Questões de Direitos Humanos (Pedagogia)

Limpar Busca

Zluhan e Raitz (2014, p.32) defendem que para “garantir a igualdade e a equidade entre os indivíduos, o Estado estabeleceu, ao longo da história, várias políticas sociais de proteção a crianças e adolescentes. Faz-se necessário buscar propostas e encaminhamentos que sustentem um fazer pedagógico que contribua para a construção de um presente mais solidário e de um futuro investido de valores de uma sociedade efetivamente mais justa e igualitária, numa ação conjunta de todos os órgãos sociais”.


As autoras destacam os ordenamentos legais que constituem as políticas de educação, prevenção, atenção e atendimento em relação às violências, entre os quais está incluído o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos – PNEDH.


As opções a seguir contêm princípios norteadores do PNEDH para a educação em direitos humanos na Educação Básica, à exceção de uma. Assinale-a. 

  • A A educação em direitos humanos deve ser promovida em uma dimensão: a de desenvolver valores e fortalecer atitudes e comportamentos que respeitem os direitos humanos.
  • B A educação deve ter a função de desenvolver uma cultura de direitos humanos em todos os espaços sociais.
  • C A educação em direitos humanos, por seu caráter coletivo, democrático e participativo, deve ocorrer em espaços marcados pelo entendimento mútuo, respeito e responsabilidade.
  • D A prática escolar deve ser orientada para a educação em direitos humanos, assegurando o seu caráter transversal e a relação dialógica entre os diversos atores sociais.
  • E A educação em direitos humanos deve ser um dos eixos fundamentais da educação básica e permear o currículo, a formação inicial e continuada dos profissionais da educação, o projeto político-pedagógico da escola, os materiais didático-pedagógicos, o modelo de gestão e a avaliação.

O Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH) é uma política pública que consolida um projeto de sociedade baseado nos princípios da democracia, da cidadania e da justiça social, por meio de um instrumento de construção de uma cultura de direitos humanos que visa ao exercício da solidariedade e do respeito às diversidades. Considerando o PNEDH, assinale a alternativa que corresponde corretamente um dos princípios da educação em direitos humanos na educação superior.  

  • A O compromisso com a construção de uma cultura de respeito aos direitos humanos na relação com os movimentos e entidades sociais, além de grupos em situação de exclusão ou discriminação.
  • B O princípio básico norteador da educação em direitos humanos como prática global, deve estar voltado para a manutenção da sociedade.
  • C As atividades acadêmicas devem se voltar para a formação de uma cultura de direitos humanos com foco exclusivo nos cursos de graduação. 
  • D Os preceitos da igualdade devem guiar prioritariamente as ações de direitos humanos na graduação, observando também as liberdades individuais de todos os grupos, sejam eles vulneráveis ou não vulneráveis, de modo a não segmentar os grupos sociais.
  • E A universidade, somente como disseminadora de conhecimento, é instituição com foco central no desenvolvimento de pesquisas que avaliam a qualidade das ações de direitos humanos na sociedade. 

Podemos observar no preâmbulo da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) que a educação não está circunscrita apenas como um direito, mas também como um meio para se promover o que consta no documento supracitado. Portanto, Direitos Humanos e Educação estão em uma relação inseparável. Isto posto, considerando a Declaração Universal dos Direitos Humanos, assinale a alternativa correta.

  • A Toda a pessoa tem direito à liberdade de manifestar a religião, desde que seja em público, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pelos ritos. 
  • B A Declaração Universal dos Direitos Humanos tem como ideal alcançar todos os povos e nações do Ocidente. 
  • C A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi proclamada em Paris no dia 10 de novembro de 1958.  
  • D Toda a pessoa tem o direito de participar do progresso científico da comunidade, desde que faça parte de alguma instituição científica. 
  • E Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade. 

Julgue o item a seguir.


Considere que uma Lei de 1971 determinava que "os alunos com deficiências físicas ou mentais deveriam receber tratamento especial nas escolas". Assim, é correto afirmar que, à luz desse trecho dessa Lei, a pessoa portadora de deficiência mental deve, necessariamente, ser educada em um local separado dos demais alunos na instituição de ensino. 

  • Certo
  • Errado
Ao ser convidada para participar de determinado projeto de orientação educacional para melhorar o desempenho acadêmico dos discentes em uma escola pública, é indispensável desenvolver estratégias de aprendizagem com os alunos, professores e família. As estratégias de aprendizagem podem ser definidas como técnicas e recursos utilizados 
  • A pela escola: para organizar o ambiente educativo, de acordo com as normas, os horários e os calendários.
  • B pelos professores: para transmitir o conhecimento aos alunos, segundo o currículo, os conteúdos e as avaliações.
  • C pela família: para acompanhar o desenvolvimento dos alunos, conforme as orientações, os deveres e as atividades da escola.
  • D pelos alunos: para facilitar a aquisição, a retenção e a recuperação do conhecimento, em concordância com seus objetivos, suas características e necessidades.