
  • D Execução do projeto e implementação com monitoramento das atividades conforme o planejado.
  • E Etapa de sugestão de ideias para decisão da melhor opção para a solução de problemas.