Questões de Gestão da Qualidade (Administração Geral)

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Leia o texto a seguir.

Benchmarking é uma técnica que consiste em acompanhar processos de organizações concorrentes ou não, que sejam reconhecidas como representantes das melhores práticas administrativas. É um processo de pesquisa, contínuo e sistemático, para avaliar produtos, serviços e métodos de trabalho, com o propósito de melhoramento organizacional, procurando a superioridade competitiva. Isto é, o benchmarking consiste na procura de melhores práticas de administração, como forma de ganhar vantagens competitivas. Faz uso de pontos de referências que funcionam em vez de criar algo novo.

KOTLER, Philip. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 12ª ed. São Paulo: Atlas, 2009. [Adaptado]. 


Com base no texto, benchmarking é

  • A uma investigação que fornece respostas curtas.
  • B um processo de aprendizado com outros.
  • C um evento isolado.
  • D um modismo da administração.
  • E uma cópia ou imitação.

Uma das ferramentas para controle gerencial da melhoria contínua em processos é chamada de Ciclo PDCA, ou apenas de PDCA. Assinale a alternativa que associa corretamente o conceito à respectiva atividade.

  • A A letra “P” se refere a “planejamento”, cuja atividade principal é a coleta de resultados obtidos segundo a métrica estabelecida durante o ciclo.
  • B A letra “D” se vincula à idealização da forma de capacitar as pessoas que atuam no programa ou no sistema planejado.
  • C A letra “C” corresponde à verificação dos parâmetros planejados de acordo com o método de avaliação de desempenho estabelecido.
  • D A letra “A” se traduz na tarefa de identificar um problema a ser resolvido.
  • E A letra “A” está relacionada ao processo de avaliação da gestão do desempenho individual de cada membro da organização.

Segundo Chiavenato (2020), o desempenho das pessoas pode e deve ser melhorado de maneira gradativa e incessante. Para tanto, o gestor precisa não somente supervisionar, orientar e proporcionar feedback em tempo real aos membros de sua equipe a respeito de seus resultados apresentados, mas, principalmente, garantir que aprendam cada vez mais com seus erros ou falhas e possam alcançar níveis extraordinários de desempenho futuro. É o que denomina o autor de excelência operacional e, para tanto, nada melhor do que utilizar o(a) ______________________, que mostra que se deve planejar antes de fazer, definir metas e métodos para atingir, preparar as pessoas para executá-los, fazer, checar e agir corretivamente.


Assina a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

  • A Ciclo de Deming ou Ciclo PDCA
  • B Matriz BCG
  • C Diagrama de Espinha de Peixe
  • D Balanced Scorecard
  • E Diagrama de Pareto

A Norma ISO 9000 apresenta oito princípios de gestão da qualidade. Um princípio é uma crença ou regra fundamental e abrangente para conduzir e operar uma organização, visando melhorar continuamente seu desempenho a longo prazo, pelo foco nos clientes e, ao mesmo tempo, encaminhando as necessidades de todas as partes interessadas. Com base nos oito princípios de gestão da qualidade, analise as afirmativas a seguir.


I. O princípio do envolvimento das pessoas tem como aplicação a construção de um ambiente inovador e criativo que contribua para a realização dos objetivos da organização.

II. O princípio da abordagem sistêmica para a gestão tem como benefício fornecer um melhor entendimento de papéis e responsabilidades para alcançar objetivos comuns, reduzindo barreiras funcionais e melhorando o trabalho em equipe.

III. O princípio da melhoria contínua indica que decisões eficazes são baseadas na análise de dados e informações precisas, confiáveis e suficientes.

IV. O princípio da liderança está ligado a criação e manutenção de um ambiente interno, no qual as pessoas possam estar totalmente envolvidas no propósito de atingir os objetivos da organização.


Está correto o que se afirma apenas em

  • A III.
  • B I e II.
  • C I, II e IV.
  • D II, III e IV.

Julgue o item a seguir, relativos à formulação e gestão de políticas, planos, programas e projetos públicos.


As fases do ciclo PDCA são essencialmente fundamentadas nas ações consecutivas de pensar, discutir, consolidar e avaliar. 

  • Certo
  • Errado