Questões de Gestão da Qualidade (Administração Geral)

Limpar Busca

Você precisa, como analista judiciário do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, planejar o uso de algumas ferramentas de qualidade para a resolução de problemas. Nesse sentido, você definiu uma ferramenta que parte do princípio de que 80% dos problemas são resultantes de 20% de causas potenciais. Diante desse cenário, assinale a alternativa que apresenta a ferramenta de qualidade correta para essa situação.

  • A Diagrama de Pareto.
  • B Diagrama de causa e efeito.
  • C Diagrama de dispersão.
  • D Ciclo PDCA.
  • E Histograma.

Julgue o item subsequente, relativos aos planejamentos estratégico, tático e operacional e ao ciclo PDCA.

Utilizado durante o planejamento estratégico, o ciclo PDCA, ou ciclo de Deming, permite aliar os objetivos estratégicos com o planejamento orçamentário, facilitando a visualização da situação da organização e do impacto das ações executadas.

  • Certo
  • Errado

Assinale a alternativa correspondente a metodologia utilizada para identificação e melhoria do valor de um serviço ou um processo da administração pública, utilizando todas as atividades envolvidas na criação e entrega do serviço, com objetivo de identificar oportunidades de redução de custos ou melhorar a qualidade dos serviços.

  • A Análise de incerteza.
  • B Análise de performance.
  • C Análise de custo.
  • D Análise de valor.
  • E Análise de desempenho assistido.

A gestão da qualidade é uma abordagem organizacional que visa garantir a conformidade e a excelência dos produtos ou serviços, superando as expectativas dos clientes. Isso envolve a implementação de práticas e sistemas que assegurem a consistência, confiabilidade e melhoria contínua, incluindo padrões de qualidade, controle de processos e envolvimento de toda a organização. Apoiada por normas como a ISO 9000, busca aprimorar a eficiência operacional, a satisfação do cliente e a competitividade.
Assinale a opção que apresenta, corretamente, a ferramenta que monitora as melhorias implementadas em um sistema de qualidade, utilizando dados numéricos.

  • A Brainstorming.
  • B Diagrama de afinidade.
  • C Diagrama de causa e efeito – Ishikawa.
  • D Benchmarking.
  • E Diagrama de Pareto.

Para garantir o sucesso do planejamento, é essencial identificar os fatores críticos que influenciam diretamente o alcance dos objetivos estabelecidos. Esses elementos determinantes são fundamentais para o progresso da organização, pois estão diretamente ligados ao seu êxito.
Assinale a opção que apresenta, corretamente, o fator crítico que visa a descobrir o que distingue as organizações bem-sucedidas das organizações malsucedidas e analisar as diferenças entre elas.

  • A Benchmarking.
  • B Brainstorming. 
  • C Matriz Swot.
  • D Gráfico de Ishikawa.
  • E Balanced Scorecard.