Questões de Gestão da Qualidade (Administração Geral)

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PDCA é uma metodologia gerada, nos Programas de Qualidade Total, que orienta a organização a traçar estratégias seguindo as etapas de:

  • A Planejamento, Executar, Controle e Agir.
  • B Planejamento, Documentação, Controle e Avaliação.
  • C Plano de Ação, Execução, Capacitação e Avaliação.
  • D Plano de Ação, Documentação, Capacitação e Agir.

No ciclo PDCA, são ações ligadas à etapa "A":

  • A Localizar problemas; estabelecer o plano de ação.
  • B Ação corretiva no insucesso; padronizar e treinar no sucesso.
  • C Verificar atingimento de metas; acompanhar indicadores.
  • D Execução do plano; colocar plano, em prática.

Rensis Likert representou os diversos modelos gerenciais, em cinco sistemas, propondo que se levasse em conta, na Administração, as complexas motivações do ser humano. Dos 5 sistemas de Likert, o Sistema de Gerência em Transição é classificado como:

  • A Sistema 1: autoritário rígido.
  • B Sistema 2: participativo benevolente.
  • C Sistema 3: participativo deliberativo.
  • D Sistema 4: participativo-consultivo.

O processo de melhoria contínua trata-se do modelo administrativo denominado Kaizen. O Kaizen originou-se, na indústria Toyota, no Japão, o significado da palavra é melhoria contínua ou mudar sempre para melhor. O conceito do Kaizen é de que:

  • A o gerenciamento de processos vem com a proposta de manter a competitividade das empresas por intermédio da melhoria contínua e da desfuncionalização da estrutura organizacional.
  • B o pessoal da produção convive com a ação, durante todo o tempo e, portanto, tem pleno conhecimento dos problemas que podem interferir, no processo produtivo.
  • C independente de cargo ou título, todos deveriam admitir com sinceridade qualquer erro cometido, ou falhas que existam em seu trabalho e tentar fazer melhor, na próxima vez.
  • D com ampla participação no gerenciamento do processo produtivo, com o qual se sente envolvido, o trabalhador experimenta maior motivação.

Custos de avaliação da qualidade são decorrentes das atividades de verificação do grau de conformidade com os requisitos de qualidade. Sendo assim, assinale a alternativa que não apresenta exemplo(s) desse tipo de custo.

  • A inspeção e teste de recebimento
  • B treinamento em programas de qualidade
  • C inspeção em processo
  • D auditorias de qualidade
  • E manutenção da rastreabilidade